Anunciado o Júri Internacional da Bienal de Veneza

  •  

Cortesia de Bienal de Veneza 2014     Cortesia de Bienal de Veneza 2014

A Bienal de Veneza 2014 divulgou os nomes dos membros do Júri Internacional que determinará quais pavilhões nacionais receberão os Leões de Ouro e Prata no dia 7 de junho. Como decidido pelo Conselho de Diretores, incluindo o presidente Paolo Baratta e o diretor Rem Koolhaas, o júri conta com especialistas de diferentes campos disciplinares, oriundos da Ásia, África, Oriente Médio e Europa. Conheça, a seguir, os cinco membros do Júri Internacional da Bienal de Veneza deste ano.

Do comunicado à imprensa.

O Júri Internacional será composto por:

Kunlé Adeyemi (Nigéria) - um proeminente arquiteto com experiência na Índia, Coreia, África e Europa.

Kunle_adeyemi                                                             Kunlé Adeyemi. Cortesia de Bienal de Veneza 2014

Kunle Adeyemi estudou arquitetura na Universidade de Lagos, onde logo abriu seu escritório. Em 2002 juntou-se ao renomado Office for Metropolitan Architecture (OMA). Liderou a concepção, desenvolvimento e execução de diversos projetos na Europa, Ásia, África e Oriente Médio. Atualmente lidera seu próprio escritório de arquitetura e urbanismo chamado NLÉ, com sede em Amsterdã.

Francesco Bandarin (Itália) - ex-diretor do Centro de Patrimônio Mundial da UNESCO e atual Diretor Geral Assistente de Cultura da UNESCO; sua participação foi fundamental no desenvolvimento de estratégias de preservação do patrimônio mundial.

Francesco_bandarin_photo_m_francesco_bandarin_adg_clt_unesco        Francesco Bandarin. Cortesia de Bienal de Veneza 2014

Francesco Bandarin é o Diretor Geral Assistente de Cultura da UNESCO desde 2010. Trabalho na área de Patrimônio da UNESCO de 2000 a 2010. Suas rentes publicações incluem os livros The Historic Urban Landscape: Managing in an Urban Century, 2012 e Reconnecting the City, 2014, ambos publicados pela Wiley-Blackwell.

Bregtje van der Haak (Países Baixos) - documentarista premiada com amplo interesse em arquitetura.

Bregtje_van_der_haak      Bregtje van der Haak. Cortesia de Bienal de Veneza 2014

Bregtje van der Haak é uma cineasta e jornalista documentarista. Desde 1997 dirige documentários internacionais e projetos transmídia com foco especial em urbanização e cultura tecnológica. É membro e presidente do comitê internacional  Prince Claus Fund. Seus documentários já foram exibidos na televisão, festivais de cinema e exposições artísticas e incluem Lagos Wide & Close (2005), Saudi Solutions (2006), Satellite Queens (2007), Grand Paris: the President and the Architects (2009), e DNA Dreams (2013).

Hou Hanru (China) - co-curador da exposição Cities on the Move na Hayward Gallery em 1999; é atualmente o diretor artístico do MAXXI - National Museum of XXI Century Arts de Roma

Hou_hanru_ph_musacchio_ianniello        Hou Hanru. Cortesia de Bienal de Veneza 2014

Ex-Diretor de Exposições e Programas Públicos  ePresidente de Exposições e Estudos Museográficos do San Francisco Art Institute de 2006  a 2012. Foi curador de diversas exposições, incluindo o Pavilhão Francês na  Biennale di Venezia, 1999, Z.O.U. -- Zone Of Urgency, 2003; o Pavilhão Chinês em 2007; a Bienal de Xangai (2000), a 2ª Bienal de Tirana (2005); a 10ª Bienal de Istambul (2007); e a 10ª Bienal de Lyon (2009).

Mitra Khoubrou (Emirados Árabes Unidos) - diretora do Pink Tank de Dubai, com extenso envolvimento em questões econômicas e culturais no Oriente Médio.

Mitra_khoubrou         Mitra Khoubrou. Cortesia de Bienal de Veneza 2014

Mitra Khoubrou fundou o Pink Tank juntamente com Daniel Camara em 2008. No Pink Tank concentra-se em desenvolver alianças estratégicas com clientes da região do Golfo. Em 2007 e 2009, Mitra co-editou as publicações Al Manakh juntamente com Rem Koolhaas, uma iniciativa colaborativa para monitorar, revelar e prever novos desenvolvimentos urbanos na região do Golfo.

O Júri Internacional será responsável por atribuir os seguintes prêmios:

  • Leão de Ouro para Participação Nacional;
  • Leão de Prata para Participação Nacional;
  • Leão de Prata para um projeto de pesquisa da exposição Monditalia, parte de Fundamentals;
  • até três menções especiais para  Participação Nacional;
  • até três menções especiais os projetos de pesquisa de Monditalia.

As cerimônias de premiação acontecerão durante a abertura oficial da exposição, sábado,7 de junho, as 11h, no Giardini della Biennale.

Fonte:Quirk, Vanessa. "Anunciado o Júri Internacional da Bienal de Veneza" [International Jury for Venice Biennale Announced] 27 May 2014. ArchDaily. (Romullo Baratto Trans.) Accessed 2 Jun 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/603520/anunciado-o-juri-internacional-da-bienal-de-veneza

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan