Projeto Energia que transforma “transforma” a visão de alunos e educadores das escolas públicas

Rio de Janeiro - Projeto Energia que Transforma, parceria da Eletrobras Procel com a Fundação Roberto Marinho tem como objetivo sensibilizar a população para uma mudança de atitude com o uso da energia

Lara Martinho, para o Procel Info

Rio de Janeiro - O projeto Energia que Transforma foi lançado em abril de 2012 em uma parceria entre o Ministério de Minas e Energia, a Eletrobras e a Fundação Roberto Marinho.
O projeto é aplicado nas redes de ensino públicas municipais, estaduais e federais, por meio de acordo com as respectivas secretarias de educação e também na rede privada. O público prioritário são os alunos dos anos finais da educação básica (segundo segmento do ensino fundamental e ensino médio) e educação de jovens e adultos.
Inicialmente, foi implementado como um projeto complementar à metodologia Novo Telecurso, pela Fundação Roberto Marinho, nos estados do Acre, Amazonas, Pernambuco e Rio de Janeiro. Nessa etapa, foram formados 1.249 educadores de 676 escolas, alcançando, aproximadamente, 25.000 estudantes.
Concluída a avaliação dessa etapa inicial de implementação do projeto, a Eletrobras Procel propôs à Aneel a sua expansão, por meio do Procel nas Escolas, ação educacional prevista no Programa de Eficiência Energética. Em 2013, teve início a implementação pelas concessionárias distribuidoras de energia elétrica. Para executar o Procel nas Escolas, as concessionárias fazem acordos de cooperação com as secretarias de educação das suas áreas de atuação. Dessa forma, as escolas e professores envolvidos no projeto são indicados pela própria secretaria de educação e pelos diretores das escolas.

O projeto conta com duas séries – uma para TV, chamada Vida de República, e outra de rádio, chamada Alô, João! – que apresentam situações cotidianas relacionadas ao meio ambiente e ao uso dos recursos naturais, cinco cadernos pedagógicos, cartaz, folhetos e um jogo educativo. Tudo isso é disponibilizado para os educadores em um kit pedagógico. A série Vida de República fez parte da grade de programação do Canal Futura em 2012 e 2013, disseminando o tema eficiência energética para milhares de brasileiros.
Segundo a responsável pela Divisão de Planejamento e Fomento da Eletrobras, Luciana Batista, os objetivos do projeto são informar e formar sobre a questão energética na sociedade brasileira, e sensibilizar as pessoas sobre o combate ao desperdício e favorecer a participação e a mudança comportamental. “O conteúdo dos materiais, apresentado numa linguagem audiovisual, lúdica e mostrando exemplos reais de diferentes realidades do país, torna-se um recurso diferenciado para os educadores, facilitando o trabalho pedagógico”, explica.
Luciana conta ainda que o Energia que Transforma alcança as dimensões da mudança de cultura, da formação profissional e da disseminação do uso eficiente da energia visando o desenvolvimento sustentável. O projeto, por meio da ação essencial dos educadores, possibilita, especialmente, ampliar o conhecimento científico de educadores e alunos a respeito da energia, incentivar a mudança de comportamento a favor do uso eficiente da energia, informar o jovem sobre novas opções de trabalho e estudo relacionados às fontes alternativas de energia, divulgar projetos que visam à sustentabilidade e apresentar o conceito de eficiência energética com exemplos próximos ao cidadão.
“Tudo isso, sem dúvida, traz benefícios para a educação do país, para o setor energético e se revertem em melhorias para toda a população”. E completa “Cabe ressaltar que os resultados de ações educacionais nem sempre ocorrem de imediato, por isso o projeto se apoia na capacitação dos educadores, para que possam desenvolver o tema de forma permanente, visando alcançar diversas gerações de jovens em formação”.
Para quem estiver interessado em acessar os episódios da série de TV ou os cadernos pedagógicos, podem acessar Portal do Procel Info e conhecer mais o conceito de eficiência energética.

Fonte: http://www.procelinfo.com.br/main.asp?ViewID=%7B8D1AC2E8-F790-4B7E-8DDD-CAF4CDD2BC34%7D&params=itemID=%7BAA688AE4-11F3-47AD-A137-0CB954B61D0A%7D;&UIPartUID=%7BD90F22DB-05D4-4644-A8F2-FAD4803C8898%7D

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan