Seminário promove chamada para trabalhos e relatos profissionais

O evento terá três temas centrais: Políticas Públicas, Projeto e Tecnologias, e Viver a Cidade

O Seminário Habitar 2014, que ocorre em Nova Lima, Minas Gerais, entre 26 e 28 de novembro, está com inscrições abertas para projetos científicos e relatos de experiências. Estudantes, pesquisadores e profissionais de arquitetura que queiram apresentar seus trabalhos devem preencher um formulário no site www.forumhabitar.com. Até o dia 1º de outubro a taxa de inscrição é mais acessível, mas é possível submeter resumos até o dia 20 de novembro com algum acréscimo.

O evento terá três temas centrais: Políticas Públicas, Projeto e Tecnologias, e Viver a Cidade. Dentro destes eixos, serão abordadas questões teóricas e práticas sobre habitação e os seus agentes – como arquitetos, planejadores e funcionários públicos. O objetivo do evento, que tem apoio do Instituto de Arquitetos do Brasil de Minas Gerais (IAB/MG), é propiciar um espaço de discussão multidisciplinar através de conferências, mesas redondas e minicursos.
O primeiro eixo temático do seminário, Políticas Públicas, pretende avaliar órgãos públicos enquanto instrumentos para o planejamento de habitação. Além disso, irá discutir o quão efetiva é a participação popular neste processo. Entre os subtemas desta categoria estão a regularização fundiária, os Conselhos Municipais de Habitação e o Estatuto da Cidade.
O segundo eixo, Projeto e Tecnologias, visa ressaltar a importância do projeto de arquitetura no ambiente que será construído. Dentro deste tema, também serão apresentadas novas tecnologias que promovem qualidade e sustentabilidade nas moradias. Neste sentido, serão abordados a produção habitacional em massa e a qualidade do habitar nos dias de hoje.
Viver a Cidade será o assunto do terceiro eixo, que busca relacionar a habitação com o meio urbano no qual ela está inserida. A organização do evento entende que é importante discutir fatores externos às construções, como mobilidade urbana e acessibilidade. Os participantes serão convidados a refletir sobre as diferentes maneiras de se morar no meio urbano, e a sensação, nem sempre presente, de pertencimento à cidade.


Via FNA

Fonte: http://www.caubr.gov.br/?p=31895

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan