A relação entre a largura das ruas e a felicidade dos pedestres

© Departamento de Planejamento de Toronto      © Departamento de Planejamento de Toronto

O arquiteto canadense Brandon Donelly realizou um exercício para mostrar os fatores que determinam se um espaço público está ou não cumprindo sua função de acordo com o projeto original.

Para ilustrar isso, tomou como exemplo o conceito aplicado em Toronto sobre o direito de via pública – o espaço que existe entre os edifícios em calçadas opostas – e o relacionou com as diferentes sensações sentidas pelos pedestres em função da altura dos edifícios enquanto caminham pelas ruas.

A imagem acima, elaborada pelo Departamento de Planejamento de Toronto, foi tomada por Donelly do “Estudo das Avenidas e Edifícios de Altura Média”, também realizado em Toronto por Brook McIlroy Planning + Urban Design/Pace Architects em colaboração com E.R.A. Architects, Quadrangle Architects Limited y Urban Marketing Collaborative.

Nela se observa a sigla ROW, que representa o direito de via pública de uma rua média da cidade canadense e que, nesse caso, considera a largura das calçadas e das caixas de rolagem para os automóveis e para os bondes – dimensões que podem variar em outros países.

A partir da imagem, Donelly sustenta em um artigo que o direito de via pública tem uma função pública importante e que seu tamanho tem implicações no desenho urbano, assim, “como pedestres, é diferente caminhar por uma rua larga ou por uma rua estreita.”

Essa afirmação está diretamente relacionada à altura que devem ter os edifícios construídos ao longo de uma rua. Assim, o ideal é que a proporção seja de 1:1, tal como se observa na primeira imagem, e que nessas ruas não circulem muitos automóveis.

Tomando essa ideia, Donelly usou outro mapa, também elaborado pelo Departamento de Planejamento de Toronto.

1413789120_mapa_toronto_brandon_donelly     © Departamento de Planejamento de Toronto

Nesse mapa, as linhas amarelas correspondem às ruas que têm 20 metros de largura, as linhas vermelhas àquelas que têm 36 metros de largura, e as roxas às de 45 metros ou mais, que são, em geral, rodovias. O restante das cores representam ruas com largura entre 23 e 33 metros.

Deste modo, temos que as ruas representadas em amarelo, isto é, as mais estreitas, correspondem àquelas por onde é mais agradável caminhar e que se encontram, sobretudo, no centro. Por fim, as linhas vermelhas e roxas, isto é, as mais largas, são aquelas menos agradáveis de percorrer e que privilegiam os automóveis, como ocorre nas rodovias.

Mais informações em Avenue and Mid-Rise Buildings Study.

Via Plataforma Ubana. Tradução Romullo Baratto, ArchDaily Brasil.

 

Fonte:Constanza Martínez Gaete. "A relação entre a largura das ruas e a felicidade dos pedestres" 09 Nov 2014.ArchDaily Brasil. Acessado 9 Nov 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/756855/a-relacao-entre-a-largura-das-ruas-e-a-felicidade-dos-pedestres

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