multifacetado

josé marton lança livros com retrospectiva das suas quatro áreas de atuação: arquitetura, arte, cenografia e design

texto
maria silvia ferraz
fotos
divulgação

facetas, de josé marton | volume arquitetura

facetas, de josé marton | volume arquitetura

O projeto de uma loja, a cenografia de um desfile de moda, um móvel de acrílico, o suporte para uma obra de arte de grandes dimensões. A princípio, não há conexões entre estas quatro coisas. A não ser o fato de que todas foram criadas por José Marton. O Marton Estúdio, atua em quatro áreas diferentes, mas complementares.

Uma publicação agora reúne seus diferentes trabalhos. Facetas, da editora C4, é composto de quatro livros. Arquitetura traz textos do administrador Carlos Magno Gibrail e projetos comerciais; Soluções para Arte é escrito pela curadora Rejane Cintrão e mostra a importância das estruturas criadas por Marton para exposições no Brasil; em Cenografia, Paulo Borges, criador do Calendário Oficial da Moda Brasileira, fala dos cenários de desfiles; em Design, o jornalista Allex Colontino revela as inovações tecnológicas e criativas do mobiliário desenhado por Marton.

facetas, de josé marton | volume design | linha anonimo

facetas, de josé marton | volume design | linha anonimo

Esta divisão por temas reflete o jeito de pensar de Marton. É assim que ele organiza seu estúdio, hoje focado na economia criativa - saiu da indústria que tinha com seu irmão Fernando, a Marton+Marton, há dois anos. Como nunca para, mal acabou de lançar o livro e já está pensando em seu próximo projeto: a criação de um instituto para sua coleção de arte. São 500 obras brasileiras contemporâneas, que ocupam o sexto andar de um prédio na Barra Funda. Agora, ele quer relacioná-las à arte internacional. “Temos o melhor do tudo. Meu interesse é fazer as conexões com a América Latina e o resto do mundo, através de curadores, artistas, com residências. Fazer com que a arte brasileira seja um ponto de interesse mundial, que mostre realmente a força que nós temos como artistas. O Brasil tem muita qualidade”, diz.

A arte é hoje um dos maiores prazeres de Marton. “Administrar uma coleção é incrível! O sexto andar é meu parque de diversões”, conta. O interesse surgiu quando ele ainda era criança. Aos 11 anos, leu um texto sobre mecenato na aula de história. Ali decidiu que seria artista. Dois anos mais tarde quis fazer um curso de desenho e pintura no Senac de Catanduva, sua cidade natal. O professor não deixou porque o menino era muito jovem. Aos 15, conseguiu ingressar e logo ganhou prêmios. O mestre, amigo de seu pai, o marceneiro Antonio Marton Sobrinho, tentava convencê-lo a deixar o filho a fazer faculdade de arte. Mas o pai queria que José se tornasse administrador e tocasse a fábrica da família.

facetas, de josé marton | volume cenografia

facetas, de josé marton | volume cenografia

Não podemos dizer que o desejo do pai não tenha se concretizado. Marton é um tambémm administrador, mas de seu próximo negócio. Ao se formar em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina, ganhou a oportunidade de expor em um salão universitário em Paris. Preferiu receber o prêmio em dinheiro, abriu mão da viagem e começou seu negócio, fazendo telas para os colegas. “Não queria voltar para o interior. Tinha interesse de trabalhar com arte. A maneira que encontrei para ficar em São Paulo foi usar o conhecimento que eu tinha da indústria da madeira para criar soluções para arte”, relembra. Na Bienal de São Paulo de 1997, ficou diante de um quadro de Anselm Kiefer e decidiu que seria colecionador. Os amigos caçoaram: como você vai ter um Kiefer se anda de ônibus?”. Anos depois, fez a montagem de sua exposição no Brasil e conseguiu adquirir uma obra. Começava assim uma coleção puramente emocional. “Nunca tive a preocupação com o valor. Adquiro o que realmente me traz conteúdo, tem um sentido pessoal”, explica.

facetas, de josé marton | volume design

facetas, de josé marton | volume design

Das soluções para arte, se envolveu no mundo da moda. Foi chamado para fazer uma exposição de fotografia para a marca Forum e logo estava criando a cenografia dos desfiles. A arquitetura para lojas foi mais um desdobramento. Também é designer de mobiliário, algo que adora, mas não atua tão diretamente atualmente. “Foi uma ruptura me distanciar da indústria. O livro é um fruto desta nova fase”, diz. Perto dos 50 anos - e inquieto como durante toda a vida - ele agora se prepara para, talvez, afunilar sua atuação. Delegar mais. “Mas eu amo trabalhar!”, logo se contradiz. Esperamos que ele continue assim, criando e nos mostrando que é possível ser tudo em um.

facetas, de josé marton | volume soluções para arte

facetas, de josé marton | volume soluções para arte

martonestudio.com.br/

Fonte: http://www.bamboonet.com.br/posts/jose-marton-lanca-livros-com-retrospectiva-das-suas-quatro-areas-de-atuacao-arquitetura-arte-cenografia-e-design?utm_source=newsletter&utm_campaign=12de7ad8bc-newsletter_80_2_dezembro12_2_2014&utm_medium=email&utm_term=0_f1c911abd5-12de7ad8bc-102987541

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan