Conferência de Fortaleza: saiba quem são os seis debatedores

Evento discutirá sociedade e políticas públicas, formação e exercício profissional e ética e cidadania

arqparatodos-poster-01

A socióloga Maria Alice Rezende de Carvalho, o educador Nilson José Machado, a filósofa Márcia Tiburi e os jornalistas Washington Novaes, Hélio Campos Mello e Paulo Markun serão os debatedores dos três GTs da I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo que o CAU/BR promoverá em fins de abril em Fortaleza. O tema do encontro (paralelo ao XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, organizado pelo IAB-CE) é “Arquitetura e Urbanismo para Todos”.

Saiba mais sobre os debatedores:

= GT 1 (22/04): “O CAU, A SOCIEDADE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS”

  • Maria Alice Rezende de Carvalho: historiadora, com Doutorado em Sociologia. É Professora do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio, onde coordena o CENTRAL (Núcleo de Estudos e Projetos da Cidade). Pesquisadora do CNPq desde 2005, com foco em sociologia da cidade, da cultura e das profissões intelectuais. É autora (ou co-autora) de nove livros, dois deles premiados, além de integrar cerca de trinta coletâneas de nacionais e internacionais. Integra, desde 2009, o Conselho de Informações Estratégicas do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP). Foi Professora do UPERJ, tendo participado do colegiado de diretores da instituição por três vezes. Presidiu a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). Natural do Rio de Janeiro.
  • Washington Novaes: jornalista há 57 anos, especializado em meio ambiente e questões urbanas. Atualmente é supervisor e comentarista do programa “Repórter Eco” da TV Cultura (SP) e colunista dos jornais “O Estado de S.Paulo” e “O Povo” (Goiânia, onde reside). Foi secretário de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do DF, consultor da Agenda 21 Brasileira e de relatórios do Programa das Nações Unidas (PNUD) para o desenvolvimento. Recebeu o Prêmio Unesco do Meio Ambiente e vários outros prêmios. Nasceu em Vargem Grande do Sul (SP).

        = GT 2 (23/04) “FORMAÇÃO, EXERCÍCIO PROFISSIONAL E COMPROMISSO SOCIAL”

  • Nilson José Machado: docente da Universidade de São Paulo desde 1972, hoje Professor Titular da Faculdade de Educação, lecionando em cursos de graduação e de pós-graduação. Publicou diversos livros, entre os quais “Ética e Educação” (2012), “Educação – Competência e Qualidade” (2009), “Autoridade e Educação” (2008), “Conhecimento e Valor (2004) e “Educação – Projetos e Valores (2000). É autor de cerca de duas dezenas de livros para crianças a partir de cinco anos. Natural de Olinda (PE).
  • Hélio Campos Mello: cursou fotografia em Florença, Itália. Trabalhou como fotógrafo, editor e diretor de fotografia nos jornais fotografia nos jornais “O Estado de S.Paulo”, “Jornal da Tarde” e nas  revistas “Senhor”, “IstoÉ” e “Veja’. Foi um dos fundadores da revista “Istoé” onde atuou como secretário de redação, redator-chefe e diretor de redação. Participou da renovação editorial e tecnológica da Agência Estado. Cobriu a Primeira Guerra do Golfo, a Invasão do Panamá, a Copa do Mundo de 94. É fundador da revista “Brasileiros”, onde é diretor de redação e publisher. Nasceu em São Paulo.

        = GT 3 (24/04): “ÉTICA E CIDADANIA”

  • Márcia Tiburi:graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia. Publicou diversos livros de filosofia, entre eles “Filosofia em Comum”, “Filosofia Brincante” e “Olho de Vidro” (todos de 2011) e “Sociedade Fissurada” (2013). Em  2014 lançará o ensaio “Filosofia Prática, Ética, Vida Cotidiana, Vida Virtual” (Record, também editora dos demais títulos). Publicou vários artigos em jornais e revistas sobre temas de ética. Participou do programa “Saia Justa” da GNT. É professora do programa de pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie (SP) e colunista da revista “Cult”. Nasceu em Vacaria (RS).
  • Paulo Markun: jornalista, escritor e documentarista. Por dez anos, atuou como âncora e diretor do “Roda Viva” (TV Cultura), o mais antigo programa de entrevistas da televisão brasileira. Presidiu a Fundação Padre Anchieta entre 2007 e 2010. Tem 13 livros publicados. Concebeu e dirigiu, com Sérgio Roizenblit, a séries “Arquitetura” (2012), sobre edificações relevantes no país, e “Habitar-Habitat” (2013), sobre maneiras de morar do brasileiro, para o SESCTV. Natural de São Paulo.

Fonte: http://www.caubr.gov.br/?p=21720

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan