Concurso público nacional vai definir projeto para o Centro de Convenções de Maringá

O município de Maringá, no Noroeste do Paraná, deve ganhar um Centro de Convenções. Nessa semana, a regional local do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a Comissão Pró-Centro de Convenções decidiram-se pela realização de um concurso público nacional para a escolha do projeto arquitetônico. O espaço de eventos deverá ser construído numa área de 72,6 mil metros quadrados, ao lado de onde será implantada a estrutura de recepção de aeronaves do Aeroporto Regional de Maringá – Silvio Name Junior. A expectativa é realizar, no mínimo, um grande evento por mês no local.

Agora, a comissão vai trabalhar na elaboração de um termo de referência com informações sobre a área de construção e os custos estimados. Na sequência, o Sebrae vai desenvolver um plano de viabilidade econômica do espaço. Com as informações em mãos, o grupo vai buscar recursos junto ao poder público. O concurso público será aberto a todos os profissionais cadastrados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

De acordo com estimativa do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, o município deixa de arrecadar, anualmente, R$ 20 milhões em virtude da ausência de um centro de convenções próprio. Ainda segunda a entidade, mais de 50 segmentos econômicos seriam beneficiados com a instalação do complexo de eventos.

A Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras (ABRACCEF) define alguns critérios para enquadrar uma edificação como centro de convenções. Entre eles, o espaço deve conter salas; auditórios e locais de apoio para pelo menos 300 pessoas; área adequada para registro e circulação de participantes; locais para alimentação, exposição e atendimento médico; sistema de comunicação, iluminação e acústica; sustentabilidade e acessibilidade, a fim de dispor essa estrutura para locação ou cessão de uso temporário.

Fonte: http://www.radioarquitetura.com.br/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan