"Arquitetura do Retrato", por Francisca Álvarez Ainzúa

Oscar Niemeyer. Imagem © Francisca Álvarez Ainzúa   Oscar Niemeyer. Imagem © Francisca Álvarez Ainzúa

A arquiteta e ilustradora chilena Francisca Álvarez Ainzúa compartilhou conosco sua série "Arquitetura do retrato": reconhecidos arquitetos são ilustrados precisamente através de uma análise geométrica de suas características. Para escolher seus modelos, a arquiteta prefere rostos com caráter, que apresentem particularidades e imperfeições, proporcionando riqueza em sua representação.
A construção "arquitetônica" do rosto é realizada através da linha e ganha valor através da cor, rendendo uma homenagem às tradicionais cores default: amarelo, ciano e magenta.

Tadao Ando. Imagem © Francisca Álvarez AinzúaZaha Hadid. Imagem © Francisca Álvarez AinzúaTeodoro Fernández. Imagem © Francisca Álvarez AinzúaMies Van Der Rohe. Imagem © Francisca Álvarez Ainzúa

O processo

Tudo começa com a escolha de um modelo. "Tenho minha preferência por rostos com caráter que tenham algo particular que os caracterize, como um nariz grande, muitas rugas na pele, manchas, pintas ou olhos caídos. As imperfeições tornam muito mais rico um rosto e portanto, também, sua representação", conta Francisca. Logo, adota uma fotografia como base para ter uma referência exata de todos os detalhes da pessoa.

A fotografia é tratada para extrair o contraste de luzes e sombras que sirvam de guia para começar a ilustração. A partir desta referência, as sombras são levadas a polígonos e logo a linhas, que conformam o resultado final.

"Sempre busquei explorar distintas formas de desenho e expressão no desenho arquitetônico, tanto o digital quanto o feito a mão. O valor que ele possui no projeto para mim é vital, e transformou-se em meu momento favorito: ter que sentar e decidir qual a melhor forma de o mostrar, como torná-lo mais didático, como trabalhar as espessuras, os graus de cinzas, as sombras, a transparência. Para mim a representação do projeto é fundamental".

Esta paixão pelo desenho lhe deu a ideia de levar a riqueza de uma planta de arquitetura à liberdade do retrato, utilizando as mesmas regras mas soltando sua rigorosidade e tornando-se livre para representar.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Mies Van Der Rohe. Imagem © Francisca Álvarez Ainzúa    Mies Van Der Rohe. Imagem © Francisca Álvarez Ainzúa

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Tadao Ando. Imagem © Francisca Álvarez Ainzúa        Tadao Ando. Imagem © Francisca Álvarez Ainzúa

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Zaha Hadid. Imagem © Francisca Álvarez Ainzúa     Zaha Hadid. Imagem © Francisca Álvarez Ainzúa

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Rem Koolhaas. Imagem © Francisca Álvarez Ainzúa   Rem Koolhaas. Imagem © Francisca Álvarez Ainzúa

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Teodoro Fernández. Imagem © Francisca Álvarez Ainzúa       Teodoro Fernández. Imagem © Francisca Álvarez Ainzúa

* Para mais detalhes sobre seu trabalho visite o link.

 

Fonte:Franco, José Tomás. ""Arquitetura do Retrato", por Francisca Álvarez Ainzúa" ["Arquitectura del retrato", por Francisca Álvarez Ainzúa] 21 Dec 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Victor Delaqua) Acessado 21 Dez 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/759326/arquitetura-do-retrato-por-francisca-alvarez-ainzua

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan