Filme “Os irmãos Roberto”: uma aula sobre a boa arquitetura

O lançamento do documentário “Os Irmãos Roberto”, de Ivana Mendes e Tiago Arakilian, na sede do IAB-RJ, Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer, segunda-feira, 28 de abril, foi uma verdadeira aula de boa arquitetura, que despertou o interesse do público que lotou o auditório para conhecer a vida e a obra de Maurício, Milton e Marcelo Roberto.
O filme apresenta a forma marcante com a qual os irmãos Roberto encaravam a complexidade do mundo, as inovações tecnológicas por eles propostas, a utilização de materiais inovadores e a pureza estética de suas obras. Contudo, apesar da reconhecida qualidade de seus projetos, eles não tiveram o mesmo reconhecimento e atenção que alguns de seus contemporâneos, como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.
“Quando começamos o filme, o maior desafio foi encontrar arquivos. Foi muito difícil achar a memória das obras dos irmãos Roberto. O acervo é muito pequeno. Nós conseguimos reunir cerca de 30 fotos. Até mesmo no centro da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, onde percebemos que há uma organização, a documentação é escassa”, afirmou Tiago Arakilian, sobre os desafios na produção do documentário.
Apesar da ausência de documentação, obras como o prédio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), do Instituto de Resseguros do Brasil e do Aeroporto Santos Dumont, todos no Rio de Janeiro, ainda refletem a avant-garde dos arquitetos, que na década de 1940 já utilizavam elementos como telhado verde e também promoviam a integração entre a construção e obras de arte.
Para Tiago Arakilian e Ivana Mendes, o filme vai ajudar na divulgação da importância que os irmãos Roberto tiveram e têm na arquitetura brasileira: “Graças à exibição do filme nos festivais de cinema, conseguimos apresentar os trabalhos dos irmãos Roberto a muita gente. Em maio, o filme começará a ser exibido no Canal Brasil e essa divulgação será ampliada. Como Dayse Gois falou no vídeo, a arquitetura precisa de uma iniciação. Acredito que o filme se pretende a isso também.”
Após a exibição do vídeo, um debate foi realizado, e o arquiteto João Calafate, que gravou um depoimento para o documentário, brincou ao dizer que não conhecer os irmãos Roberto é uma falha de caráter. Ele também falou sobre sua relação com os arquitetos:
“Ter nascido e vivido no edifício João M Magalhães, no número 127 da Voluntários da Pátria, foi o que me trouxe até a arquitetura e me influenciou a seguir a profissão. Minha vida inteira convivi com os irmãos Roberto. Estudei ao lado de um ‘irmãos Roberto’ e hoje moro em um ‘irmãos Roberto’”, afirmou.
Na opinião do vice-presidente de Relações Institucionais do IAB-RJ, Ephim Shluger, que mediou o debate, havia uma intenção na arquitetura dos Roberto. “Eles não deixavam passar um projeto sem buscar uma coisa nova em termos de intenção. O tedioso na arquitetura moderna contemporânea é que ela não tem essa procura. Os irmãos Roberto apresentavam um cuidado especial no detalhamento, nas esquadrias, na espacialidade dos apartamentos e até na escolha do material do piso”, explicou Shluger.
A partir do dia 5 de maio, o filme “Os irmãos Roberto” será exibido no Canal Brasil. Mais informações sobre o documentário, dias e horários das exibições na TV podem ser obtidas na página do vídeo no Facebook (http://migre.me/iYM6T).

Veja o vídeo:

Fonte: http://www.iab.org.br/noticias/filme-os-irmaos-roberto-uma-aula-sobre-boa-arquitetura

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan