A partir desta semana, acontece no Rio de Janeiro, a primeira mostra dedicada a Oscar Niemeyer

Foto de Oscar Niemeyer e croqui do projeto arquitetônico da Pampulha, construído em Belo Horizonte: atrações no acervo

Primeira mostra dedicada a Oscar Niemeyer desde sua morte, em dezembro de 2012, aos 104 anos, Clássicos e Inéditos faz inteira justiça à produtividade do longevo arquiteto.

Cerca de 300 itens, entre plantas, croquis, maquetes, fotografias e vídeos, vão se espalhar por mais de 1.000 metros quadrados do Paço Imperial a partir de sexta (15).

Apresentada recentemente em São Paulo, a exposição, com curadoria de Lauro Cavalcanti, terá uma diferença importante por aqui: entre as oito salas ocupadas, uma será voltada apenas para trabalhos de Niemeyer destinados ao Rio, a exemplo do jamais construído Estádio Olímpico Nacional (que viria a ser o Maracanã), de 1941. Como este, chamam especial atenção outros projetos, cerca de cinquenta, que nunca saíram do papel, como casas desenhadas para Oswald de Andrade e Sérgio Buarque de Holanda, em São Paulo, e o plano da cidade de Negev, no deserto de Israel, criado por Niemeyer em 1964. Mas, como sugere o nome da mostra, a seleção também reúne obrigatórias referências às suas obras mais notáveis. Pertencem a essa lista o Edifício Gustavo Capanema e o Sambódromo, no Rio, o conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, o Edifício Copan, em São Paulo, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, em Brasília. Suas criações ainda poderão ser admiradas em vídeo no documentário Oscar Niemeyer - A Vida É um Sopro, que conta com depoimentos do escritor José Saramago e do poeta Ferreira Gullar, entre outros nomes.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, TEL. 2215-2093.  Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 2 de novembro. A partir de sexta (15).

Fonte: http://www.asbea.org.br/escritorios-arquitetura/noticias/tracos-de-niemeyer-325155-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan