Estudantes catarinenses vencem concurso de ideias para conjunto habitacional em Porto Alegre

Habitação Social na Azenha

Imagens: divulgação






  • Intitulada “Habitação Social na Azenha”, o projeto desenvolvido pela equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – formada por Eduardo Piovesan, Priscila Besen e Sofia Arrias Bittencourt – propôs na área de intervenção um misto de usos e tipologias de edificações para vencer o “Concurso Internacional de Estudantes do CHIS 2014”.
    Promovida pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), a competição desafiou estudantes de arquitetura do mundo todo a criar um novo conjunto habitacional e requalificar um quarteirão do bairro Azenha, em Porto Alegre.
    A partir do princípio de que a habitação social deve ser um espaço conectado à cidade, a proposta vencedora propõe a integração entre as ocupações existentes (galpões, conjuntos residenciais e áreas de ocupação informal) por meio de novas edificações, espaços públicos e pontos comerciais.
    Segundo a ata de julgamento, o projeto apresenta uma linguagem arquitetônica contemporânea que harmoniza com o entorno e traz um repertório estético atraente. “Estruturado a partir de fitas residenciais que, através da releitura do grão do entorno, alternam modulação de cheios e vazios nas fachadas, suavizando a linearidade do conjunto edificado”, explica o júri.
    O segundo lugar na competição ficou com a equipe argentina da Universidade Nacional de Córdoba, enquanto a terceira colocação foi entregue para estudantes do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), em Porto Alegre.
    A comissão julgadora – que entregou aos vencedores um total de R$ 9 mil em prêmios – contou com a participação dos arquitetos Ana Lucia Goelzer, Ana Rosa Sulzbach, Ineke Hulshof, Renee Nycolaas e Tiago Holzmann da Silva.
    Veja abaixo os projetos premiados:
    1º Lugar (ACIMA)
    Projeto: Habitação Social na Azenha
    Autores: Eduardo Piovesan, Priscila Besen e Sofia Arrias Bittencourt
    Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    Local: Florianópolis, SC
    2º Lugar

    Projeto: Vizinhança Contida
    Autores: Sandra Anahí Mansilla, Matias Francisco Nieto, Marcos Luis Novaretti e Jonathan Marcelo Gallinger
    Instituição: Universidade Nacional de Cordoba
    Local: Argentina
    3º Lugar

    Projeto: Conjunto Habitacional no Bairro Azenha
    Autores: Filipe Rossato, Francisco de Lima Tubino, Karen de Ávila dos Santos, Nicole Silveira Bertolucci e Vinicius Silva de Oliveira
    Instituição: Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter)
    Local: Porto Alegre, RS
    www.pucrs.br

Fonte: http://www.arqbacana.com.br/internal/arq!news/read/13919/estudantes-catarinenses-vencem-concurso-de-ideias-para-conjunto-habitacional-em-porto-alegre

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan