Programação do Arquiteturas Film Festival Lisboa

Courtesy of Arquiteturas Film Festival LisboaCourtesy of Arquiteturas Film Festival Lisboa

Após o sucesso da primeira edição em 2013, está de volta o Arquiteturas Film Festival Lisboa — Festival Internacional de Cinema e Arquitetura. A edição deste ano terá acontecerá entre os duas 24 e 28 de setembro, no Cinema City Alvalade e na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa.

“Não há Cinema sem Arquiteturas” é o lema deste festival que, segundo a sua diretora e fundadora Sofia Mourato, tem como objetivo abraçar as infinitas possibilidades de combinação entre a arquitetura e o cinema; fomentar discussões em torno dos assuntos que os filmes suscitam; e, potencialmente, abrir uma nova direção nos festivais de cinema em Portugal.

O Arquiteturas Film Festival Lisboa abre com uma festa no Musicbox (Cais de Sodré), no dia 18 de Setembro, com a apresentação do filme “Train of Thoughts” (Áustria, 2012).

A sessão de inauguração, no dia 24 de Setembro às 20h30, será marcada pela estreia absoluta em Portugal do filme “Cathedrals of Culture” — um projeto 3D concebido por 6 diretores diferentes, entre eles Wim Wenders, Robert Redford e Michael Madsen.

Durante o Arquiteturas serão exibidos mais de 90 filmes, 35 dos quais estarão em competição e poderão ser selecionados para diversos prêmios por um júri internacional — composto por Alexandra Areia, Marting Garber Salzberg, José Manuel Castanheira, Justin Jaeckle, Pedro Campos Costa, Edgar Martins e Rita Nunes. Os prémios serão entregues na sessão de encerramento do festival, no dia 28 de setembro às 22h, no Cinema City Alvalade.

Além do intenso programa de exibição de filmes, será também possível acompanhar uma série de outras atividades:

  • Workshops de Cinema (com a diretora Merve Bedir), de Marketing (com a Creative Minds), de Digital Art (com o atelier de arquitetura português Digitalab e russo Branchpoint Project), e um especial para crianças com o atelier Latitudes;
  • Masterclasses com o coletivo italiano Zimmerfei, acompanhado de uma retrospectiva dos seus filmes;
  • Sessões de conversa “Intersecções”, que se desenrolam em torno do diálogo entre dois oradores: Álvaro Domingues com Diogo Seixas Lopes, Rodrigo Areias com Jorge Figueira e Edgar Pêra com Nuno Grande;
  • Visita Guiada à Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, projetada por Manuel Taínha, onde será projetado o filme sobre o arquiteto “In Media Res”, na presença da diretora Luciana Fina e do arquiteto Marques Freitas;
  • Apresentação de teses sobre cinema e arquitetura, em parceria com o projeto “Intervalo para o Conhecimento” da Sociedade Nacional de Belas Artes.

Este ano a instalação site specific no espaço do Cinema City Alvalade foi concebida pelo atelier Arteria, e funcionará como lugar de encontro e confraternização entre todos os participantes do festival bem como palco para algumas das nossas atividades.

Para mais detalhes sobre a programação de atividades e filmes participam do evento, acesse a página do Arquiteturas Film Festival Lisboa.

Fonte:Romullo Baratto. "Programação do Arquiteturas Film Festival Lisboa " 28 Aug 2014. ArchDaily. Accessed29 Ago 2014. http://www.archdaily.com.br/br/626106/programacao-do-arquiteturas-film-festival-lisboa

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan