Campanha pretende transformar Londres na primeira cidade Parque Nacional

© Greater London National Park   © Greater London National Park

Londres é uma das cidades com mais áreas verdes do mundo. Prova disso são os 3.000 parques e 13 mil espécies de vida silvestre que existem em meio à cidade. Suas 142 reservas naturais locais, 36 sítios de interesse científico, 4 sítios declarados patrimônio mundial pela UNESCO, duas reservas naturais nacionais e 3,8 milhões de jardins privados também contribuem para esse título.

Tomando esses dados, o pesquisador e professor de geografia Daniel Raven-Ellison iniciou a campanha Greater London National Park, que visa o reconhecimento da cidade como um grande Parque Nacional.

A campanha foi lançada há 4 meses e até o momento mais de 60 organizações se juntaram à iniciativa.

Ainda que a proposta tenha sido considerada por muitos extravagante, os argumentos que Raven-Ellison usa para sustentá-la são interessantes.

Natural Parks é a organização que maneja os parques naturais ingleses e é esta mesma organização que deve ser convencida para que Londres se converta na primeira cidade declarada Parque Nacional.

A organização define os parques nacionais como “áreas protegidas por seu belo campo, sua vida selvagem e seu legado cultural”, aspectos cumpridos por Londres, segundo aqueles que apoiam a campanha.

A ideia de Raven-Ellison é que ao ser convertida em parque nacional, os habitantes de Londres mudariam seu modo de viver e ver a cidade, incorporando em seu cotidiano a experiência que se tem ao estar num parque.

Seu objetivo é que os habitantes mudem sua percepção da cidade: “Londres não é apenas um lugar para trabalhar e morar, mas um lugar para ser desfrutado.”

Outro de seus objetivos é que nos próximos 25 anos o desenvolvimento e crescimento da cidade tenha uma relação estreita com a natureza.

“Quero que professores, políticos, projetistas, construtores, comecem a pensar de modo diferente em como planejam, desenham, criam, sentem e experienciam a cidade”, disse Raven-Ellison, que continua coletando assinaturas para que Londres se converta na primeira cidade Parque Nacional.

Via Plataforma Urbana. Tradução Romullo Baratto, ArchDaily Brasil.

Fonte:Equipe Editorial. "Campanha pretende transformar Londres na primeira cidade Parque Nacional" 18 Sep 2014. ArchDaily. Accessed 19 Set 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/627381/campanha-pretende-transformar-londres-na-primeira-cidade-parque-nacional?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=06a2731d2c-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-06a2731d2c-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan