2º Congresso Internacional em Arquitetura e Gênero: Matrizes

Este conceito abrange múltiplas definições, todas inclusivas por natureza

O 2º Congresso Internacional em Arquitetura e Género abordará o tema Matrizes. Este conceito abrange múltiplas definições, todas inclusivas por natureza. Matrizes são lugares onde coisas nascem, modelos ou padrões que moldam formações e podem ainda reinventar um contexto. Tais imagens servem a abordagem dos padrões atuais de transformação no âmbito do tema Arquitetura e Gênero.
Convidam-se pesquisadores, docentes, profissionais e doutorandos, nos campos da arquitetura, dodesenho urbano, da história da arquitetura e áreas afins – tais como a sociologia, a geografia e a antropologia –, a apresentarem as suas perspectivas sobre transformações nos padrões relativos ao tema Arquitetura e Gênero enquadradas nos quatro seguintes tópicos: Práticas, Academia, Histórias, Dados.
Práticas: A prática arquitecônica sofre mudanças continuas devido a diversas variáveis. Será possível relacionar transformações na prática com o número crescente de mulheres arquitetas profissionalmente ativas por todo o mundo? Que questões serão mais evidentes nas aproximações recentes ao gênero na arquitetura? Vamos assistir a uma transição no desenho urbano e na prática arquitetônica devido à influência dos estudos em gênero? Haverá modelos alternativos de colaboração profissional entre homens e mulheres na prática arquitetônica?
Academia: As mulheres estão a tornar-se a maioria na academia e, a um ritmo mais lento, nas escolas de arquitetura. Como se refletirá este fenõmeno na produção de investigação? Estarão os projetos relacionados com o gênero a florescer nas escolas de arquitetura? Estarão as escolas a adaptar estratégias de ensino em função desta realidade?
Histórias: Os estudos de gênero na história da arquitetura desvendam um vasto número de profissionais anteriormente desconhecidos neste campo. Como estará a mudar o relato da história da arquitetura devido ao reconhecimento do trabalho das mulheres arquitetas? Como surgirá este campo da História refletido em diferentes países e culturas?
Dados: A análise de dados recentes revela mudanças significativas na profissão. O que nos revela a análise de dados quantitativos relativos às mulheres arquitetas sobre a transformação do campo da arquitetura? Como poderemos interpretar estudos comparativos relativos a dados de diferentes períodos e lugares?
Os resumos, redigidos em inglês, português ou castelhano, deverão ter um máximo de 500 palavras e ser carregados em http://www.2ga.ulusofona.pt/form/ até 14 de Outubro de 2014.
Datas importantes
Submissão de resumos: até 14 Outubro 2014
Notificação de aceitação: 30 Novembro 2014
Submissão de artigos completos: até 1 Fevereiro 2015
Conferência: 18-20 Março 2015
Mais informações: http://www.2ga.ulusofona.pt/ ou https://www.facebook.com/2gamatrices
E-mail: 2ga@ulusofona.pt
Organização e local: Laboratório de Arquitectura Centro de Estudos LabART / Departamento de Arquitetura / Universidade Lusófona, Lisboa. 

                                                                                                                                                             Via IAB

Fonte: http://www.caubr.gov.br/?p=32523

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan