Falece João Filgueiras Lima, o Lelé

© Moskow/Astha Produção/Revista AU© Moskow/Astha Produção/Revista AU

Hoje, 21 de maio, um dos dos maiores ícones da arquitetura brasileira, João Filgueiras Lima, nos deixou. Considerado por Lúcio Costa um dos três mais importantes nomes da Arquitetura Modernista Brasileira, “o arquiteto onde a arte e tecnologia se encontram e se entrosam – o construtor”, Lelé faleceu esta manhã em Salvador, após dois meses de internação.

Nascido no Rio de Janeiro e radicado em Salvador, Lelé deixa um grande legado de obras por todo o país. Seus projetos transformaram o olhar dos arquitetos, envolvido em componentes industriais para obras em grande escala, criando edifícios mais funcionais dentro do formalismo presente na arquitetura modernista brasileira e sempre preocupado com a escala humana.

Lelé estava há longo tempo enfermo em decorrência de um câncer. Seu corpo será velado na Igreja do Centro Administrativo da Bahia e depois transladado para Brasília, onde ocorrerá o sepultamento, na ala de pioneiros do Cemitério Campo da Esperança. Natural do Rio de Janeiro, tinha 82 anos. Ainda este ano, o arquiteto será homenageado na Bienal de Arquitetura de Veneza.

Saiba mais sobre o arquiteto aqui.

Via CAU/BR

Fonte:Victor Delaqua. "Falece João Filgueiras Lima, o Lelé" 21 May 2014. ArchDaily. Accessed 22 Mai 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/602205/falece-joao-filgueiras-lima-o-lele

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan