Mais de 1,7 mil propostas concorrem em concurso para museu Guggenheim na Finlândia

Concurso para projetar a nova filial do museu Guggenheim em Helsinki, na Finlândia, recebe 1.715 propostas de 77 países



Imagens: divulgação

















  • A disputa para projetar a nova filial do famoso museu Guggenheim em Helsinki, na Finlândia, atraiu arquitetos dos cinco continentes e fez da competição internacional a mais popular de todos os tempos. Ao todo foram 1.715 projetos recebidos e divulgados pela Fundação Solomon R. Guggenheim, que mantém total sigilo sobre a autoria das propostas.
    Lançado no início de junho deste ano, o prestigiado concurso recebeu trabalhos de 77 países, inclusive do Brasil – de acordo com dados fornecidos voluntariamente por 70% dos participantes. Estados Unidos, Itália, Finlândia, Reino Unido e França são as nações de onde foram enviadas mais propostas.
    “A resposta a esta competição afirma a capacidade única da arquitetura de incentivar a imaginação e promover o contínuo diálogo público sobre o que queremos para o futuro das nossas cidades e do ambiente construído”, afirma o arquiteto Mark Wigley, presidente da comissão julgadora do concurso.
    No próximo dia 02 de dezembro serão revelados os nomes dos seis finalistas, mas estes ainda não serão vinculados aos seus respectivos projetos. O vencedor da competição – que levará um prêmio de aproximadamente R$ 300 mil – será anunciado em junho de 2015.
    Previsto para ser o novo marco arquitetônico da capital da Finlândia, o futuro Guggenheim Helsinki entrará para uma lista de icônicos edifícios sede do museu, que conta com projetos de famosos arquitetos como Frank Lloyd Wright (Nova York), Rem Koolhaas (Las Vegas) e Frank Gehry (Bilbao, na Espanha).
    Para mostrar o impacto causado pelo concurso, o coletivo de arquitetos espanhóis Taller de Casquería produziu um vídeo infográfico que apresenta comparações inusitadas para oferecer uma reflexão sobre o imenso número de propostas recebidas.
    www.designguggenheimhelsinki.org
Fonte: http://www.arqbacana.com.br/internal/arq!news/read/14275/mais-de-1,7-mil-propostas-concorrem-em-concurso-para-museu-guggenheim-na-finl%C3%A2ndia

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan