Arquitetura de São João del Rey contada em livro

A obra traz panorama sobre a arquitetura da cidade que tem na história do país suas principais bases


Foto da rua Ribeiro da Silva mostra diversidade arquitetônica


São João del Rey teve um desenvolvimento econômico diferenciado em relação a outras cidades mineiras e isso refletiu em sua arquitetura. Esse e outros fatos podem ser conferidos no livro “Memória Arquitetônica de São João del Rey”, que será lançado nesta segunda no BDMG Cultural.
Escrita pelos arquitetos André Guilherme Dornelles Dangelo e Vanessa Borges Brasileiro, a obra traz um panorama sobre a arquitetura e o urbanismo da cidade, que tem na história do país suas principais bases.

“Por estar localizada próxima do sul e do oeste do Estado, São João del Rey não estagnou economicamente no século XIX. Enquanto as outras cidades ‘adormeceram’ com o fim do ciclo do ouro, São João teve uma nova prosperidade com a economia do café”, conta André Dangelo. “Isso trouxe também uma riqueza arquitetônica para a cidade”, diz.

Essa riqueza, no entanto, reflete todos os ciclos econômicos pelos quais São João passou. Desde o período colonial até os dias de hoje, passando pelo império e pelo período republicano, com todas as modificações que essas épocas implicaram.

“A diversificação do estilo arquitetônico da cidade está vinculada a cada ciclo e também à capital do país, o Rio de Janeiro. Com a chegada dos engenheiros sanitaristas e positivistas do oeste de Minas, a ideia de cidade moderna foi ali aplicada. Assim São João ganhou projetos de saneamento básico e tudo o que se pregava naquele momento”, diz André.

O resultado disso é um local com reconhecida diversidade arquitetônica. “Dificilmente outra cidade de porte médio terá uma arquitetura tão rica, essa é uma característica de metrópoles”, afirma. Por outro lado, ele aponta a cultura do descaso com o patrimônio histórico, que até alguns anos atrás descaracterizava impunemente a cidade. “Até os anos 60 o processo de renovação de São João del Rey não era feito de forma sustentável. Só a partir desse momento é que a preocupação com a preservação começou a existir. Hoje, o Conselho do Patrimônio é muito atuante e faz um enorme esforço que envolve a cultura e o esclarecimento da população”, afirma Dangelo.

Esse processo de modificação que a cidade viveu também se reflete no comportamento de seus cidadãos, que passam a aceitar as mudanças com mais facilidade. “É um local onde as pessoas não estranham a modernidade. Lá convive-se bem tanto com a ideia de renovação quanto com a de preservação”, avalia o arquiteto.

Agenda

O que. Lançamento de “Memória Arquitetônica de São João Del Rey”

Quando. Nesta segunda, às 19h

Onde. BDMG Cultural, rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes

Quanto. Entrada Franca

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan