Arquitetura brasileira expõe, pela primeira vez, projetos na Smart City expo world congress Barcelona


Participação brasileira na maior feira do setor de cidades inteligentes do mundo faz parte do projeto Built By Brazil

O Projeto Built by Brazil − uma parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), que visa promover a abertura do mercado externo para o setor de arquitetura brasileira – reuniu nove escritórios brasileiros para mostrar, pela primeira vez, projetos na “Smart City Expo World Congress 2014”, principal feira do setor no mundo, que será realizada de 18 a 20 de novembro, em Barcelona, na Espanha.
Reorganizar espaços urbanos a fim de criar cidades mais inteligentes se tornou uma necessidade e um desafio para os líderes globais no segundo milênio. O papel de arquitetos e urbanistas nesse contexto é fundamental, e o Brasil é um dos países que possui uma das mais qualificadas produções arquitetônicas do mundo. De acordo com o presidente da AsBEA, Eduardo Sampaio Nardelli, “a possibilidade de exportar serviços de arquitetura protege os escritórios brasileiros de vulnerabilidades do mercado interno, forma imagem internacional favorável, permite diversificação de mercados e gera novos contatos comerciais”.
Segundo Emanuel Figueira Junior, da Gerência Executiva de Projetos Setoriais da Apex-Brasil, “a feira Smart City Expo World Congress 2014 será a primeira ação de promoção internacional do Built by Brazil neste novo ciclo estratégico do projeto. Estamos em um momento de identificação daqueles nichos do mercado internacional nos quais a produção arquitetônica brasileira possa ter mais sinergia. Dado o nosso contexto histórico e a tradição de nossa arquitetura, creio que o segmento de planejamento urbanístico e mobilidade urbana possui potencialidades de desenvolvimento”.
Na Smart City Expo, alguns escritórios brasileiros inscreveram projetos e vão concorrer ao prêmio World Smart Cities Awards, que reconhece cidades, projetos e iniciativas ao redor do mundo que têm contribuído para o desenvolvimento do conceito de cidade inteligente. O Brasil terá um estande próprio que mostrará desde soluções em planejamento urbano, na escala de bairros, cidades e mobiliário urbano, até projetos corporativos, residenciais e de design de interiores.
O espaço foi projetado pelo Studio Arthur Casas, e os escritórios que vão apresentar os projetos, em painéis, são: Nexo Arquitetura e Construções, de Minas Gerais; Slomp & Busarello, do Paraná; 3C Arquitetura e Urbanismo e Debiagi Arquitetos, do Rio Grande do Sul; Indio da Costa, RRA e Vicente Giffoni Arquitetos, do Rio de Janeiro; Estúdio Arkiz e Studio Arthur Casas, de São Paulo.
Projetos brasileiros na Smart City Expo 2014:
Debiagi Arquitetos e Urbanistas
O Debiagi Arquitetos e Urbanistas leva um conjunto de projetos desenvolvidos especificamente para o transporte público da cidade de Porto Alegre. O Bus Rapid Transit – Sistema BRT – é um modelo de circulação expressa, que envolve a criação de seis terminais de integração implantados ao longo de seis corredores de ônibus já existentes, e 52 estações. Somente os terminais somam aproximadamente 71 mil m² e deverão atender 130 mil usuários por dia.
Estúdio Arkiz
"Quartier", um novo bairro com conceitos de sustentabilidade e evolução urbana na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, é o projeto do Estúdio Arkiz, de São Paulo, que será apresentado em Barcelona. Os arquitetos optaram por uma linha que elegeu o biomimetismo - a exploração de formas observadas na natureza para conceber um ícone adaptável, maleável, que apresenta uma forma orgânica em movimento. A intenção foi sair da paisagem de lançamentos imobiliários convencionais para uma linha mais ousada, nova, passando a ideia de explosão de vida e o surgimento de novas cores para a cidade.
Índio da Costa
São seis os projetos de revitalização, design e tecnologia para mobilidade urbana que o escritório Indio da Costa irá expor. Entre eles, o Projeto Orla Rio, no qual o escritório redesenhou os quiosques da orla carioca, do Leme até a Prainha, passando por Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado e Barra da Tijuca; e o projeto TEX, alternativa não poluente de transporte público urbano, onde o veículo desliza em uma canaleta embutida no asfalto que se eleva a 3m do chão por meio de uma delgada estrutura pantográfica e ocupa uma faixa segregada nas vias existentes, da largura de uma motocicleta.
Nexo Arquitetura e Construções
A Nexo participará com o empreendimento Efficient Ville Downtown, baseado no desenvolvimento de “Comunidades Planejadas”, onde moradia, trabalho, diversão, centro comercial e serviços básicos são contemplados no modelo do empreendimento, configurando um mix de alternativas que viabilizam um cotidiano mais prático e proporcionam ao usuário alternativas para reduzir o stress urbano e a necessidade de deslocamento com uso do automóvel.
RRA
O projeto urbanístico que resultou na criação do Parque Madureira, na cidade do Rio de Janeiro, será exposto pelo escritório fundado pelo arquiteto Ruy Rezende. O Parque Madureira Rio + 20 foi lançado em junho de 2012 e já se tornou o terceiro maior parque urbano da cidade, com uma área de 109.000 m². A intervenção alterou o cenário urbano e transformou a vida dos habitantes da região.
Slomp & Busarello
O escritório paranaense vai apresentar trabalhos que envolvem projetos gráficos, arte, design, moda e símbolos que remetem às tradições populares e raízes brasileiras. Entre eles, o Brazilian Soul, formato de estandes inspirados na cultura brasileira que utiliza árvores coloridas como símbolo da abundância e exuberância do país.
Studio Arthur Casas
O escritório vai apresentar o projeto que pretende renovar três lotes internos do centro histórico da cidade de Salvador, na Bahia, no bairro Pelourinho. Segundo os arquitetos, o desafio é conciliar a escala territorial de uma metrópole com o impacto de uma pequena intervenção que pode promover transformações na dinâmica de toda a cidade e evoluir para resgatar sua história e atividades.
3C Arquitetura e Urbanismo
O escritório gaúcho vai expor um resumo dos projetos na área de desenvolvimento e planejamento urbano na cidade de Ijuí, no Rio Grande do Sul. Entre eles, o Plano Local de Habitação de Interesse Social, o Parque Popular da Pedreira, o Parque Colonial e o bairro Serrano.
Vicente Giffoni
Vai levar o projeto de ordenação urbanística e plano diretor do Bairro Ilha Pura, que compreende uma área total de 1,89 milhão de m² de construção, onde 0,47 milhões de m² serão destinados para a Vila dos Atletas das Olimpíadas de 2016, dividida entre unidades residenciais (75%), hotéis/hotéis de residência/ eventos (8%), empresas (12%), comercial (1%), saúde (2%) e educação/esporte / ambiental (2%).
Sobre o Built by Brazil
O Built by Brazil (www.builtbybrazil.com.br) é um Programa de Internacionalização da Arquitetura Brasileira, que busca, por meio do incremento da presença de profissionais brasileiros no cenário internacional, construir um ambiente favorável ao desenvolvimento de uma cultura exportadora para o setor de arquitetura nacional. O projeto busca, ainda, inserir profissionais do segmento de arquitetura no mercado mundial; fortalecer a imagem de serviços e produtos de arquitetura brasileiros por meio da projeção internacional e promover a exportação dos serviços de  arquitetura.
O Built by Brazil reúne os escritórios brasileiros preparados para competir globalmente e oferecer produtos e serviços com qualidade, criatividade e versatilidade reconhecidos internacionalmente.
Fonte: http://www.asbea.org.br/escritorios-arquitetura/noticias/arquitetura-brasileira-expoe-pela-primeira-vez-projetos-na-smart-city-329874-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan