IAB-RS divulga vencedor do Concurso para a sede administrativa da Câmara Municipal

Autor: IAB-RS e Câmara Municipal de Porto Alegre Data: 14/11/2014
Departamento: IAB RS

Foi divulgado no inicio da noite desta quinta-feira, 13 de novembro, o resultado do Concurso Público Nacional de Arquitetura para a escolha do melhor projeto arquitetônico à construção do prédio anexo ao Palácio Aloísio Filho da Câmara Municipal de Porto Alegre. A cerimônia contou com a presença de representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS), do Sindicato dos Arquitetos do RS (SAERGS) e do Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS). Dos 52 trabalhos apresentados vindos de quase todo o Brasil, cinco foram os finalistas O primeiro lugar coube ao arquiteto paulista Daniel Corsi da Silva, que ficará responsável pela execução final do projeto.
Confira os cinco projetos finalistas do primeiro ao quinto lugar.
1º Lugar – Daniel Corsi da Silva – São Paulo (SP)
2º Lugar – João Gabriel Rosa Cordeiro – Curitiba (PR)
3º Lugar -  Ricardo Felipe Gonçalves – São Paulo (SP)
4º Lugar – Eder Rodrigues de Alencar – Brasília (DF)
5º Lugar –  Isabela Maria Fiori – Curitiba (PR)
O presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS), Thiago Holzmann da Silva, que coordenou o processo, disse que o concurso público ainda é uma novidade de escolha de projetos. “Ele privilegia a qualidade da proposta para um caso especifico”, disse Thiago. Revelou que, em todo o Brasil, 70 escritórios se inscreveram para o concurso. Holzmann elogiou a realização do processo por meio de concurso público, revelando que esta é uma antiga aspiração do Instituto, porque valoriza e qualifica o processo por apresentar maior transparência e segurança.

       Todos os trabalhos inscritos já estão expostos e podem ser conferidos no Espaço Cultural Tereza Franco, localizado no segundo andar da Câmara Municipal, na Avenida Loureiro da Silva, 255, Centro Histórico.

O presidente da Câmara, vereador Professor Garcia (PMDB), revelou que o valor total para a elaboração do projeto é de R$ 341,8 mil, sendo R$ 70 mil a título de prêmio para o primeiro colocado, que terá seu projeto executado. Lembrou ainda que a escolha de um projeto por meio de concurso é uma forma democrática, “ao contrário de outras modalidades de licitação, o concurso público permite que a escolha seja pela qualidade da proposta e não pelo menor preço", afirmou.

O PROJETO
O trabalho resulta das atividades da comissão permanente de obras da Câmara Municipal, que, em 2014, é presidida pelo diretor-geral, Albano Assis. O projeto contou com a consultoria do arquiteto Claudio Araújo, autor do projeto arquitetônico do Palácio Aloísio Filho. A previsão é de que o projeto vencedor seja contratado ainda neste ano. A reforma ainda possibilitará a melhor ocupação do prédio principal, com a ampliação dos gabinetes dos vereadores, melhor atendimento ao público e maior produtividade, com novos recursos tecnológicos que, devido à superlotação, não é possível disponibilizar. O anexo vai abrigar as diretorias administrativa, de patrimônio e financeira, bem como o edifício-garagem.

Imagens: Ederson Nunes e Sabrina Ortácio
Fonte: http://www.iab.org.br/noticias/iab-rs-divulga-vencedor-do-concurso-para-sede-administrativa-da-camara-municipal

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan