Chamada de trabalhos para o 4º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus: Museologia e Patrimônio


Imagem: Divulgação

O 4º Seminário Museografia e Arquitetura de Museus: Museologia e Patrimônio celebrará o centenário de nascimento da arquiteta Lina Bo Bardi e da museóloga Lygia Martins Costa. Portanto, a articulação das temáticas e acontecimentos determinantes, personagens e projetos renovadores que envolvem a Arquitetura e a Museologia ao Patrimônio e disciplinas afins, no período de tempo definido entre 1914 e 2014, será o objetivo principal do encontro.

Além de observar a vida e a obra de Lina e Lygia, os trabalhos a serem apresentados no seminário deverão abordar conceitos, práticas, acervos e projetos arquitetônicos, museológicose patrimoniais que foram realizados em espaços históricos e modernos, públicos e institucionais. O 4º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus: Museologia e Patrimônio destina-se a estudantes de graduação e pós, profissionais, estudiosos e pesquisadores. A coordenação e organização do Seminário são de responsabilidade do Grupo de Estudos de Arquitetura de Museus do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura PROARQ da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com as seguintes instituições de ensino e de cultura: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – ULHT, Escuela Técnica Superior de Arquitectura de la Universidad Politécnica de Madrid – UPM, Universidade de Lisboa – UL, e a Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa – AEAULP.

O Seminário, de caráter internacional, será realizado em 2014 nas seguintes datas e cidades:

Madri: 29 e 30 de setembro
Lisboa: 2 e 3 de outubro
Rio de Janeiro: 29, 30 e 31 de outubro

EIXOS TEMÁTICOS

Os temas que serão discutidos no encontro abrangem diferentes referências e possibilidades históricas, artísticas e comunicacionais de lugares e espaços expositivos, incluindo os aspectos que integram os edifícios e as representações da Cultura às cidades.

As mesas-redondas, sessões de comunicações e apresentações de pôsteres do Seminário serão enquadradas nos seguintes eixos temáticos:

Eixo 1. Arquitetura e Patrimônio
Eixo 2. Cultura e Exposições
Eixo 3. Cidades e Museologia

Interessado em enviar o seu trabalho? Faça o download do documento com os requisitos e mais informações sobre o 4º Seminário Museografia e Arquitetura de Museus: Museologia e Patrimônio.

Fonte: http://www.iabrj.org.br/chamada-de-trabalhos-para-o-4%C2%BA-seminario-internacional-museografia-e-arquitetura-de-museus-museologia-e-patrimonio

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan