Exposição “Oscar Niemeyer: clássicos e inéditos”, no Itaú Cultural

Courtesy of Mondadori.com   Courtesy of Mondadori.com

Um dos personagens mais influentes da arquitetura moderna mundial, Oscar Niemeyer será homenageado pelo Itaú Cultural através da exposição “Oscar Niemeyer: clássicos e inéditos” - uma seleção de projetos e materiais raros sobre obras clássicas, além de fotografias e maquetes - que abre suas portas amanhã, 04 de junho.

Com curadoria de Lauro Cavalcanti e expografia de Pedro Mendes da Rocha, além dos trabalhos em si, a mostra examina o processo de criação de Niemeyer, possibilitando uma percepção única de sua produção.

Os desenhos de Oscar Niemeyer provêm, em sua grande maioria, de cadernos de trabalhos não executados. Eles nos permitem ver a metodologia do arquiteto e entender um pouco mais de seu modo de conceber, desenhar, escrever e, em alguns casos, acompanhar o desenvolvimento dos projetos. A Fundação Oscar Niemeyer realizou a digitalização de 4.800 desenhos e croquis originais de seu acervo, e parte desse material está presente na mostra.

Catedral_michel_moch3       Catedral de Brasília. Foto: Michel Moch/Fundação Oscar Niemeyer

Entre os materiais jamais expostos estão os originais do conjunto de 20 croquis preparados por Oscar Niemeyer, em 1997, para ser multiplicados e percorrer universidades de todo o país, e cópias heliográficas da sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, interferidas por traços de lápis de cor.

1354024907_1331314467_united_nations_wallace_k_harrison    Sede da ONU, Nova Iorque. Foto via Nações Unidas

Merece atenção especial o projeto da cidade de Negev, em Israel, desenhada em 1964, apenas três anos após a inauguração de Brasília. Com características praticamente opostas à capital brasileira, Niemeyer tira completamente o protagonismo do automóvel, adota a verticalidade nas habitações e estabelece distâncias entre casa, trabalho e lazer que possam ser percorridas a pé, como numa antiga cidade medieval.

Copan4_thumb8  Edifício Copan, São Paulo. Image Courtesy of Folha de S. Paulo

Alguns dos maiores símbolos arquitetônicos de São Paulo – Copan, Memorial da América Latina e marquise do Parque Ibirapuera – foram produzidos na prancheta de Oscar Niemeyer, assim a exposição dedica um de seus espaços à relação do arquiteto com a cidade. Será possível acompanhar o raciocínio do arquiteto na criação de espaços urbanos.

Oscar Niemeyer: clássicos e inéditos

  • Data: de 5 de junho a 27 de julho de 2014
  • Abertura: quarta 4 de junho às 20h
  • Horário: terça a sexta das 9h às 20h; sábados, domingos e feriados das 11h às 20h
  • Local: Itaú Cultural
  • Endereço: Avenida Paulista, 149, São Paulo - SP 
  • Entrada franca

Via: Itaú Cultural

Fonte:Romullo Baratto. "Exposição “Oscar Niemeyer: clássicos e inéditos”, no Itaú Cultural" 03 Jun 2014.ArchDaily. Accessed 4 Jun 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/614163/exposicao-oscar-niemeyer-classicos-e-ineditos-no-itau-cultural?ad_medium=widget&ad_name=events-index

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan