Campanha de Estágios em Arquitetura e Urbanismo

 


Arquitetura e Urbanismo é uma disciplina fundamentalmente teórico-prática onde o projetar e construir são vínculos profundos no objeto da arquitetura. Para que tal aprendizado  seja possível, Faculdades e Estágios são atividades importantes para nossa formação, enquanto  a academia nos traz a profundidade teórica ,a  atividade de trabalho nos estágios nos coloca mais próximos da realidade profissional, complementando-se. Apesar disso, a situação dos estágios em Arquitetura e Urbanismo no Brasil não parece ser satisfatória. Infelizmente, o que nós encontramos , via de regra, é trabalho mal pago e pouco complementar a nosso conhecimento acadêmico. Ocorre que hoje a maior parte dos escritórios baseiam-se na exploração do trabalho estagiário, seja pela realização de atividades de criação ou pelo mero desenhismo, como forma de redução do custo de projeto final ou maior lucro. Se por um lado as entidades profissionais falam em reconhecimento da categoria dos profissionais Arquitetos e Urbanistas e valorização do objeto de trabalho pelo pagamento do preço efetivo, quando se trata de estágios em arquitetura o discurso silencia. Para piorar, dada a expansão do ensino superior público e privado, hoje o trabalho de estágio representa uma fonte de renda significante para estudantes que acabam por priorizar a atividade no escritório, se dedicando menos aos estudos acadêmicos.
Essa campanha nacional da FENEA visa construir um diagnóstico preciso da remuneração e das condições de trabalho e de aprendizado dos estágios ofertados no Brasil. As informações coletadas servirão como base para a construção de uma campanha nacional de lutas  pela pauta dos estágios. Com dados concretos e precisos teremos mais condições de exigir e conquistar melhorias tanto na remuneração do nosso trabalho como estagiário quanto no compromisso, pela parte dos empregadores, de oferecer uma experiência prática que contribua para a formação do profissional Arquiteto e Urbanista.

Participe respondendo o questionário no link! Sua participação é muito importante para construirmos o Panorama Nacional dos Estágios.
https://docs.google.com/forms/d/17bKCtGCoC2q90YzYm-W4GalNcHhu8Mvb3mIaG5pM8Xk/viewform

Campanha
Colabore com a FeNEA na construção do Panorama Nacional dos Estágios em Arquitetura e Urbanismo. Compartilhe nas redes sociais, baixe o cartaz e divulgue em seu local de estudo.



Fonte: http://www.fenea.org/estagios

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan