Frederico Flósculo lança livro didático em Brasília

 

Data: 06/10/2014

Frederico Flósculo lança livro didático em Brasília

O arquiteto e urbanista Frederico Flósculo lança nesta terça-feira (7 de outubro), em Brasília, a obra Metodologias da Projetação Arquitetônica: Evidências Gráficas. Publicado pela Editora da Universidade de Brasília, é um livro didático para os ateliês de ensino de projeto de arquitetura, fortemente recomendado para os jovens estudantes pois oferece um painel de soluções elementares. O evento será às 18h30, no Restaurante Carpe Diem (104 SUL).

FREDERICO FLÓSCULO

Professor Adjunto da Universidade de Brasília, Frederico Flósculo tem mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1988) e doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (2009). Tem experiência profissional na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando como docente e pesquisador nos seguintes temas: crítica de urbanismo, crítica da gestão urbana, ecologia e evolução urbanas, planejamento e projeto de estabelecimentos assistenciais de saúde, metodologias de projeto arquitetônico, metodologias de ensino de projeto arquitetônico.

Sinopse da obra

O método das evidências gráficas é um velho conhecido dos arquitetos e urbanistas desde a obra magistral de Kevin Lynch, Site Planning (1962, em coautoria com Gary Hack), em que a área de implantação de uma nova edificação é minuciosamente examinada. Nesta obra, cada uma das variáveis presentes na análise do sítio físico se torna uma evidência, como um dado a ser considerado em uma verdadeira investigação. Que investigação seria essa? Aquela que leva à definição da forma a ser edificada. A partir das evidências mais elementares (a orientação do terreno, sua topografia, a forma do lote, o sistema viário preexistente, os ventos dominantes, as diretrizes de uso do solo etc.), novas camadas de evidências são cuidadosa e criativamente enunciadas, aumentando a precisão e a especificidade de cada aspecto do partido arquitetônico (os acessos da edificação, seus padrões de aberturas e fechamentos, sua solução de controle de insolação excessiva, de ruídos etc., assim como o zoneamento do lote/gleba, o zoneamento dos pavimentos, os padrões de compartimentação etc).

Fonte: http://www.fna.org.br/site/noticias/pagina/1285/Frederico-Flosculo-lanca-livro-didatico-em-Brasilia

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan