XX CBA - Mesa “Sistemas de Transporte e Gestão Urbana” destaca contribuições tecnológicas para o urbanismo

Curitiba foi a primeira capital brasileira a adotar o BRT, em 1974. Image Courtesy of URBSCuritiba foi a primeira capital brasileira a adotar o BRT, em 1974. Image Courtesy of URBS

Os arquitetos e urbanistas devem estar atentos aos avanços que a tecnologia pode oferecer aos arranjos urbanos. Pensando nisso, o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos (XX CBA) traz a mesa “Sistemas de Transporte e Gestão Urbana”, onde três especialistas vão apontar instrumentos capazes de melhorar a fluidez e controle dos fluxos urbanos.

A mesa acontece no dia 25 de abril, a partir das 16h45, na sala 7 do Centro de Eventos do Ceará. Para participar do Congresso, as inscrições com descontos especiais para estudantes, sócios do IAB e grupos organizados, vão até o dia 11 de abril.

Entre os especialistas, está André Dantas, diretor técnico da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), que vai ministrar palestra abordando a eficiência dos BRT’s (Bus Rapid Transit) como modelo de transporte coletivo.

O sistema combina o uso de faixas de circulação exclusivas, estações e ônibus de alta qualidade. Já foi adotado em grandes metrópoles brasileiras, como Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia.

“O arquiteto faz parte do processo de construção dos sistemas de mobilidade. Por isso, vamos abordar o sistema BRT como instrumento de canalização e potencialização do desenvolvimento urbano”, adianta André.

Outro palestrante é o arquiteto Edilson Aragão, diretor de desenvolvimento tecnológico do Metrô de Fortaleza - METROFOR. Em sua palestra, Aragão irá falar sobre os sistemas de mobilidade urbana da capital cearense, especialmente o sistema metroferroviário.

“Vamos discutir a problemática da mobilidade em Fortaleza, na visão do Estado e demonstrar o que se tem planejado investir nessa questão. Dos sistemas metroferroviários, vamos apresentar todo o projeto do METROFOR, os investimentos, demandas, e o status das obras” explica.

A última convidada do grupo é a arquiteta Mirna Cortopassi, presidente de empresas de Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia em Inteligência Geográfica, que vai palestrar sobre sistemas de gestão urbana.

“Diversos recursos tecnológicos estão disponíveis para os gestores públicos municipais, mas sua internalização no cotidiano das prefeituras implica em mudança cultural. Há alguns exemplos de aplicações nas diversas secretarias municipais para serem vistos, relacionando-as com Sistemas de Informações Geográficas e visando a sustentabilidade urbana”.

Mesa “Sistemas de Transporte e Gestão Urbana”

  • Data: 25 de abril
  • Horário: 16h45
  • Local: Sala 7 do Centro de Eventos do Ceará
  • Endereço: Av. Washington Soares, 1117, Edson Queiroz, Fortaleza, CE
  • Informações: www.xxcba.com.br ou pelo e-mail contato@xxcba.com.br

Fonte:Romullo Baratto. "XX CBA - Mesa “Sistemas de Transporte e Gestão Urbana” destaca contribuições tecnológicas para o urbanismo" 08 Apr 2014. ArchDaily. Accessed 9 Abr 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/01-187981/xx-cba-mesa-sistemas-de-transporte-e-gestao-urbana-destaca-contribuicoes-tecnologicas-para-o-urbanismo

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan