Lista de presentes de Natal para arquitetos

 Natal _ presente arquitetos                                                                                                                                                       Pedro Vada. Image Cortesia de ArchDaily Brasil

Aproximam-se as festas de final de ano e muitos começar a se perguntar como presentearão seus familiares e amigos no Natal. A tarefa pode se tornar ainda mais difícil quando a pessoa querida é um arquiteto. Assim, resolvemos ajudar aqueles que ainda estão em dúvida sobre o que comprar e compilamos uma lista de presentes que agradarão qualquer arquiteto.

Veja nossas sugestões a seguir.

Alças de câmera FG Edition

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

© Joana Guerra       © Joana Guerra

FG Edition é uma linha de acessórios de fotografia desenhada pelo fotógrafo portuguêsFernando Guerra. Desenvolvidos pela SUL, as alças de câmera têm desenho simples e acabamento impecável. Executadas à mão por artesãos em uma pequena aldeia perto de Lisboa, as alças são produzidas em edições limitadas e são um ótimo presente para aqueles que não saem desacompanhados de suas câmeras.

Sugerimos aqui as alças Seoul, Burgos castanha, São Paulo e Macau.

Caderno Moleskine

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Ter à mão um bom caderno de desenho é essencial. A Moleskine oferece uma ampla variedade de tamanhos e cores, além dessa série temática com obras de renomados arquitetos. Qualquer que seja a opção, um caderno é uma ferramenta tão cotidiana e útil que será sempre bem recebido. Disponível aqui.

Bauhaus Chess

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Cortesia de Desmobília      Cortesia de Desmobília

Jogo de peças de xadrez, projetado em 1923 por Josef Hartwig, com linhas limpas típicas da Bauhaus. Os símbolos são baseados puramente no princípio do design funcionalista associado à escola alemã, ou seja, nas peças a forma segue a função. Elas têm medidas que variam de 2 a 3 cm de largura e profundidade. Disponível aqui.

Cinto de utilidades da Moleskine

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Cortesia de Moleskine      Cortesia de Moleskine

Moleskines são sempre apreciados por arquitetos, e profissionais de outras áreas criativas. Esses pequenos cadernos conquistam por sua simplicidade e elegância. Este ano a Moleskine lançou um cinto de utilidades que é uma espécie dispositivo a ser acoplado à capa do caderno. Ele contém diversos compartimentos para guardar canetas, aparelhos celulares, cartões de apresentação, óculos, entre outras coisas: ideal para organizar seu material de desenho. Disponível na página da Moleskine.

Bolsas de couro SUL

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

© Sanda Pagaimo      © Sanda Pagaimo

Também produzidos pela SUL, essas bolsas são confeccionadas à mão por artesãos. Feitas em pequenas edições, o material usado nessas bolsas é cuidadosamente escolhido; nas palavras dos designers: “se encontrarmos uma pele bonita, que se adapta a um dos nossos modelos, aproveitamo-la, ainda que com ela possamos fazer apenas uma bolsa.”

A pele de alguns modelos pode apresentar irregularidades, imperfeições e cicatrizes, próprias da textura do couro escolhido. Além de simples esses modelos também são resistentes e duráveis, podendo servir para carregar desde compras até seu laptop e materiais de trabalho. Disponível aqui.

LEGO® Architecture Studio

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

© LEGO®      © LEGO®

Concebido como uma ferramenta através da qual adultos podem liberar sua criatividade, a caixa com 1200 peças monocromáticas busca inspirar os consumidores a pensar como um arquiteto no momento de criação de seus edifícios. A caixa acompanha também um livreto de 272 páginas com informações de alguns dos mais renomados arquitetos da história. Disponível aqui.

Cafeteira Bialetti

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

© Carolina D. via Fancy      © Carolina D. via Fancy

Um clássico do design, há mais de 80 anos as cafeteiras Moka Express da Bialetti vem aproximando as pessoas do autêntico café italiano. Com mais de 200 milhões de unidades produzidas, esse é um presente que não agrada apenas arquitetos, mas qualquer amante do café. Disponível em diversos tamanhos aqui.

Livros sobre Artigas e Lúcio Costa

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Em 2015 comemoraremos o centenário de Vilanova Artigas, para entrar no clima, que tal presentear com a renomada publicação: Caminhos da Arquitetura? O livro reconstrói com ensaios, discursos e entrevistas a trajetória de João Batista Vilanova Artigas. Depois de edições nos anos 1980, o livro ganha uma nova organização que conduz o leitor pelos primeiros escritos do arquiteto, as aulas inaugurais, ensaios sobre o projeto moderno e depoimentos e entrevistas que revisam sua trajetória pessoal. Também incorpora “A função social do arquiteto”, material de seu concurso para professor titular da FAU-USP em 1984. Artigas discute com grande clareza e lucidez o papel histórico e social da arquitetura moderna.

Outro nome que todo arquiteto deve ter em sua biblioteca é Lucio Costa. No livro Um modo de ser moderno - Lucio Costa e a crítica contemporânea, originado do seminário ”Um século de Lucio Costa” constitui uma chave importante para desvendar a formação de Lucio Costa, bem como sua relação com o projeto de modernidade nas artes e na arquitetura brasileiras e internacionais. Além de depoimentos de amigos e companheiros de geração, o livro reúne ensaios de renomados estudiosos de arquitetura e urbanismo..

Anéis de concreto

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Courtesy of architactcollective     Courtesy of architactcollective

Criados pelo Architact Collective, esses anéis de concreto são apenas alguns dos produtos feitos pelo grupo a partir de materiais de construção, como tijolo e madeira. Além de adquirir o anel pronto, é possível criar o seu próprio acessório com o kit “faça você mesmo” que eles disponibilizam.

Almofada Origami

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Após entregar aquele projeto que nos tirou várias noites de sono, ter uma almofada confortável em mãos que nos permita recuperar as energias é mais que necessário. Um belo modelo sãhttp://wearleaf.com/o as almofadas com motivos triangulares inspiradas na técnica do origami. Disponíveis aqui.

Óculos de madeira

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Cortesia de Leaf     Cortesia de Leaf

Para o momento em que o arquiteto deixa o estúdio para visitar a obra, óculos de sol são itens indispensáveis. Fugindo dos clássicos, incluímos desta vez esses modelos de madeira feitos à mão no Estúdio Leaf em São Paulo. Todos os exemplares são produzidos com madeiras provenientes de florestas certificadas. Disponível aqui.

Acessórios de bicicleta

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Cortesia de Alforjaria     Cortesia de Alforjaria

Uma bicicleta pode estourar o orçamento previsto para um presente de Natal, no entanto, arquitetos ciclistas adorariam ganhar um acessório para seu meio de transporte de duas rodas. Esses acessórios, da Alforjaria, são produzidos artesanalmente, com um pequeno número de peças por coleção, garantindo um minucioso controle de qualidade.

Seja um alforje, uma bolsa de guidão ou uma roll bag, esses itens vão facilitar a vida daqueles que se deslocam pela cidade de bicicleta.

Livros sobre Brasília

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Para quem quer saber mais sobre a história da criação de Brasília, a publicação de O concurso de Brasília . sete projetos para uma capital investiga os antecedentes históricos, além dos episódios e polêmicas que marcaram sua fundação. No volume, o arquiteto paulista Milton Braga analisa os sete projetos premiados no Concurso de Brasília . ou Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil . ocorrido entre 1956 e 1957, que definiu a cidade como ela é conhecida hoje em dia.

Outra ótima pedida, mais sofisticada é a publicação Arquivo Brasília. Entre 2003 e 2005 os artistas Lina Kim e Michael Wesely vasculharam arquivos públicos e privados num ambicioso trabalho de levantamento, catalogação e restauração de fotografias sobre a construção de Brasília, muitas delas inacessíveis ao público e com risco de desaparecimento. Os dois realizaram um trabalho monumental de pesquisa e tratamento de imagens, partindo de aproximadamente dez mil originais, até chegar a uma edição final de 1400 imagens.

Além do expressivo material fotográfico, em cores e P&B, que vai das primeiras expedições de Kubitschek ao terreno, em 1956, passando pelas obras iniciais, a construção dos edifícios, até a inauguração da capital, em abril de 1960, e as décadas seguintes, a edição inclui ainda textos teóricos de críticos reconhecidos e também uma entrevista com o arquiteto Lucio Costa. O livro definitivo sobre a epopeia da construção da capital federal tem versões em português e inglês.

Filmes

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Cortesia de Amazon          Cortesia de Amazon

O cinema está intimamente ligado à nossa profissão. Mas além da temática específica de cada filme ou documentário, o cinema expande a mente através de seus personagens, cenários e sequências. Ele nos fala do modo como habitamos nossas cidades e nos instiga a construir melhor. Sugerimos três filmes de gêneros diferentes, porém certamente muito interessantes a qualquer arquiteto: "Garbage Warrior", "The Grand Budapest Hotel" e "Janela Indiscreta". Para mais sugestões de filmes acesse a seção Cinema e Arquitetura.

Lente de Iphone

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Estas lentes para iPhone oferecem outras distâncias focais para a câmera do smartphone: faça panorâmicas com uma grande angular “olho de peixe” ou registre detalhes com a lente macro. Disponível aqui.

Lápis Faber-Castell

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Fato, o meio de comunicação por excelência dos arquitetos são os desenhos, diagramas e esquemas, por isso é indispensável ter sempre em mãos um bom lápis. Qualquer que seja o tipo, essa ferramenta é sempre bem vinda na hora de projetar, e a Faber-Castell e aLamy oferecem uma ampla variedade de exemplares de qualidade. 

Pôsteres de Arquitetura

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

© Federico Babina    © Federico Babina

Publicamos com frequência em nossa página as ilustrações de Federico Babina que lidam com a temática arquitetônica mesclada às outras artes, desde o cinema até à música e a pintura. Belos itens de coleção, essas ilustrações são ótimos presentes para arquitetos e qualquer entusiasta do design. Disponível aqui.

Feliz Natal!

 

Fonte:Equipe Editorial. "Lista de presentes de Natal para arquitetos" 18 Dec 2014. ArchDaily Brasil. Acessado 19 Dez 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/759205/lista-de-presentes-de-natal-para-arquitetos?ad_medium=widget&ad_name=most-visited-index

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan