Vencedor da II Bienal da Zona da Mata Mineira - Complexo Cultural e Turístico de Ubá / Arsenic Arquitetos Associados

Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados                                                                                                                                                                                                Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados

primeiro lugar

Competição: II Bienal da Zona da Mata Mineira
Premio: Primeiro Lugar
Projeto: Complexo Cultural e Turístico de Ubá
Autores: Arsenic Arquitetos Associados, Nikola Arsenic, Henrique Gonçalves, Juliana Borges, Flávia Araújo, Leandro Rodrigues, Bruno Folly, Angela Alvarez, Vinícius Fontes, Carolina Luísa Ribeiro, Rafaela Marasco, Rua Beira Rio - Ubá - Minas Gerais, 30310-090, Brasil, 23.000 m²

O Centro Cultural e Turístico de Ubá é um projeto elaborado para desenvolver, fortalecer e divulgar as diversas formas de manifestações artísticas e culturais desenvolvidas na Zona da Mata. Dividido em edifícios distintos para Filarmônica, Teatro de Arena, Cinema e Espaço Comercial, o complexo é organizado em torno de uma praça cívica, que também se torna ambiente para shows e eventos ao ar livre.

02._perspectiva_pra%c3%87a_c%c3%8dvica                                                                                                                                                                                           Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados

O complexo também possui a nobre tarefa de expor e proteger a única réplica em tamanho real da obra máxima do artista Cândido Portinari: os monumentais painéis "Guerra e Paz".

03._perspectiva_exposi%c3%87%c3%95es_tempor%c3%81rias                                                                                                                                                                                                Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados

A proposta vem de encontro à elaboração de um conceito de espaço cultural que seja aberto e democrático, atraindo a população e transformando a sociedade em torno da arte. Portanto, além dos espaços para exibições finais, o foco neste centro cultural é também de ensino e propagação da cultura através da educação e profissionalização social.

05._perspectiva_palco_filarm%c3%94nica                                                                                                                                                                                               Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados

Sobre o “Quadro Guerra e Paz”, de Portinari

Guerra e Paz são dois painéis de aproximadamente 14 x 10 m, cada um produzidos pelo pintor brasileiro Cândido Portinari, entre 1952 e 1956. Os painéis foram encomendados pelo governo brasileiro para presentear a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, mas antes de partirem, em 1956, foram expostos numa cerimônia no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, que contou com a presença do então Presidente Juscelino Kubitschek.

04._perspectiva_memorial_candido_portinari                                                                                                                                                                                                Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados

Cinquenta e quatro anos depois, em dezembro de 2010, os painéis deixaram a sede da ONU e retornaram ao Brasil para uma restauração que ocorreu no Palácio Gustavo Capanema de fevereiro a maio de 2011, em ateliê aberto ao público. Graças aos esforços do Projeto Portinari, a obra será exposta no Brasil e no exterior até agosto de 2013, enquanto a sede da ONU sofrerá uma grande reforma.

Guerra e Paz possui apenas uma única réplica em tamanho real existente, com a qual Ubá foi presenteada. Para honrar e festejar esse fato, o espaço mais nobre do edifício foi desenvolvido para expor a réplica de forma permanente.

“Nunca, na arte moderna do mundo inteiro, um pintor viu as suas obras substituírem-se aos acordes de Wagner e Verdi, à fantasia dos ballets de Chopin, à majestade das orquestras sinfônicas. Pela primeira vez no século XX, o maior teatro de uma cidade transforma-se em templo da pintura.” (Mario Barata)

Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Localização. Image Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Localização. Image Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Planta de Situação. Image Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Planta de Situação. Image Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Planta do térreo. Image Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Planta do térreo. Image Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Planta do primeiro pavimento. Image Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Planta do primeiro pavimento. Image Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Planta do segundo pavimento. Image Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Planta do segundo pavimento. Image Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Planta do terceiro pavimento. Image Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Planta do terceiro pavimento. Image Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Diagrama do programa. Image Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Diagrama do programa. Image Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Corte do auditório. Image Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Corte do auditório. Image Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Esquema de perspectivas para o mural . Image Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Esquema de perspectivas para o mural . Image Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Corte B. Image Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados
Corte B. Image Courtesy of Arsenic Arquitetos Associados

Fonte:Romullo Baratto. "Vencedor da II Bienal da Zona da Mata Mineira - Complexo Cultural e Turístico de Ubá / Arsenic Arquitetos Associados" 07 May 2014. ArchDaily. Accessed 8 Mai 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/601459/vencedor-da-ii-bienal-da-zona-da-mata-mineira-complexo-cultural-e-turistico-de-uba-arsenic-arquitetos-associados

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan