Abertura da Exposição Água Carioca e lançamento de documentário, no Studio-X Rio

Amanhã, 10 de abril, o Studio-X Rio inaugura a exposição do escritório holandês Ooze Architects que apresenta propostas alternativas para o tratamento das águas no Rio de Janeiro. A abertura é acompanhada pelo lançamento do documentário Água Carioca, seguido de debate.

Sobre a exposição:

Constructed Wetlands são pantanais construídos e controlados artificialmente para o tratamento de água através de microrganismos naturais. Em colaboração com especialistas, o escritório OOZE têm realizado alguns desses sistemas nos anos recentes. O projeto Água Carioca analisa como os constructed wetlands podem contribuir para melhorar a purificação de água na cidade do Rio de Janeiro, especificamente nos domicílios informais, e especula como poderia ser executado em escala maior, cobrindo o entorno da Baía de Guanabara. A exposição inclui quatro projetos, realizados em cooperação com moradores e diferentes entidades, que demonstram como esses sistemas podem ser realizados na cidade.

Sobre o filme:

Veja o vídeo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=lNzCFv4plP0

Água Carioca diários é um filme que investiga, através de uma série de entrevistas, o problema do suprimento, da administração e do tratamento das águas na cidade de Rio de Janeiro. O filme mostra como um sistema bem distribuído de constructed wetlands tem o potencial de eliminar esses problemas de maneira econômica e sustentável.

Debate com:

  • Alexandre De Bonis, engenheiro civil, é Coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
  • Carmen Lucia Roquette Pinto, química e pesquisadora, especialista aguapés
  • Helena de Almeida Rego, arquiteta e urbanista, é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB /UFRJ) e foi Gerente de Projetos do Instituto Pereira Passos
  • Jose Miguel da Silva, graduando em Geografia na UFRRJ, é fundador do movimento Baia Viva e milita pela descontaminação da Cidade dos Meninos em Duque de Caxias
  • Maria Angélica Maciel Costa, doutora em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) e professora do Curso de Turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
  • Otavio Cabrera de Léo, geógrafo, trabalha na Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro e é Assessor de Políticas de Saneamento no INEA.

Sobre os autores:

Ooze Architects é um escritório internacional de arquitetura e urbanismo baseado em Roterdã, na Holanda. Ooze combina uma compreensão elaborada dos processos ecológicos naturais com conhecimento tecnológico e profundos insights sobre o comportamento sócio-cultural dos usuários e do ambiente construído. Ooze se esforçar para ser um catalisador de mudanças e acredita que seta deva ser gradual. O escritório tem trabalhos realizados em países europeus e asiáticos e expôs em vários eventos culturais internacionais, como a Bienal de Veneza em 2012. Entre suas premiações está o prestigioso Prix de Rome Holandês de Arquitectura em 2006.

  • Data: 10 de abril, quinta-feira
  • Horário: 18h30
  • Local: Studio-X Rio
  • Endereço: Praça Tiradentes, 48, Rio de Janeiro - RJ

Via Studio-X Rio

Fonte:Romullo Baratto. "Abertura da Exposição Água Carioca e lançamento de documentário, no Studio-X Rio" 09 Apr 2014. ArchDaily. Accessed 10 Abr 2014. <http://www.archdaily.com.br/br/01-188294/abertura-da-exposicao-agua-carioca-e-lancamento-de-documentario-no-studio-x-rio>

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan