Venezuela: Protótipo de habitação para pescadores potencializa as qualidades de suas comunidades

  •  Cortesia de Andrés Orellana    Cortesia de Andrés Orellana

O arquiteto Andrés Orellana observou as comunidades de pescadores existentes nas costas da Venezuela para propor um novo tipo de habitação sustentável que resgata e potencializa suas qualidades intrínsecas de auto-suficiência. Todas estas qualidades respondem a enormes processos de adequação a seu contexto e, graças às novas tecnologias de hoje, podem ser atualizadas e potencializadas  seus habitantes.

Mais detalhes dos sistemas eficientes propostos na continuação.

Pa_04     Cortesia de Andrés Orellana

Descrição do Arquiteto. Ao longo da história nos encontramos com transformações constantes na maneira de ser dos agrupamentos urbanos, isto significa a preservação da espécie através de mecanismos de adaptação e interação com o meio ambiente. Esta transformação determinou a permanência de culturas tradicionais que se manifestam dentro de um contexto muito variado de orientações diversas, estas culturas em nosso tempo cumprem com seu processo de adequação com práticas e conhecimento que foram transmitidas dentro desse núcleo através dos século; este é o caso das comunidades de pescadores da costa venezuelana, cuja expressão cultural concreta se reflete em práticas de construção dentro de um entorno contextual e ambiente biológico específico.

Pa_05    Planta do Conjunto

O lugar determinado para a localização do protótipo constitui a Isla de La Tortuga, no mar do Caribe, por ser um dos principais territórios onde se encontram estabelecidos de forma permanente as comunidades pesqueiras da Venezuela.

Pa_06       Axonométrico

Conceito

Dada a transcendência do barco conhecido como peñero no perfil do habitante destas ilhas, sendo este o principal transporte e ferramenta de trabalho, foi adicionado o colorido empregado nestes como parte fundamental da expressão formal e da estética resultante na unidade habitacional, juntamente com a qualidade intrínseca do exoesqueleto de diversos crustáceos típicos dessa região, entre eles o caranguejo e a lagosta.

Pa_09     Planta Baixa

Sustentabilidade

Para maximizar a qualidade intrínseca da "auto-suficiência" destas pequenas comunidades pesqueiras e, claro, para evitar qualquer impacto ambiental, propõe-se a criação de um pequeno plano urbano - por mais paradoxal que possa parecer - que tem como tema principal, a "Sustentabilidade". Para isso, propõe-se um pátio central de energia eólica, o chamado "Pátio do Vento", para, juntamente com as células solares que foram instaladas no protótipo, fornecer energia elétrica a todas as habitações.

Pa_07    Corte Transversal

Com o pé-direito duplo, busca-se a criação de uma câmara de ar eficaz que permita a circulação contínua, expulsando o ar quente produzido pelo aquecimento da cobertura e das células solares. A isto acrescentamos um sistema de captação da água da chuva. O fechamento da cada unidade se caracteriza por ser bastante permeável, permitindo a circulação do ar e a entrada de luz.

Pa_08    Cortes Longitudinais

Em virtude das possibilidades de crescimento que possam surgir para cada pescador em termos dos membros de sua família, foi planejado um desenho fundamentado num módulo específico (2,45 x 4,65 m), determinado pelas dimensões mínimas dispostas para os tipos de ambientes a serem habitados dentro da casa e pelas propriedades físicas da madeira empregada; neste caso, tábuas de Pino Caribe, comum na região.

Pa_13      Painéis Solares / Sistema Elétrico

As unidades de abrigo e produção levam em conta a sua condição de uso, que estabelece dois níveis de funcionamento que devem interagir neste tipo de habitação e assentamento, "a casa e o trabalho". Todo ele no âmbito estratégico, econômico, político e cultural, onde a ocupação e a temporalidade da habitação seja permanente e contido no Modus Vivendi mas de maneira digna, sustentável e de baixo impacto ambiental, onde a busca se concentre em melhorar a qualidade estética, formal, construtiva, funcional e fundamentalmente a espiritual.

Pa_14     Sistema de Águas

Título: Vivendo no meu barco. Casa para um pescador
Projetista: Arquiteto Andrés Orellana
Assistência docente: Arquitetos Alfredo Sanabria, María Carolina Espinal
Trimestre: Janeiro - Março 2007, Universidad Simón Bolívar, Caracas, Venezuela

Cortesia de Andrés Orellana
Cortesia de Andrés Orellana
Cortesia de Andrés Orellana
Cortesia de Andrés Orellana
Maqueta. Imagem Cortesia de Andrés Orellana
Maqueta. Imagem Cortesia de Andrés Orellana
Cortesia de Andrés Orellana
Cortesia de Andrés Orellana
Cortesia de Andrés Orellana
Cortesia de Andrés Orellana
Corte Transversal
Corte Transversal
Planta Baixa
Planta Baixa
Axonométrico
Axonométrico
Cortes Longitudinais
Cortes Longitudinais
Planta do Conjunto
Planta do Conjunto
Corte / Dupla cobertura
Corte / Dupla cobertura
Painéis Solares / Sistema Elétrico
Painéis Solares / Sistema Elétrico
Sistema de Águas
Sistema de Águas
Sistema Elétrico
Sistema Elétrico
Prancha
Prancha
Prancha
Prancha
Prancha
Prancha
Madeiras / Alternativas
Madeiras / Alternativas

Fonte:Tomás, José. "Venezuela: Protótipo de habitação para pescadores potencializa as qualidades de suas comunidades" [Venezuela: Prototipo de vivienda para pescadores maximiza las cualidades intrínsecas de sus comunidades] 31 May 2014. ArchDaily. (Gabriel Pedrotti Trans.) Accessed 1 Jun 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/611037/venezuela-prototipo-de-habitacao-para-pescadores-potencializa-as-qualidades-de-suas-comunidades?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=167250a968-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-167250a968-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan