Estudantes da Universidade Federal do Paraná vencem concurso do CBCA para projeto de habitação popular

Equipe formada por Alexandre Kenji Okabaiasse, Rodolfo Luis Scuiciato, Franco Luiz Faust e Marcelo Miotto propôs a construção de conjunto habitacional em área carente de Curitiba

Kelly Amorim, do Portal PINIweb



O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) divulgou na última segunda-feira (6) os projetos vencedores da 7ª edição do Concurso para Estudantes de Arquitetura, sob o tema “Edifícios Destinados a Habitação Social”. Ficou em primeiro lugar a equipe formada pelos estudantes Alexandre Kenji Okabaiasse, Rodolfo Luis Scuiciato, Franco Luiz Faust e Marcelo Miotto, da Universidade Federal do Paraná.
Elaborado com orientação do professor Emerson Vidigal e co-orientação da professora Medianita Nunes da Silva, o projeto vencedor é localizado em um terreno hoje ocupado por assentamento de famílias carentes no bairro Parolin, em Curitiba. Na porção sul do terreno, há dois blocos habitacionais, sendo um em formato de “L” e outro no lado oposto que se conecta a sede da associação de moradores e a uma creche municipal. Já a porção norte da área recebe outros dois blocos habitacionais dispostos em duas barras paralelas.



Ao todo, a proposta oferece 183 unidades residenciais, além de um parque e instalações de lazer e comércio. A equipe irá representar o Brasil no 7º Concurso ALACERO de Diseño en Acero para Estudiantes de Arquictetura 2014, organizado pela Associação Latino-Americana do Aço (ALACERO), e os integrantes receberão prêmio de R$ 5 mil.

Em segundo lugar na competição ficou o projeto de Emília Campagnon, José Daniel Calderon Altamirano, Manuela Cristina Rego de Carvalho e Nicolas Carvalho, elaborado com orientação do professor Marcelo Bezerra de Melo Tinoco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.



Já em terceiro colocado ficou o projeto desenvolvido por Flávio Carvalho Silva, Gabriela Silva Correia Cordeiro, Júlia de Oliveira Pires e Leo Oliveira Kikuchi, além do professor orientador Mario Vitor de Sousa Bastos, da Universidade Federal da Bahia.


A comissão julgadora concedeu ainda duas menções honrosas à projetos desenvolvidos por equipes estudantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. A primeira é composta por Felipe de Azevedo, Gabriel Rao, Calux Grossi, Haron Gabriel e Kenryu João Ohmuro, orientados pelo professor Julio Cezar Bernardes Pinto e co-orientadodos pelo professor Alcir Carlos Calux. A segunda equipe possui os alunos Felipe Figueiredo Fernandes, Lucas Martins Cunha, Rafael Chung e Thiago Szu Hao Peng, com orientação do professor Antonio Carlos Sant'Anna Junior.





Os vencedores serão homenageados em cerimônia prevista para o dia 15, na sede do Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ).

Fonte: http://au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/edificios/estudantes-da-universidade-federal-do-parana-vencem-concurso-do-cbca-327573-1.aspx

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan