Concurso da Projetar.org #007 Infopoint da Pampulha

Infopoint da Pampulha  | 008

TEMA

Para o cenário da arquitetura e do urbanismo modernistas, Belo Horizonte desempenha papel de protagonista. Considerada a primeira cidade moderna planejada do brasil, é palco de um dos maiores ícones da arquitetura mundial do século XX, o complexo da Lagoa da Pampulha.
O então Prefeito Juscelino Kubitchek contratou para a empreitada o renomado urbanista francês Alfred Agache; promoveu um concurso nacional de arquitetura e, após ambos não terem gerado os resultados esperados, contratou o jovem arquiteto Oscar Niemeyer para realizar o projeto.
Niemeyer viu na Pampulha “a oportunidade de contestar a monotonia que cercava a arquitetura contemporânea, a onda de um funcionalismo mal compreendido que a castrava, dos dogmas de ‘forma e função’ que surgiam, contrariando a liberdade plástica que o concreto armado permitia”[1].
Inaugurado em 1943, o complexo da Pampulha se tornou símbolo da arquitetura moderna brasileira e até hoje é um destino muito visitado por turistas de todo o mundo, em especial arquitetos, interessados em observar um dos primeiros exemplos do modernismo do país. Entende-se que Belo Horizonte, a 6ª cidade mais populosa do Brasil, necessita abrigar os visitantes da Lagoa da Pampulha com adequada infraestrutura.
Assim, a proposta do concurso 008 da Projetar.org é que os estudantes projetem um InfoPoint na Lagoa da Pampulha - um centro de informações turísticas, históricas e arquitetônicas destinado a receber com conforto visitantes de todo o mundo interessados neste ícone mundial da arquitetura do século XX.
[1] NIEMEYER, Oscar. As curvas do tempo: memorias. Rio de Janeiro: Revan, 1998.

Fonte, edital e informações: http://projetar.org/concurso_ver/24/#

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan