A explosão internacional da arquitetura chilena

Pavilhão 2014 do Serpentine Gallery / Smiljan Radic. Imagem © 2014 Smiljan Radic Studio          Pavilhão 2014 do Serpentine Gallery / Smiljan Radic. Imagem © 2014 Smiljan Radic Studio

O Leão de Prata concedido ao Pavilhão do Chile na Bienal de Arquitetura de Veneza deste ano, o Prêmio MCHAP Emerging Architecture para a Casa Poli do escritório Pezo von Ellrichshausen e a recente inauguração do pavilhão de Smiljan Radic para o Serpentine Gallery não são casos isolados, mas um reflexo de uma arquitetura chilena - já madura - que consegue afastar o país da imagem de uma nação rural no fim do mundo ocupada por residências unifamiliares salpicadas sobre uma geografia acidentada; uma arquitetura que se reconcilia com seus centros urbanos, projetando-os na cena mundial.

Neste contexto, o jornal britânico Financial Times dedicou um artigo a este boom de arquitetos já consolidados, como  Smiljan Radic, Mathias Klotz, Pezo von Ellrichshausene Elemental. O que ocasionou esse impulso da arquitetura chilena?

53566d9fc07a80f16a0000d2_paseo-z-calo-metropolitano-elemental-propone-14-kms-de-paseo-peatonal-y-ciclov-a-en-cerro-san-crist-bal_antes_despues1          Paseo Zócalo Metropolitano / ELEMENTAL. Cortesia de ELEMENTAL

Se o Leão de Prata para jovens profissionais concedido ao escritório Elemental, deAlejandro Aravena, na Bienal de Veneza de 2008 parecia um fato isolado para um arquiteto promissor, seis anos depois o Leão de Prata entregue ao Pavilhão do Chile na mesma Bienal, com curadoria de Pedro Alonso e Hugo Palmarola, é um sinal inequívoco de certa maturação da arquitetura chilena que já não parece mais apenas lançar alguns nomes específicos na cena internacional, mas compor algo maior: uma geração inteira impulsionada à escala global, assim como a expansão do leque de projetos de destaque: de residências unifamiliares de final de semana localizadas em paisagens envolventes ao retorno às questões urbanas das cidades chilenas, sobretudo Santiago, Valparaíso e Concepción.

5099572b28ba0d04330001cc_parque-cultural-valpara-so-hlps_13_edificio_difusion_general3          Parque Cultural Valparaíso / HLPS. Image © Cristóbal Palma

Um avanço que começou a ter destaque na imprensa e publicações especializadas europeias há algum temo e que deu sinais de consolidação quando - entre outros fatos - Smiljan Radic foi encarregado, em março, da construção do Serpentine Pavilion em Londres. Na ocasião, a diretora Julia Peyton-Jones comentou: "ficamos intrigados com seu trabalho desde nosso primeiro encontro com ele na Bienal de Veneza de 2010. Radic é um protagonista importante da incrível explosão da arquitetura no Chile."

5390a8f0c07a805cea000344_monolith-controversies-pabell-n-de-chile-en-la-bienal-de-venecia-2014_bie_chi_2'       Monolith Controversies', Pavilhão do Chile na Bienal de Veneza 2014. Imagem © Nico Saieh

Há alguns dias o jornal de economia Financial Times publicou o artigo "Chilean architects gain global recognition" [Arquitetos chilenos ganham reconhecimento internacional], documentando a impressão europeia dessa arquitetura sul-americana inserindo-se no mercado internacional, como observa Trish Lorenz. Segundo o artigo: "em janeiro, o escritório Pezo von Ellrichshausen foi selecionado pela Real Academia de Artes de Londres para participar da exposição Sensing Spaces, [...] (Elemental) venceu um concurso em conjunto com o VAV Studio, do Irã, para projetar a Bolsa de Valores iraniana em Teerã; Teresa Moller trabalha em projetos na China e Austrália, e Mathias Klotz (em colaboração com Rodrigo Duque Motta) está projetando dois edifícios de mais de 80 mil m² em Zhengzhou, China."

A residência unifamiliar de final de semana definiu o tom da arquitetura do sul e, como observa Juan Pablo Corvalán para o artigo britânico, "durante os últimos 20 anos, os arquitetos abandonaram nossas cidades [...] toda a arquitetura interessante ganhou forma fora da cidade e era apenas para a elite."

52b44142e8e44ee5c70000e3_children-s-bicentebnnial-park-elemental_portada       Parque Bicentenario de la Infancia / ELEMENTAL. Imagem © Cristóbal Palma

Segundo Lorenz, a acelerada urbanização latino-americana, o boom e posterior estabilidade econômica chilena, o surgimento (e demanda) do conceito de espaço público - dinamitado pela ditadura - e a crescente valorização da arquitetura de autor seriam os elementos que ajudaram a arquitetura chilena a alcançar novos patamares.

Leia o artigo de Trish Lorenz para o Financial Times aqui.

52ec0fb6e8e44e2dbe0000f5_pezo-von-ellrichshausen-exhibe-blue-pavilion-en-royal-academy-of-arts_pezo       'Blue Pavilion' (Pezo von Ellrichshausen) na Royal Academy of Arts. Imagem © James Harris

Pavilhão 2014 do Serpentine Gallery / Smiljan Radic. Imagem © 2014 Smiljan Radic Studio
Pavilhão 2014 do Serpentine Gallery / Smiljan Radic. Imagem © 2014 Smiljan Radic Studio
Parque Cultural Valparaíso / HLPS. Image © Cristóbal Palma
Parque Cultural Valparaíso / HLPS. Image © Cristóbal Palma
'Monolith Controversies', Pavilhão do Chile na Bienal de Veneza 2014. Imagem © Nico Saieh
'Monolith Controversies', Pavilhão do Chile na Bienal de Veneza 2014. Imagem © Nico Saieh
Parque Bicentenario de la Infancia / ELEMENTAL. Imagem © Cristóbal Palma
Parque Bicentenario de la Infancia / ELEMENTAL. Imagem © Cristóbal Palma
Paseo Zócalo Metropolitano / ELEMENTAL. Cortesia de ELEMENTAL
Paseo Zócalo Metropolitano / ELEMENTAL. Cortesia de ELEMENTAL
'Blue Pavilion' (Pezo von Ellrichshausen) na Royal Academy of Arts. Imagem © James Harris
'Blue Pavilion' (Pezo von Ellrichshausen) na Royal Academy of Arts. Imagem © James Harris

Fonte:Valencia, Nicolás. "A explosão internacional da arquitetura chilena" [La explosión internacional de la arquitectura chilena] 05 Aug 2014. ArchDaily. (Romullo Baratto Trans.) Accessed 6 Ago 2014. http://www.archdaily.com.br/br/625155/a-explosao-internacional-da-arquitetura-chilena

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan