Exposição “Patrimônio escolar: uma saga republicana”, na Fundação Romi

  •  

Courtesy of Museu da Casa Brasileira         Courtesy of Museu da Casa Brasileira

A partir de 4 de junho, a cidade de Santa Bárbara d’Oeste - SP receberá um recorte da exposição “Patrimônio escolar: uma saga republicana”. A itinerância na Fundação Romi acontece a partir da parceria entre o Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, e o SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), por meio da qual são levados a cidades paulistas conteúdos importantes já mostrados anteriormente no espaço expositivo do MCB.

“Patrimônio escolar” é fruto da pesquisa elaborada para o quarto volume da coleção Patrimônio Paulista, que registra os bens culturais do estado de São Paulo tombados pelo Condephaat - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. A exposição, que reúne textos da escritora e cientista social Margarida Cintra Gordinho e fotografias de Iatã Cannabrava, Malu Teodoro e Vinícius Assencio, adota um recorte justificado pela expressividade das edificações escolares construídas em São Paulo entre 1890 e 1930, período da Primeira República. Cada imóvel individualmente possui relevância própria, mas no conjunto fica evidente também o registro de um período importante da política educacional paulista, alvo de numerosos e importantes estudos acadêmicos.

No livro homônimo à mostra, editado pela Editora Terceiro Nome, são apresentadas as 126 “escolas republicanas” construídas na capital e no interior do estado de São Paulo entre o final do Império e o início da Era Vargas e tombadas pelo Condephaat.

Iniciada em 2010 com a publicação do título “Patrimônio da metrópole paulistana”, e depois com o segundo e terceiro volumes, respectivamente “Litoral e Vale do Paraíba” e “A caminho do Oeste”, a coleção Patrimônio Paulista formata um importante inventário dos bens tombados até hoje pelo Condephaat.

Via MCB.

  • Data: de 04 de junho a 04 de junho
  • Local: Fundação Romi
  • Endereço: Av. Monte Castelo, 1095 – Jd. Primavera, Santa Bárbara d’Oeste – SP
  • Contato: (19) 3499-1555

Fonte:Romullo Baratto. "Exposição “Patrimônio escolar: uma saga republicana”, na Fundação Romi" 31 May 2014. ArchDaily. Accessed 1 Jun 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/611137/exposicao-patrimonio-escolar-uma-saga-republicana-na-fundacao-romi?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=167250a968-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-167250a968-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan