Escola da Cidade encerra o ano com palestra dos arquitetos Edgar Mazo e Sebastian Mejia



A Escola da Cidade encerra o ano letivo de 2014 com aula aberta dos arquitetos colombianos Edgar Mazo e Sebastian Mejia, no dia 10 de dezembro, quarta-feira, às 18 horas.
Fundadores do escritório L.A.P - Laboratorio de Arquitectura y Paisaje, criado em 2011, Mazo e Mejia  atuavam anteriormente no conceituado Paisajes Emergentes, em conjunto com o arquiteto Luis Callejas, até o escritório encerrar suas atividades em 2011.
Se o laboratório é o local para investigação, experimentação e análise, para Edgar eSebastian, paisagem e espaço são seus objetos de estudo e, sob essa lógica, as estratégias de aproximação ao espaço pretendem sedimentar os conhecimentos adquiridos e sintetizar experiências espaciais vividas, sempre buscando redefinir a ideia da arquitetura e da paisagem através da implementação de distintos processos de aproximação ao projeto, processos abertos e diversos, únicos para cada solicitação.
O curso do tempo é, talvez, uma das questões fundamentais que acompanham os vários projetos de L.A.P., já que para Edgar e Sebastian estão, inevitavelmente, escritos nos ciclos e processos naturais; neste campo também é possível identificar um forte questionamento das problemáticas atuais em torno a um desequilíbrio ambiental, de modo que o projeto torna-se, para eles, uma oportunidade de propor estratégias de restituição e/ou regeneração dos recursos naturais como uma parte ativa e peça fundamental de sua obra.
Desde Paisajes Emergentes, Edgar Mazo e Sebastian Mejía têm apresentado seu trabalho em exposições individuais e coletivas, como Urbanismo Social (Pavillion de L´Arsenal, Paris, França – 2011), Inundaciones, Exposição em LIGA/Espacio para Arquitectura (México - 2011). Bienal de Arquitectura Latinoamericana (Pamplona, Espanha - 2011), La Ville Fertile, Ciré de l´Architecture et du Patrimoine (Paris, França - 2011), entre outros.
Nos últimos anos, vem desenvolvendo um trabalho educativo orientado a incentivar a autonomia e pesquisa dos alunos de graduação em Arquitetura e, de maneira conjunta e individual tem atuado como professores em diversas instituições. Seu trabalho tem sido reconhecido em vários concursos internacionais de arquitetura, obtendo diversos prêmios, como por exemplo, em 2013, quando foram selecionados como finalistas no Concurso Público Internacional de Anteproyecto Urbanístico, Paisajísto, Arquitectónico y sus Estudios Complementarios do Parque Del Río em la Ciudad de Medellín. Foram selecionados ainda pelo Governo de Antioquia (Colômnia) para o desenho de Parques Educativos, nos municípios de Concordia e Entrerrios. Em 2012, receberam também, dentre outras premiações, Menção Honrosa no Concurso Público Internacional Parque Verde La Carlota (Caracas, Venezuela).
A palestra do dia 10 de dezembro, que é gratuita e aberta ao público, encerra as atividades do ano letivo da Escola da Cidade. Edgar Mazo e Sebastian Mejia foram convidados pelo curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura, que discute, por meio da arquitetura, a formação cultural dos países da América, a partir da própria condição geográfica e histórica.
O último módulo discutido pela pós, em 2014, tratou da Colômbia e, para 2015, a proposta será estudar os países Paraguai, Peru, Canadá e Equador. Nomes como Solano Benitez, Javier Corvalan e Jose Cubillas já estão conformados para o módulo Paraguai. Voltado a arquitetos e urbanistas, artistas, engenheiros, além de demais interessados no tema, o curso tem a ideia de refletir sobre as necessidades próprias destes países, as relacionando às esferas culturais, socioeconômicas e ambientais. As inscrições estão abertas até 06 de fevereiro de 2015, no site da Faculdade.
Os professores coordenadores da pós-graduação e organizadores do evento, Fernando Viégas e Alvaro Puntoni, comentam que “as aulas abertas do curso são uma oportunidade única para nos aproximarmos da arquitetura realizada em nosso continente, como uma janela que abrimos para a paisagem a ser descoberta”.

Palestra com Edgar Mazo e Sebastian Mejia
  • Data: 10 de dezembro, quarta-feira
  • Horário: 18 horas
  • Local: Escola da Cidade
  • Endereço: Rua General Jardim, 65 São Paulo-SP
  • Mais informações: www.escoladacidade.edu.br
  •          Evento gratuito e aberto ao público
  • Título: Palestra com Edgar Mazo e Sebastian Mejia
  • Website: www.escoladacidade.edu.br
  • Organizadores: www.escoladacidade.edu.br
  • De: 10 de Dezembro de 2014, 18:00
  • Até: 10 de Dezembro de 2014, 20:00
  • Onde: Escola da Cidade
  • Endereço: Rua General Jardim, 65 - Vila Buarque, São Paulo - SP, 01223-011, Brasil

Fonte:Romullo Baratto. "Escola da Cidade encerra o ano com palestra dos arquitetos Edgar Mazo e Sebastian Mejia" 07 Dec 2014. ArchDaily Brasil. Acessado 8 Dez 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/758632/escola-da-cidade-encerra-o-ano-com-palestra-dos-arquitetos-edgar-mazo-e-sebastian-mejia?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=055eeac73a-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-055eeac73a-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan