Casa da Arquitectura promove lançamento de livro sobre Álvaro Siza, em Matosinhos

Álvaro Siza. Image © Fernando Guerra | FG+SGÁlvaro Siza. Image © Fernando Guerra | FG+SG

Amanhã, 25 de setembro, a Casa da Arquitectura promove o lançamento do livro “Álvaro Siza Design Process | Quinta do Bom Sucesso Housing Project”, da autoria de Ren Ito, publicado pela IST PRESS, editora universitária do Instituto Superior Técnico de Lisboa.

O lançamento acontece às 18h30 e será apresentado pelo arquiteto Álvaro Siza e pela professora Teresa Valsassina Heitor.

O livro não é mais um estudo analítico sobre a obra de Álvaro Siza, mas um relato, em primeira pessoa, do acompanhamento de um projeto desde o momento inicial do confronto com o cliente e definição do programa até à finalização da construção.

Apresentado sob a forma de diário de bordo, propõe uma leitura do processo de projetar de Siza e das suas práticas reflexivas, centrando-se na exploração do seu modo de trabalho e expressão próprios. Combinando um texto esquemático em forma de notas de aula com croquis, registros de soluções parciais, anotações e desenhos técnicos, registram-se as várias decisões tomadas ao longo do desenvolvimento do projeto e também os principais momentos que decorreram entre a ideia e a sua realização.

Nesse percurso é realçado o diálogo constante que Siza mantém com o desenho, sendo a edição ilustrada com mais de 74 desenhos do arquiteto realizados ao longo do processo de projeto.

Uma característica a realçar neste livro é a sua edição trilíngue: português, japonês e inglês, que lhe confere uma dimensão internacional. Apesar da língua materna do autor ser o japonês, este optou por utilizar o português nas suas anotações, aliando a aprendizagem da língua portuguesa ao processo de trabalho no escritório de Siza. A editora considerou que, para além destas duas línguas, o inglês seria um complemento a esta edição.

O livro estará disponível para venda no momento do seu lançamento por 15,00 €.

  • Data: 25 de setembro, quinta-feira
  • Horário: 18h30
  • Local: Casa da Arquitectura
  • Endereço: Rua Roberto Ivens, 582, Matosinhos, Portugal

Via Casa da Arquitectura

Fonte:Romullo Baratto. "Casa da Arquitectura promove lançamento de livro sobre Álvaro Siza, em Matosinhos" 24 Sep 2014. ArchDaily Brasil. Acessado 25 Set 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/627606/casa-da-arquitectura-promove-lancamento-de-livro-sobre-alvaro-siza-em-matosinhos

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan