Palestra e lançamento do livro “Arquitetura e política”, na FAU USP



O livro "Arquitetura e política: Ensaios para mundos alternativos" aborda uma das questões-chave da arquitetura contemporânea: a responsabilidade dos arquitetos para com a sociedade. Em seus cinco capítulos - Histórias, Mundos, Metrópoles, Vulnerabilidades e Alternativas - a obra segue um percurso histórico, que abrange desde o papel social dos arquitetos e urbanistas até a atual era da globalização. Por meio de temas como vida comunitária, participação, igualdade de gênero e sustentabilidade, o livro trata tanto das vulnerabilidades contemporâneas como das alternativas já experimentadas. Daí seu subtítulo Ensaios para mundos alternativos.
Nesta quinta-feira, 07 de agosto, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP receberá os autores do livro, Josep Maria Montaner e Zaida Muxí, para uma palestra que marca o lançamento da obra - publicada pelo Editorial Gustavo Gili - no Brasil.
Josep Maria Montaner (1954) é arquiteto e catedrático da Escola de Tècnica Superior d’Arquitectura de Barcelona (ETSAB). É autor de uma vasta obra teórica sobre arquitetura e publicou, entre outros, os livros Arquitetura e Crítica e Sistemas arquitetônicos contemporâneos. É colaborador frequente de diversas revistas especializadas e dos jornais espanhóis El País e La Vanguardia.
Zaida Muxí é arquiteta e professora titular de Urbanismo na Escola de Tècnica Superior d’Arquitectura de Barcelona (ETSAB), onde atualmente é vice-diretora. Foi professora convidada em diversas universidades da Europa, América e Ásia. É especialista em urbanismo e gênero e autora de La arquitectura de la ciudad global. Muxí publica regularmente em revistas especializadas e no jornal La Vanguardia.
Palestra e lançamento do livro “Arquitetura e Política”
  • Data: 07 de agosto, quinta-feira
  • Horário: 20h
  • Local: Auditório Ariosto Mila, FAU USP
  • Endereço: Rua do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo – SP
Fonte:Romullo Baratto. "Palestra e lançamento do livro “Arquitetura e política”, na FAU USP" 05 Aug 2014.ArchDaily. Accessed 6 Ago 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/625168/palestra-e-lancamento-do-livro-arquitetura-e-politica-na-fau-usp?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=01a2e02648-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-01a2e02648-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan