Abertura do primeiro ciclo de artes visuais da galeria Espaço IAB/RS em 2014

O Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio Grande do Sul, convida para a abertura de 4 exposições selecionadas em edital, que integram o primeiro ciclo de artes visuais da galeria Espaço IAB em 2014. O coquetel será realizado dia 16 de abril, a partir das 19:30, permanecendo com visitação até o dia 12 de maio de 2014, das 14 às 20h. Ao todo, para o ano de 2014,  serão realizadas 16 mostras, com a curadoria de Adriana Xaplin e Vinicius Vieira. Para saber mais sobre as exposições e o histórico da galeria acesse galeriaespacoiab.blogspot.com .

NA CIRCULAÇÃO E ÁREAS EXTERNAS

VERTICAIS E INCLINAÇÕES  
ERNANI CHAVES


Habilite as imagens.

ABERTURA 16/04/2014, às 19:30  VISITAÇÃO 17/04 a 12/05/2014, 14 às 20h.
O artista Ernani Chaves apresenta uma exposição no IAB, que tem início com o seu deslocamento em direção ao prédio do instituto, e sua trajetória até o interior do mesmo. Ao deslocar-se pelo passeio em direção a Rua dos Andradas, sua vertical corporal sofreu uma inclinação acentuada devido a um declive até a entrada do prédio. Ao entrar, outra inclinação, agora antagônica e suave, um aclive. Com esta percepção o artista nos mostra um aspecto de sua poética que está colocada neste ambiente urbano e particular, com sua vertical sofrendo inclinações. Um tema que é o inicio de sua poética das pilhas. Com a situação do IAB, agora se acentuam as inclinações e escoras sem fixação. Apresenta-nos uma obra escorada, com inclinações acentuadas. E no interior do prédio, no vão das escadas, leva a um mergulho no espaço com instalações no vazio, em conjunto com suas gravuras e desenhos bidimensionais. Colocando ao espectador possibilidades de pensar os deslocamentos, inclinações, desequilíbrios e pontos de vista de espaço, escultura, corpo, construção, vertical e pensamento visual.

NA SALA NEGRA:
DESDOBRAMENTOS DA NATUREZA  
ÂNGELA OLIVEIRA, CARMEN SANSONE, ELEONOR BRANCO, JÚLIA TOBA, LECI BOHN, MARA CARUSO, OLENCA QUINTIAN, ROSA LANG, ROSÂNGELA COELHO, SANDRA FRAGA, SUZANA CAMPOZANI, VALQUÍRIA MUNIZ. ESTELITA BRANCO (ORG.)

Habilite as imagens.ABERTURA 16/04/2014, às 19:30  VISITAÇÃO 17/04 a 12/05/2014, 14 às 20h.
A fonte de inspiração para uma obra de arte pode advir da simples observação da natureza. Desdobrar é gesto crescente, ação contínua e alternada. O registro fotográfico foi o primeiro passo para a apropriação das formas observadas. Em algumas produções a fotografia integra a obra, em outras, foi traduzida para técnicas e materiais diversificados. Esses trabalhos situam-se na interface dos novos meios tecnológicos e do artesanal, do contemporâneo e do tradicional. Além do tema, a apresentação do painel em módulos foi escolhida como elemento integrador do trabalho em grupo. Esta exposição é um recorte do universo trabalhado, que se apresenta conformado pelas escolhas muito particulares de cada integrante. Desse modo, em meio aos desdobramentos, podemos encontrar treze sentidos de expressão, resultantes da confluência entre arte e natureza. (Estelita Branco e Sandra Fraga). 

NA SALA DO ARCO:
CHAVE MESTRA
ELTON MANGANELLI

Habilite as imagens.

ABERTURA 16/04/2014, às 19:30  VISITAÇÃO 17/04 a 12/05/2014, 14 às 20h
Mais uma vez Elton Manganelli aventura-se pelo instigante universo da criação visual. Experimentando materiais, arriscando-se, inventando, ousando, ele chega à mostra que denominou Chave Mestra. Selecionado para expor na galeria Espaço IAB, do Instituto de Arquitetos do Brasil, o artista vai apresentar 12 obras que mesclam pinturas e colagens, utilizando folhas de plástico com imagens em 3D sobre MDF. Há sempre na produção de Elton uma espécie de inventário de referências culturais que marcam o cotidiano de um artista curioso e inquieto. Para ele, “criar é fazer relações entre o real, o imaginário, o simbólico”. Seu movimento acontece permeado por esses polos. A exposição terá texto de apresentação assinado pela artista e professora do Instituto de Artes da UFRGS Teresa Poester.

NA SALA ANEXA: 
TRAÇO E AQUARELA
CARLA PILLA

Habilite as imagens.

ABERTURA 16/04/2014, às 19:30  VISITAÇÃO 17/04 a 12/05/2014, 14 às 20h.
A exposição Traço e Aquarela, em que a artista Carla Pilla apresenta na galeria Espaço IAB mais de 50 originais em pequeno e médio formato, demonstra sua constante produção atual em ilustração editorial para as crônicas de Martha Medeiros, na Revista Donna em ZH e para diversos livros infantis, como Pop o Pulguento, Dandara e a Princesa Perdida, Buuu Bruxas, Chapeuzinho Vermelho e Três Porquinhos. Além dos originais, quatro painéis montados na sala anexa da galeria mostrarão parte do processo recente de produção de cada um dos livros.

Fonte: http://www.iab-rs.org.br/web/Agenda/Agenda.aspx?id=171

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan