Bienal de Veneza 2014: Primeira participação do Marrocos

Cortesia de FUndação FADA       Cortesia de FUndação FADA

A Bienal de Arquitetura de Veneza de 2014  receberá a primeira participação do Marrocos em bienais. Com curadoria da Fundação FADA (Fondation pour l’Art, le Design, et l’Architecture) e dirigida pelo arquiteto Tarik Oualalou, o conceito do pavilhão marroquino se baseia no papel do país como um laboratório arquitetônico e urbano do século XX. O projeto, intitulado  “Fundamental(ism)s”, será organizado em duas partes:

A primeira parte da exposição é composta por uma exploração histórica que exibirá dez projetos (um por década). Estes demonstrarão a significativa pesquisa arquitetônica que ocorreu no Marrocos em torno do tema da cidade tradicional e focarão em como a ideia da "medina" serviu como ponto de origem de muitos projetos urbanos e arquitetônicos radicais (seja construídos ou especulativos) ao longo do século XX.

A segunda parte da exposição focará nas especulações territoriais no Saara Ocidental. Ausente do discurso arquitetônico  corrente no Marrocos, o Saara Ocidental, com sua geografia e condições climáticas extremas, permanece como um território inexplorado pelas  especulações arquitetônicas. Sua geografia única e sua posição como um território às"margens", num sentido climático, social e político, demandam que o arquiteto se questione sobre como integrar soluções arquitetônicas e de infraestrutura num território tão marginalizado. Diversas equipes interdisciplinares proporão projetos especulativos que abordam questões sobre como se apropriar deste território e criar veículos de povoamento neste ambiente inóspito.

Via Fundação FADA.

Fonte:Rosenfield, Karissa. "Bienal de Veneza 2014: Primeira participação do Marrocos" [Venice Biennale 2014: Morocco to Participate with First Pavilion] 04 May 2014. ArchDaily. (Baratto, Romullo Trans.) Accessed 4 Mai 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/601382/bienal-de-veneza-2014-primeira-participacao-do-marrocos?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=b239ba8917-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-b239ba8917-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan