Plenária do CAU/BR discute Tabela de Honorários e cooperativa de crédito profissional

Nesta quinta e sexta, conselheiros federais e presidentes se reúnem em Brasilia. Site do CAU/BR terá transmissão ao vivo

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) fará duas reuniões plenárias nesta semana. Na quinta, acontece a 29ª Plenária Ordinária, com a presença dos conselheiros federais. Na pauta, está o projeto de resolução que dispões sobre a indicação de responsabilidade técnica de arquitetos e urbanistas em peças de divulgação de obras e demais serviços da área. “A proposta de resolução regulamenta o artigo 14 da Lei 12.378, e traz benefícios à sociedade, que é informada sobre o responsável técnico pela obra, aos arquitetos e urbanistas, que têm reconhecido seu direito autoral, e à profissão, já que a norma estimula as boas práticas, uma vez que os arquitetos vão querer ser reconhecidos por boas obras”, afirma o conselheiro Antônio Francisco de Oliveira (PB), coordenador da Comissão de Exercício Profissional.

A reunião também vai votar a aprovação dos novos módulos II e III da Tabela de Honorários. O Módulo II trata da Remuneração de Projetos e Serviços Diversos. Já o Módulo III aborda Remuneração de Obras e Outros Serviços. Esses dois módulos, elaborados pelo presidente do IAB Nordeste, Odilo Almeida, já foram analisados pelo Colegiado Permanente de Entidades Nacionais de Arquitetura e Urbanismo, e agora sua aprovação pelo CAU/BR será votada. Após a aprovação, a Tabela de Honorários deverá ser disponibilizada completa aos arquitetos na Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, que acontece nos dias 22 a 25 de abril em Fortaleza. Na ocasião, também será disponibilizado aos arquitetos e urbanistas o software para cálculo de orçamentos.

Na quinta-feira, será apresentado ainda a proposta preliminar para o concurso de criação da imagem de ética na Arquitetura e no Urbanismo, pelo consultor Felipe Chalfun. O objetivo é selecionar uma imagem que traduza os valores e princípios contidos no Código de Ética e Disciplina do CAU/BR.

COOPERATIVA DE CRÉDITO – Na sexta-feira acontece a 9ª Reunião Plenária Ampliada, com a presença dos presidentes dos CAU/UF. Na agenda estão temas importantes para o dia-a-dia dos arquitetos e urbanistas, como a instalação do Centro de Serviços Compartilhados, o plano de disponibilização de certificação digital aos arquitetos e urbanistas e o relato sobre o Fundo de Apoio Financeiro dos CAU/UF, que permite o atendimento a todos os arquitetos no Brasil.

Também será apresentada a possibilidade de criação de uma cooperativa de crédito para arquitetos e urbanistas. A Comissão de Planejamento e Finanças está finalizando uma solução que vai viabilizar a introdução do crédito cooperativo – sem aplicação de recursos do CAU/BR. “O objetivo é prover aos profissionais capital para fazer frente às necessidades de desenvolvimento da atividade do arquiteto e urbanista, durante todo o período de seu ciclo produtivo, com recursos mais ágeis e as menores taxas disponíveis, livrando o arquiteto e urbanista da usura financeira dos bancos comerciais”, afirma o conselheiro Roberto Simon (SC), coordenador da Comissão de Planejamento e Finanças.

29ª REUNIÃO PLENÁRIA DO CAU/BR

Data: 10/04/2014 (9h às 18h)
Local: CNTC – Confederação Nacional Dos Trabalhadores Do Comércio
Endereço: AV. W5 SUL, SGAS 902 – Brasília-DF

PAUTA:

1. Verificação de quórum;
2. Execução do Hino Nacional Brasileiro;
3. Pauta;
4. Atas da 28ª Reuniões Plenárias Ordinárias – discussão e aprovação;
5. Comunicações:
5.1. CEAU;
5.2. Ouvidoria Geral;
5.3. Comissões Especiais;
5.4. Comissão Temporária Eleitoral;
5.5. Comissões Ordinárias;
5.6. Presidência.
6. Ordem do dia:
6.1. Projeto de Resolução que dispõe sobre a indicação da responsabilidade técnica referente a projetos, obras e demais serviços no âmbito da Arquitetura e Urbanismo, em documentos, placas, peças publicitárias e demais elementos de comunicação.
(Origem: Comissão de Exercício Profissional).
6.2. Deliberação sobre os Módulos II e III das Tabelas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. (Deliberação nº 06/2014 e Memorando nº 04/2014 CEP-CAU/BR – encaminhado via SICCAU dia 31/03/2014)
(Origem: Presidência do CAU/BR e Comissão de Exercício Profissional).
6.3. Projeto de Deliberação Plenária, que presta informações sobre a resolução 30 do CAU/BR, originária do Oficio CAA nº 069/2014 – CAU/MG de 12/02/2014;
(Origem: Comissão de Organização e Administração).
6.4. Projeto de Deliberação Plenária, que apresenta parecer sobre a Composição das Comissões do CAU/RJ;
(Origem: Comissão de Organização e Administração).
6.5. Apresentação preliminar sobre o concurso para a Criação da Imagem da Ética da Arquitetura e Urbanismo, feita pelo Consultor Felipe Chalfun.
(Origem: Comissão de Ética e Disciplina).
7. Comunicações.
8. Encerramento.

9ª REUNIÃO PLENÁRIA AMPLIADA

Data: 11/04/2014 (9h às 18h)
Local: CNTC – Confederação Nacional Dos Trabalhadores Do Comércio
Endereço: AV. W5 SUL, SGAS 902 – Brasília-DF
PAUTA:
1. Verificação de quórum.
2. Execução do Hino Nacional Brasileiro.
3. Pauta.
4. Discussão e aprovação da Ata da 8ª Reunião Plenária Ampliada.
5. Comunicações dos presidentes e conselheiros.
6. Ordem do dia:
6.1. Relato da Comissão Gestora do Fundo de Apoio Financeiro dos CAU/UF.
(Origem: Comissão Gestora do Fundo de Apoio Financeiro aos CAU/UF).
6.2. Apresentação do plano de disponibilização de Certificação Digital com valor diferenciado pelos CAU/UF aos arquitetos e urbanistas;
(Origem: Presidência do CAU/BR e Gerência Técnica).
6.3. Cooperativa de Crédito para arquitetos e urbanistas (Pessoa Física e Pessoa Jurídica);
(Origem: Presidência do CAU/BR).
6.4. Relato Colegiado de Governança do Centro de Serviços Compartilhados do CAU;
(Origem: Colegiado de Governança do Centro de Serviços Compartilhados)
6.5. Relato sobre a I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo e XX Congresso Brasileiro de Arquitetos;
(Origem: Presidência do CAU/BR).
6.6. Homologação de Regimentos Internos de CAU/UF;
(Origem: Comissão de Organização e Administração).
7. Comunicações.
8. Encerramento

Fonte: http://www.caubr.gov.br/?p=21422

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan