PINI lança livro "Como ler plantas e projetos"

Proposta da publicação é orientar profissionais do setor de construção a interpretar orientações de projetistas

Da redação

A Editora PINI acaba de lançar o livro “Como ler plantas e projetos – Guia visual de desenhos de construção”, de autoria do arquiteto Flávio José Martins Nese. A publicação apresenta, de forma simples e didática, orientação para a criação e interpretação de diversos projetos de obras.

Todas as orientações seguem o que é preconizado pelas respectivas Normas Técnicas e também pelas boas práticas de mercado. O livro é ricamente ilustrado, trazendo ao público leitor plantas de estudo de massa, projetos legais, topografia, canteiro de obras, geotecnia, terraplenagem, muro de divisa, telhado, dentre outras.

O intuito da publicação é orientar os leitores para o correto entendimento das plantas e projetos que compõem uma obra. Dessa forma, a expectativa é minimizar a incidência de erros e a necessidade de retrabalhos. Com isso, espera-se obter redução no consumo de mateirias, uniformização da produção, eficiência no processo de gerenciamento e melhor qualidade das obras.

O livro é recomendado para engenheiros, arquitetos, estudantes e profissionais da construção civil e de projeto. Pode ser comprado por meio da Loja PINI.

Confira entrevista com o autor, o arquiteto Flávio José Martins Nese:

Qual a proposta do livro? A quais profissionais ele se destina?
Ler projetos, entender plantas, entender desenhos, padronizar a representação gráfica buscando simplicidade, objetividade e clareza das informações, fazer a informação chegar ao seu destino de forma simples e legível atendendo seu propósito.

Esses profissionais têm dificuldade de entender projetos?
Existem vários fatores que dificultam a leitura de um projeto, inexperiência, falta de conhecimento do assunto específico, falta de vontade de aprender e se informar, falta de clareza no traço, falta de objetividade gráfica.

Quais as consequências da má interpretação de projetos?
Vão desde o retrabalho em obra, passando por patologias crônicas até o colapso da edificação tornando-se uma tragédia.

Qual sua sugestão para a leitura do livro? É imprescindível que o profissional comece desde as primeiras páginas ou ele pode servir como guia de consulta prática, com o leitor buscando as informações diretamente nas plantas ou projetos desejados?
Pode usar o livro da forma que quiser, as páginas, as dicas e os assuntos são distintos, tentamos seguir uma ordem lógica de execução. Pode servir para orientar um projeto oi para consultar para um assunto específico.

Qual critério foi utilizado para a escolha das plantas e projetos que constam do livro?
A proposta veio da editora PINI que queria montar uma coletânea dos projetos apresentados na revista Equipe de Obra. Depois que firmamos a parceria o projeto tomou outra dimensão e considero que ainda existe muito a ser colocado no livro e com certeza nas próximas edições faremos complementações com mais desenhos, orientações e assuntos relevantes para todos que quiserem tratar do assunto representação gráfica como a forma mais importante de comunicação entre a obra e os profissionais que a executam.

Fonte: http://piniweb.pini.com.br/construcao/projetos-obras/pini-lanca-livro-como-ler-plantas-e-projetos-308688-1.aspx

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan