Projeto #CalleEjemplar em Bucaramanga, Colômbia

Em abril desse ano, nossos amigos da La Ciudad Verde – uma organização colombiana que promove cidades e regiões mais sustentáveis através de participação cidadã e sustentabilidade criativa – organizaram um Prêmio de Sustentabilidade Urbana na abertura do Fórum Urbano Mundial realizado em Medellín.

Uma das propostas vencedoras desse prêmio foi o projeto #CalleEjemplar, uma iniciativa da organização Derivelab que pretende recuperar espaços de pedestres, criar infraestrutura para bicicletas, melhoras a segurança nas vias, regulamentar a velocidade dos automóveis, ao mesmo tempo que transforma e favorece a vida dos moradores locais e das pessoas que transitam pela rua. Saiba mais sobre a proposta a seguir!

O grupo fez a primeira Calle Ejemplar (Rua Exemplar) no dia 23 de agosto, na rua 58, na cidade de Bucaramanga, Colômbia. Essa é uma rua residencial que viu recentemente o surgimento de estabelecimentos comerciais, restaurantes e uma oferta cultural.

Mesmo sendo tradicionalmente uma rua de grande fluxo de pedestres, nos últimos tempos ela foi invadida por automóveis, obrigando os pedestres a caminhar pelos espaços residuais deixados pelos carros.

Calle Ejemplar é uma intervenção de urbanismo tático que propõe transformar a rua por um tempo determinado através de materiais de baixo custo, como fitas adesivas, pintura, caixas de flores, cadeiras, bancos e guarda-sóis. O objetivo: devolver a rua aos pedestres e moradores e convertê-la em um exemplo para toda a cidade, que foi possível graças ao apoio dos vizinhos e comerciantes locais.

Segundo informa a Derivelab na sua página, #CalleEjemplar conseguiu:

  • Ampliar os espaços para pedestres
  • Criar infraestrutura para bicicletas
  • Aumentar a segurança nas vias
  • Regulamentar a velocidade de trânsito dos automóveis, tornando a rua mais segura.

Nesse artigo a Derivelab comenta sobre a experiência adquirida com a proposta.

Explicação da proposta

Atualmente, os automóveis estacionam sobre as calçadas, fazendo com que os pedestres passem a utilizar o espaço veicular, fato que os coloca em situação de perigo, já que os automóveis e ônibus passam pela rua em alta velocidade.

O esquema proposto reorganiza e delimita os espaços de estacionamento, liberando a calçada e deixando uma via ampla para a circulação; melhora a sinalização, possibilitando o compartilhamento seguro da rua entre bicicletas e veículos; e inclui sinalização na faixa de pedestres, facilitando os trajetos a pé.

Via Plataforma Urbana. Tradução Camilla Ghisleni, ArchDaily Brasil

Cita:Equipe Editorial. "Projeto #CalleEjemplar em Bucaramanga, Colômbia" 26 Sep 2014. ArchDaily Brasil. Acessado 26 Set 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/627685/projeto-numero-calleejemplar-em-bucaramanga-colombia

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan