Arq.Futuro apresenta “Diálogos Urbanos: Cidades Fluidas”, com Carlo Ratti e Reinier de Graaf

As cidades, hoje, são compostas de uma série de fluxos que afetam nossas vidas: da água à energia, do tráfego de automóveis ao lixo. Atualmente, é possível captar essa dimensão fluida a partir de dados urbanos com uma precisão sem precedentes. Mas como podemos usar essas informações para melhorar o planejamento urbano? Como elas podem nos ajudar a melhorar a qualidade de vida nas cidades? E, finalmente, como o líquido mais precioso das cidades – a água –, hoje no centro de uma crise no país, pode desempenhar um novo papel na arquitetura e no design? Para uma conversa sobre “Cidades Fluidas”, oArq. Futuro e o ArchDaily Brasil (media partner) convidam Carlo Ratti e Reinier de Graaf, ambos envolvidos com projetos inovadores que tratam das questões listadas acima em escalas diversas.

Arquiteto italiano, Carlo Ratti é professor e diretor do Senseable City Lab, grupo de estudos urbanos do MIT (Massachusetts Institute of Technology; Boston, EUA) dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de projetos que abordam a relação entre tecnologia e novos desenhos urbanos. Seu escritório de design, com sedes em Turim, Boston e Londres, teve um de seus principais projetos, o Pavilhão Digital de Água, apresentado na Exposição Mundial de 2008, em Zaragoza, Espanha. Seus trabalhos já foram expostos no MoMA de Nova Iorque, na Bienal de Veneza e na Semana de Design de Milão.

Reinier de Graaf é um arquiteto holandês, sócio do escritório OMA (Office for Metropolitan Architecture), fundado por Rem Koolhaas. Entre seus diversos projetos estão a Casa da Música (Porto, Portugal) e a Bolsa de Valores de Shenzhen (China). Desde 2002, é diretor do AMO, think tank do OMA ligado aos temas da sustentabilidade e planejamento energético. Recentemente, o OMA desenvolveu, em parceria com a WWF, uma série de publicações sobre fontes de energia renováveis na Europa.

Diálogos Urbanos: Cidades Fluidas

  • Data: 27 de maio, terça-feira
  • Horário: 15h
  • Local: Teatro Adolpho Bloch (antigo Teatro Manchete)
  • Endereço: Rua do Russel, 804, Glória – Rio de Janeiro - RJ

O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas aqui.

Fonte:Romullo Baratto. " Arq.Futuro apresenta “Diálogos Urbanos: Cidades Fluidas”, com Carlo Ratti e Reinier de Graaf" 20 May 2014. ArchDaily. Accessed 21 Mai 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/602182/arq-ponto-futuro-apresenta-dialogos-urbanos-cidades-fluidas-com-carlo-ratti-e-reinier-de-graaf?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=73f0f61d89-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-73f0f61d89-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan