Studio Paralelo vence concurso e ampliará sede gaúcha do Sindicado dos Engenheiros


Postado em 29/05/2014 - 16:28
O escritório gaúcho Studio Paralelo venceu o concurso para ampliar a sede do Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (SENGE-RS), em Porto Alegre
Imagens: divulgação


  • O escritório gaúcho Studio Paralelo, liderado pela arquiteta Rochelle Castro, venceu o “Concurso Nacional para Expansão da sede do SENGE-RS”, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS). Lançado em março deste ano, o edital buscava a melhor proposta em estudo preliminar para ampliação da matriz do Sindicato dos Engenheiros, em Porto Alegre.

    No total a competição recebeu 20 projetos, que foram avaliados pela comissão julgadora formada pelos arquitetos João Diniz, Luiz Fernando Janot, Nino Roberto Schieder e Juliana Corradini, além do engenheiro civil José Luis Canal.

    Para explorar o caráter público da instituição, o projeto do Studio Paralelo prevê a construção de um edifício capaz de promover uma conexão com a cidade por meio de espaços multiuso no nível térreo (áreas sociais e comerciais) e na plataforma elevada (usos eventuais e institucionais).

    Os segundo e terceiro lugares do concurso ficaram com os escritórios Dal Pian Arquitetos (São Paulo) e Castagna Incorporações e Construções (Porto Alegre). O quarto lugar foi dado aos arquitetos do Urban Recycle (Bahia) e a quinta colocação ficou com o escritório CGL Construção e Incorporação (Curitiba), enquanto o projeto desenvolvido pelos curitibanos do Grifo Arquitetura recebeu uma menção honrosa do júri.

    Confira abaixo os projetos vencedores:

    1º Lugar (ACIMA)
    Escritório: Studio Paralelo Arquitetura e Design ltda
    Arquiteto Titular: Rochelle Rizzotto Castro
    Co-Autores: Luciano Rocha de Andrades, Silvio Lagranha Machado, Elisa Toschi Martins, Cassio Orlandi Sauer, Andres Gobba, Matias Carballal e Maurício Lopez
    Local: Porto Alegre, RS

    2º Lugar


    Escritório: Dal Pian Arquitetos Associados
    Arquiteto Titular: Renato Dal Pian
    Co-Autor: Lilian Dal Pian
    Local: São Paulo, SP
    3º Lugar


    Escritório: Castagna Incorporações e Construções
    Arquiteto Titular: Ana Cristina Castagna
    Co-Autores: Anna Carolina Manfroi, Anderson Dall'Alba, Camila da Rocha Thiesen, Diogo Erdman Valls, Gabriel Lima Giambastiani, Jaqueline Ayres Lessa, Maite Vazquez, Mário Guidoux Gonzaga, Martin Pronczuk, Mathias Pereira Sant'Anna e Santiago Saettone
    Local: Porto Alegre, RS

    4º Lugar
    Escritório: Urban Recycle Arquitetura
    Arquiteto Titular: Saul Kaminsky Bernfeld Oliveira
    Co-Autores: Diego Viana Gomes e Carlos Paiva Corral Perles
    Local: Salvador, BA
    5º Lugar
    Escritório: CGL Construção e Incorporação e Empreendimentos
    Arquiteto Titular: Ignacio Herrera Garcia
    Co-Autores: Gilberto Baroni Junior, Gabriel Zem Schneider, Thiago Augustus Prenholato Alves, João Gabriel Küster Cordeiro, Giovanni Guillermo Medeiros e Alexandre Garcia Strozzi
    Local: Curitiba, PR
    Menção honrosa


    Escritório: Grifo Arquitetura
    Arquiteto Titular: Fábio Domingos Batista
    Co-Autores: Moacir Zancopé Junior, Vitor Jun Takahashi e Martin Kaufer Goic
    Local: Curitiba, PR

Livro digital sobre construção sustentável

Versão digital de “Tornando nosso ambiente construído mais sustentável – Custos, Benefícios e Estratégias”, do norte-americano Greg Kats, esta disponível para download gratuito.
 
CLIQUE AQUI para baixar (tamanho 5MB, 279 páginas)

Livro de construção sustentável é lançado pelo Secovi-SP
Foi lançado o livro “Tornando nosso ambiente construído mais sustentável – Custos, Benefícios e Estratégias”, do norte-americano Greg Kats, uma das maiores autoridades da atualidade no estudo dos aspectos econômicos relacionados ao ciclo de vida de empreendimentos imobiliários sustentáveis. A versão digital da obra em português foi viabilizada pelo SECOVI.

“Uma das missões do Sindicato é democratizar a informação, tornando-a acessível a todos. Confiamos que é pela informação que as coisas se transformam. Esta é mais uma obra que produzimos e representa um importante degrau nesse processo”, disse Ciro Scopel, vice-presidente de Sustentabilidade do Secovi-SP, na abertura do evento, ocasião em que representou o presidente da entidade, Claudio Bernardes. O Secovi-SP tem em seu repertório de publicações nesta área o caderno Condutas de Sustentabilidade no Setor Imobiliário, feito em parceria com o CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável), e os Indicadores de sustentabilidade, com a Fundação Dom Cabral.

Por videoconferência, Kats demonstrou satisfação em ter o seu livro traduzido para o português e de a versão eletrônica ser distribuída para um mercado tão grande como o brasileiro. “Está se tornando arriscado não construir prédios sustentáveis. Nos EUA, 50% dos prédios públicos construídos são verdes. A edificação de edifícios sustentáveis, que são mais eficientes, saudáveis e que oferecem mais qualidade, pode transformar o Brasil”, disse.

O livro foi apresentado pelo diretor de Sustentabilidade da entidade, Hamilton de França Leite Junior. Um dos principais dados, resultante de uma pesquisa com mais de 170 edifícios certificados, é que, em média, a construção de um prédio sustentável custa apenas 2% a mais que um convencional. “A percepção das pessoas é que esse custo adicional é de 17% - uma percepção errada”, afirmou. E este custo adicional é superado em quatro vezes pelos benefícios diretos (economia de água e energia, saúde etc.) proporcionados aos ocupantes da edificação.

Nas escolas verdes pesquisadas, houve incremento de 3% na produtividade, aprendizado e performance e redução de 3% no turnover de professores, 15% em pessoas com resfriado e gripe e 25% em asma. Já nos edifícios comerciais, os ganhos foram na valorização dos imóveis: a taxa de ocupação é 5% maior, o ganho com aluguel cresce 35% e o valor do imóvel aumenta em 64%, em comparação com os convencionais.

“O livro mostra que todo mundo ganha ao construir prédios sustentáveis, desde o loteador até o morador. Mas por que mais prédios verdes não são construídos?”, questionou Hamilton, já emendando a resposta baseada em sua pesquisa de mestrado sobre o mesmo tema: “Conflitos de interesses entre incorporador e usuário; visão de curto prazo do incorporador, cujo papel vai só até a entrega das chaves, ficando para os usurários usufruir os benefícios proporcionados pelo tipo de construção, entre outros”.

Em seus comentários durante o evento, o professor Cláudio Alencar, da Poli-USP, lamentou a falta de uma base de dados consistente e rigorosa em construção sustentável no Brasil, que permita a realização de pesquisas e trabalhos acadêmicos. “É preciso organizar mecanismos de produção dessas informações de forma sistematizada, para que ocorra a sua disseminação. O Secovi-SP é um dos agentes, mas há outros que podem coletar e fornecer essas informações”, disse. Ele ainda destacou, do livro, dois importantes parâmetros: agregação de custo na fase de implementação, e economia de custo na ocupação.

José Moulin Netto, do Green Building Council Brasil, enfatizou a importância de não se olhar somente os custos da construção, mas todo o ciclo, que chega a durar 50 anos na ocupação de um edifício, período em que os benefícios serão usufruídos.

As vantagens para a saúde e qualidade de vida dos ocupantes dos edifícios sustentáveis apontados no livro foram destacados por Marcelo Takaoka, do CBCS, e por Luiz Ceotto, da Tishman Speyer. “Todo Governo deveria olhar atentamente para o ambiente mais saudável proporcionado por esses prédios. Isso impacta diretamente o sistema de saúde das cidades”, ressaltou Takaoka. “O impacto dessas construções na vida do ser humano é um ponto pouco explorado no Brasil, e sempre ganha cunho político, pouco científico”, lamentou Ceotto.

Qualidade da informação e metodologia adotada na pesquisa realizada pelo autor do livro foram destacadas por Rafael Tello, pesquisador da Fundação Dom Cabral. “Precisamos de informações para dar sentido à construção sustentável. O livro serve de parâmetro para Brasil”, afirmou. Ele elogiou a transparência com que as informações são mostradas na obra de Kats. “Se a construção sustentável traz benefícios, é necessário quebrar barreiras para ser mais adotada. É possível ter empreendimentos sem custo adicional. Basta escolher os requisitos”, disse. Em concordância com Tello, Greg Kats adicionou que “construções que não são sustentáveis estão ultrapassadas”.

Arquitetura de São João del Rey contada em livro

A obra traz panorama sobre a arquitetura da cidade que tem na história do país suas principais bases


Foto da rua Ribeiro da Silva mostra diversidade arquitetônica


São João del Rey teve um desenvolvimento econômico diferenciado em relação a outras cidades mineiras e isso refletiu em sua arquitetura. Esse e outros fatos podem ser conferidos no livro “Memória Arquitetônica de São João del Rey”, que será lançado nesta segunda no BDMG Cultural.
Escrita pelos arquitetos André Guilherme Dornelles Dangelo e Vanessa Borges Brasileiro, a obra traz um panorama sobre a arquitetura e o urbanismo da cidade, que tem na história do país suas principais bases.

“Por estar localizada próxima do sul e do oeste do Estado, São João del Rey não estagnou economicamente no século XIX. Enquanto as outras cidades ‘adormeceram’ com o fim do ciclo do ouro, São João teve uma nova prosperidade com a economia do café”, conta André Dangelo. “Isso trouxe também uma riqueza arquitetônica para a cidade”, diz.

Essa riqueza, no entanto, reflete todos os ciclos econômicos pelos quais São João passou. Desde o período colonial até os dias de hoje, passando pelo império e pelo período republicano, com todas as modificações que essas épocas implicaram.

“A diversificação do estilo arquitetônico da cidade está vinculada a cada ciclo e também à capital do país, o Rio de Janeiro. Com a chegada dos engenheiros sanitaristas e positivistas do oeste de Minas, a ideia de cidade moderna foi ali aplicada. Assim São João ganhou projetos de saneamento básico e tudo o que se pregava naquele momento”, diz André.

O resultado disso é um local com reconhecida diversidade arquitetônica. “Dificilmente outra cidade de porte médio terá uma arquitetura tão rica, essa é uma característica de metrópoles”, afirma. Por outro lado, ele aponta a cultura do descaso com o patrimônio histórico, que até alguns anos atrás descaracterizava impunemente a cidade. “Até os anos 60 o processo de renovação de São João del Rey não era feito de forma sustentável. Só a partir desse momento é que a preocupação com a preservação começou a existir. Hoje, o Conselho do Patrimônio é muito atuante e faz um enorme esforço que envolve a cultura e o esclarecimento da população”, afirma Dangelo.

Esse processo de modificação que a cidade viveu também se reflete no comportamento de seus cidadãos, que passam a aceitar as mudanças com mais facilidade. “É um local onde as pessoas não estranham a modernidade. Lá convive-se bem tanto com a ideia de renovação quanto com a de preservação”, avalia o arquiteto.

Agenda

O que. Lançamento de “Memória Arquitetônica de São João Del Rey”

Quando. Nesta segunda, às 19h

Onde. BDMG Cultural, rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes

Quanto. Entrada Franca

Arquiteta Rosa Kliass recebe Prêmio “Pensador de Cidades: Luiz Antônio Pompéia”

A premiação acontece nesta quarta-feira (28/05), em São Paulo



A arquiteta paisagista Rosa Kliass recebe na quarta-feira (28/05), em São Paulo, o Prêmio “Pensador de Cidades: Luiz Antônio Pompéia”. O prêmio é oferecido pela Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio) e homenageia um de seus fundadores, um apaixonado defensor da capital paulistana falecido em 2000. O objetivo é “estimular iniciativas de pessoas que, por sua atuação, tenham contribuido para a inclusão do cidadão no organismo urbanístico das cidades”.

Rosa Grena Kliass, que há pouco completou 80 anos, também foi homenageada recentemente pelo IAB no XX Congresso de Arquitetos do Brasil. Fundadora da ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas), ela é coautora com o arquiteto Jorge Wilheim do projeto do Vale do Anhangabaú. Em São Paulo, também projetou os parques Burle Marx e da Juventude. Nos últimos anos, ela teve seu trabalho focado no Norte e Nordeste do País, desenvolvendo em Belém, os projetos do Mangal das Garças e das Docas; em Macapá, o Parque do Forte e, em Salvador, os parques da Lagoa do Abaeté e das Esculturas.

O prêmio da Embraesp já comtemplara, em edições anteriores, os arquitetos Jorge Wilheim e David Libeskind. O primeiro presidente do Conselho que elege os premiados foi o arquiteto Fábio Penteado, já falecido.

Aos homenageados é entregue uma gravura digital de Luiz Aquila, doada especialmente para este prêmio, com interferências diretas de pintura e desenho feitas pelo próprio artista, em cada unidade editada.

O premiado

Veja entrevista exclusiva da arquiteta Rosa Kliass para o jornalista Paulo Markun, no portalwww.arquiteturaurbanismo.todos.org.br, do CAU/BR:


Leia:

Entrevista com a arquiteta publicada na revista “aU”:


Artigo “O lugar bonito”, de sua autoria,  publicado no portal Vitruvius:


Reportagem da revista “Projeto” sobre seu trabalho no Parque da Juventude:


Cidadania

Ficar surpreendido perante a normalidade de atitudes e comportamentos comprometidos com a solidariedade, civilidade, gentileza urbana e condição de cidadania motiva a reflexão acerca do tipo de sociedade que conformamos e de cidade que construímos. Tal grata surpresa aconteceu em recente visita à cidade de Medellín (paradigma de transformação social e urbana da contemporaneidade) e preocupa diante da inevitável comparação com a situação das cidades brasileiras, pelo menos do Recife.
            A construção de uma cidade inicia-se pela formação dos cidadãos e complementa-se com as propostas urbanísticas e intervenções capazes de estimular a convivência civilizada. Não adianta uma sem a outra. Cidades podem ser bem configuradas, porém carentes de alma, isto é, da energia vital que surge das pessoas em exercício da cidadania manifestada na apropriação dos espaços públicos.
            Esta reflexão acontece diante de fatos recentes preocupantes, que acenderam o sinal de alerta acerca da baixa consciência de cidadania, situação que aumenta o desafio de elaborar um projeto de cidade inclusiva, integrada e civilizada e questiona a efetiva contribuição da arquitetura e do urbanismo para tal objetivo.
            Não recuperada ainda da perplexidade diante das guerras entre torcidas de futebol, com a morte de uma pessoa mediante o arremesso de vasos sanitários desde o alto das arquibancadas, a sociedade pernambucana ficou atônita e consternada perante os vergonhosos atos de vandalismo cometidos pela sociedade civil em dia de greve da polícia militar. Sem a presença da segurança institucionalizada, parte da sociedade mostra sua verdadeira cara e valores, que refletem uma preocupante degradação dos princípios de cidadania, assim como uma extrema glorificação do consumismo e do vandalismo. Assistir à invasão e saqueio de lojas não só por delinqüentes, mas também por homens, mulheres e jovens com os quais se tenta conviver no dia a dia, constitui uma enorme frustração perante a civilidade decadente.
            As causas de tais comportamentos podem ser atribuídas a muitos fatores, dentre eles, à agressiva promoção do consumismo e a determinação do sucesso pela possessão de bens materiais. De igual forma, o paradigma de desenvolvimento baseado exclusivamente no crescimento do PIB demonstra mais uma vez sua falácia ao ocultar as desigualdades sociais no Estado que teve os maiores índices do país nos últimos anos.
            Mas, a origem desses comportamentos localiza-se, basicamente, no modelo de cidade em construção. Enquanto a exclusão persistir resulta evidente o aumento das tensões sociais, comprometendo a convivência civilizada e os princípios da cidadania. 
            A sociedade brasileira encontra-se prisioneira de um círculo viciado que envolve violência, segurança e urbanismo. “Eu me defendo da cidade que me agride, ainda quando com meu comportamento agrido a cidade que não me defende”. Tal o raciocínio do momento, cujas conseqüências se traduzem na construção de edifícios defensivos pela iniciativa privada, que aumentam a insegurança pública, precisamente, para vender a segurança oferecida pelos empreendimentos. Resultado disso são as paisagens urbanas inóspitas, a dependência total do automóvel e a desintegração social que hoje afeta à sociedade, conjuntamente com a falta de visão ou de interesse de gestões que provocaram o abandono do planejamento, a transformação da cidade em uma mercadoria oferecida ao melhor pagante e a priorização do interesse privado acima do público.


                        Egoísmo, individualidade, arrogância, desigualdade, exclusão, privilégios e corrupção merecem ser substituídos por solidariedade, espírito de comunidade, gentileza, inclusão, honestidade, democracia e cidadania se o objetivo é evoluir como nação civilizada e desenvolvida. Consciência de cidadania é o recurso capaz de promover a transformação social, enquanto planejamento baseado na noção de cidade como âmbito da convivência civilizada, representa o instrumento que promoverá a revitalização urbanística. Os centros urbanos do Brasil merecem ser transformados em cidades, segundo o conceito de civilidade que ele implica, assim como urbanidade e cidadania merecem fazer parte do ensino básico, com o objetivo de promover uma efetiva transformação social a partir da educação.

 Roberto Ghione , arquiteto

Vídeo: Além do Modelo - Jorge Wilheim



Há algum tempo publicamos a iniciativa de uma equipe de sete arquitetos e estudantes de arquitetura que está produzindo um documentário chamado "Além do Modelo - 50 anos da arquitetura em Curitiba", filme que pretende revisitar a história arquitetônica dos últimos 50 anos da capital paranaense.
Veja o vídeo:
Dentre os arquitetos e urbanistas entrevistados estão  Jaime LernerHugo Segawa e Manoel Celho, profissionais que fizeram parte do desenvolvimento urbano de Curitiba desde os anos 60.
Apresentamos desta vez outro dos fragmentos que irá compor o documentário, uma entrevista com o arquiteto e urbanista Jorge Wilheim, gravada apenas alguns meses antes de seu falecimento.
O vídeo acima contém, possivelmente, as últimas imagens gravadas deste urbanista que, em suas palavras, ia “mais pela antropologia do que pela estatística” quando se dedicava ao estudo e observação das cidades.
Reveja o fragmento do documentário que publicamos anteriormente, aqui
Fonte:Romullo Baratto. "Vídeo: Além do Modelo - Jorge Wilheim" 24 May 2014. ArchDaily. Accessed 25 Mai 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/603442/video-alem-do-modelo-jorge-wilheim

UFRJ abre inscrições para Mestrado em Arquitetura Paisagística

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ) está com inscrições abertas até o dia 2 de junho para o Mestrado profissional em Arquitetura Paisagística. A área de concentração é Projeto Paisagístico e Sustentabilidade. Os resultados serão divulgados a partir de 21 de julho, e o curso terá início em 2014.

O curso tem como objeto de estudo a paisagem, seja urbana ou territorial, destacando os processos de construção e transformação dos espaços livres. Há ênfase também na análise e metodologias de projeto de intervenção na paisagem sob uma visão interdisciplinar, a partir da interação dinâmica entre pessoas, lugares e natureza. A coordenação do curso é de Lucia Maria Sá Antunes Costa; Cristóvão Fernandes Duarte é o vice coordenador.

Mais informações no site do Programa de pós-graduação em Urbanismo e nos telefones (21) 2598-1990 e 2598-1984

Evento na UFT – Imagens da Cidade

Um convite para refletir sobre as cidades construídas na tela e sobre como o urbano viabiliza ou redireciona a cultura.

IX Bienal Ibero Americana de Arquitetura e Urbanismo premia 30 obras que contribuíram para "melhorar a vida coletiva"

Foram divulgados os resultados finais da IX BIAU - Bienal Ibero Americana de Arquitetura e Urbanismo, que premiou o arquiteto venezuelano  Fruto Vivas com o Prêmio Ibero Americano, além de outras 30 aboras, 3 publicações, 2 trabalhos de pesquisa e um vídeo na categoria Videourbana. A Bienal buscou reconhecer os trabalhos dentro dos campos da arquitetura e do urbanismo que contribuíram para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Veja o resultado a seguir.

Fruto_vivasFruto Vivas, Prêmio Ibero Americano 2014. Cortesia de correodellago.com.ve

Os prêmios, selecionados por um júri internacional reunido em Madri há alguns dias, configuram uma cartografia do trabalho de criação, difusão, pesquisa e ensino que está sendo realizado na América Latina, Espanha e Portugal. "A Ibero-América engloba um território enorme e extraordinariamente diverso onde vivem mais de 600 milhões de pessoas em habitats heterogêneos. Se a arquitetura e as cidades nos oferecem um retrato eloquente da riqueza cultural, das fragilidades e da energia das sociedades que as produzem, os trabalhos selecionados pelo júri da Bienal ajudam a compreender o estado atual das diferentes sociedades que compõem a Ibero-América", explicam Francisco Burgos e Ginés Garrido, coordenadores da IX BIAU.

O Panorama de Obras é composto por 30 obras, em sua maioria arquitetônicas, pois não foi possível selecionar um conjunto valioso de projetos realizados em escala territorial e paisagística, já que estes eram mais escassos e, em geral, de qualidade inferior. Compondo o Panorama há escolas, habitações socais, um hospital, projetos de reabilitação de edifícios, entre outros. Estas obras se localizam em Portugal (6), Argentina (4), Brasil (4), Espanha (3), Paraguai (3), Colômbia (2), Chile (1), Equador (1), Peru (1) e Uruguai (1).

O júri realizou a seleção dentre as 182 propostas pré-selecionadas pelos comitês nacionais (veja projetos brasileiros pré-selecionados) - no total foram apresentadas mil candidaturas. Na ata, destaca-se "o altíssimo nível" das obras e o "enorme vigor criativo da arquitetura ibero americana, que foi alimentada recentemente por condições de maior estabilidade política e liberdade". Destaca-se também a heterogeneidade das obras, que variam em escala - desde grandes projetos urbanos a pequenas casas -, na diversidade dos contextos sociais e geográficos em que se encontram - por vezes urbanas e, em outras situações, rurais - e nos orçamentos disponíveis.

TalcaLivro "Talca, cuestión de educación"

Na categoria Publicações, com 296 propostas, o júri selecionou o livro "Talca, cuestión de educación"(Chile), que "reconhece de modo gráfico e coerente o trabalho da Escola de Arquitetura chilena e evidencia a trajetória e o crescimento da editora Arquine"; a revista  Plot (Argentina) por ter, em pouco tempo, se convertido em "sinônimo de qualidade editorial e gráfica e em um espaço mais generoso com as arquiteturas do cone sul"; e o aplicativo móvel da Scalae (Espanha), "uma amostra de agilidade intelectual e comunicativa desta editora que há anos estabelece pontes e oferece seu trabalho em múltiplos suportes."

Os trabalhos de pesquisa premiados são: Prisma (México) na categoria de pesquisa aplicada, e Densificación de la ciudad “Aproximación desde la Arquitectura” Aplicación multifamiliares del IESS- Cuenca (Equador), na categoria de pesquisa em equipe.

O júri do Videourbana, a competição de vídeos urbanos, concedeu o prêmio a El último arenero (Chile). Cerca de 60 vídeos competiram nesta categoria.

Argentina | Casa M | Juan Germán Guardati, Román Renzi, Virginia Kahanoff.

Arg__casa_m© Vía ARQ Clarín

Brasil | Praça das Artes | Brasil Arquitetura

Brasil© Nelson Kon

Chile | Colegio Alianza Francesa Jean Mermoz | Guillermo Hevia y Nicolás Urzúa

Colômbia | Jardim de Infância Santo Domingo Savio | Plan B arquitectos

Col© Sergio Gómez

Espanha | Auditório em Cartagena | selgascano

Espa%c3%b1a© Iwan Baan

México | La Tallera | Frida Escobedo

M%c3%a9xico© Rafael Gamo

Portugal | L’And Vineyards Hotel | PROMONTORIO + Studio MK27 – Marcio Kogan

Portugal© FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Fonte:Valencia, Nicolás. "IX Bienal Ibero Americana de Arquitetura e Urbanismo premia 30 obras que contribuíram para "melhorar a vida coletiva"" [IX Bienal Iberoamericana de Arquitectura y Urbanismo premia a 30 obras que "mejoran la vida colectiva"] 22 May 2014. ArchDaily. (Romullo Baratto Trans.) Accessed 23 Mai 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/602231/ix-bienal-ibero-americana-de-arquitetura-e-urbanismo-premia-30-obras-que-contribuiram-para-melhorar-a-vida-coletiva?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=5ced56eee2-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-5ced56eee2-407774757

TEDGlobal 2014 – Rio de Janeiro

Courtesy of TEDGlobal 2014Courtesy of TEDGlobal 2014

O mundo está mudando rapidamente e novos modos de pensar e agir podem emergir em qualquer lugar. Este ano o TEDGlobal acontecerá de 5 a 10 de outubro no Rio de Janeiro, uma cidade que, além dos desafios e questões enfrentados por todas as metrópoles, está em situação singular, devido aos eventos esportivos que acontecerão nos próximos dois anos e que impulsionaram mudanças dramáticas em sua realidade urbana.

Num teatro em Copacabana será apresentado um programa de palestras com especial ênfase nas muitas faces do recente poder e influência do hemisfério sul do planeta.

O tradicional formato do TED será mantido: falas de 3 a 18 minutos intercaladas com música e performances, além de demonstrações tecnológicas, exposições e as famosas festas do TED.

Saiba mais sobre como participar aqui.

Veja a seguir a lista dos 40 palestrantes já confirmados. Nos próximos meses outros devem ser anunciados.

Grimanesa Amoros, artista interdisciplinary peruano
Marie Arana, biógrafo de  Simón Bolívar
Alejandro Aravena, arquiteto chileno / ELEMENTAL
Séverine Autesserre, pedagogo congolano
Tasso Azevedo, ativista ambiental brasileiro
Rodrigo Baggio, inclusionista digital brasileiro
Khalida Brohi, ativista paquistanêsa
Circle of Sound, dupla musical
Teresa Corção, chef de restaurante
Melissa Fleming, porta-voz UNHCR
Wendy Freedman, astrônomo
Misha Glenny, jornalista
Glenn Greenwald, jornalista
Isabel Hoffman, ativista
Syed Karim, diretor de inovação
Vincent Moon, filmmaker nômade
Kimberley Motley, defensor de direitos civis
Robert Muggah, pensador urbano
Vik Muniz, artista e ativista brasileiro
Ethan Nadelmann, especialista em política de drogas
Jimmy Nelson, fotógrafo
Miguel Nicolelis, pioneiro de interface cerebral
José Padilha, filmmaker, diretor de Tropa de Elite
Mark Plotkin, etnobotânico
Navi Radjou, pensador
Matthieu Ricard, monge budista
Ricardo Semler, empreendedor
José Miguel Sokoloff, criador colombiano
Steve Song, empreendedor
Jorge Soto, tecnologista de prevenção de câncer
Danay Suárez, cantor e compositor cubano
Robert Swan, explorador da Antártica
Fred Swaniker, empreendedor africano
Ilona Szabó de Carvalho, especialista em política de drogas
Bruno Torturra, ativista
Zeynep Tufekci, tecnosociólogo
Dre Urhahn e Jeroen Koolhaas, criadores do "Favela Painting"
Joanna Wheeler, pesquisadora sobre violência
Oren Yakobovich, ativista
Tashka Yawanawa, cacique de tribo amazônica

Fonte:Romullo Baratto. "TEDGlobal 2014 – Rio de Janeiro" 22 May 2014. ArchDaily. Accessed 23 Mai 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/602315/tedglobal-2014-rio-de-janeiro

Obras brasileiras e portuguesas premiadas no Panorama de Obras da IX BIAU

Conjunto Habitacional Jardim Edite / MMBB + HF. Image © Nelson KonConjunto Habitacional Jardim Edite / MMBB + HF. Image © Nelson Kon

Publicamos ainda hoje as obras, pesquisas e publicações premiadas na IX BIAU – Bienal Ibero Americana de Arquitetura e Urbanismo. Com o intuito de reconhecer os trabalhos que contribuíram para melhorar a vida coletiva nas regiões urbanas e rurais da Ibero-América, a Bienal premiou, na categoria Panorama de Obras, 30 projetos construídos de Portugal, Argentina, Brasil, Espanha, Paraguai, Colômbia, Chile, Equador, Peru e Uruguai.

A seguir, compilamos as obras premiadas do Brasil e de Portugal.

BRASIL

Praça das Artes / Brasil Arquitetura

Img_4505Praça das Artes / Brasil Arquitetura. Image © Nelson Kon

Conjunto Habitacional Jardim Edite / MMBB + HF

Img_3539Conjunto Habitacional Jardim Edite / MMBB + HF. Image © Nelson Kon

Casa de Fim de Semana / SPBR

761f341ea3d5_bucci02_piscinaCasa de Fim de Semana / SPBR. Image © Nelson Kon

Sede da Inspetoria do CREA-PB / MAPA

66701_130427-037dSede da Inspetoria do CREA-PB / MAPA. Image © Leonardo Finotti

PORTUGAL

Casa CZ / Inês Vieira da Silva e Miguel Vieira

1327433524_017Casa CZ / Inês Vieira da Silva e Miguel Vieira. Image © FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Reconversão do Convento das Bernardas – Tavira / Eduardo Souto de Moura

B_730_7ee3bb752efb4f92b76083d4d53df3d4Reconversão do Convento das Bernardas – Tavira / Eduardo Souto de Moura. Image © Luis Ferreira Alves

Teatro Thalia / Gonçalo Byrne, Patrícia Barbas, Diogo Lopes

507c82eb28ba0d594100004e_thalia-theatre-gon-alo-byrne-architects-barbas-lopes-architects_thaliafinalhr_ext09Teatro Thalia / Gonçalo Byrne, Patrícia Barbas, Diogo Lopes. Image © DMF

Habitações em valadas, L’And vineryards resort Montemor-O-Novo / João Luís Carrilho da Graça

122%c2%a9fg_sg_fullHabitações em valadas, L’And vineryards resort Montemor-O-Novo / João Luís Carrilho da Graça. Image © FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra

Percurso pedonal assistido da Baixa ao Castelo de S. Jorge / João Pedro Falcão de Campos

001Percurso pedonal assistido da Baixa ao Castelo de S. Jorge / João Pedro Falcão de Campos. Image © José Manuel Rodrigues

Escola de Leça do Balio / ANC arquitectos Teresa Maria Dias Novais Gonçalves

1308002_rdmEscola de Leça do Balio / ANC arquitectos Teresa Maria Dias Novais Gonçalves. Image Courtesy of novaescola.min-edu.pt

Conjunto Habitacional Jardim Edite / MMBB + HF. Image © Nelson Kon
Conjunto Habitacional Jardim Edite / MMBB + HF. Image © Nelson Kon
Praça das Artes / Brasil Arquitetura. Image © Nelson Kon
Praça das Artes / Brasil Arquitetura. Image © Nelson Kon
Conjunto Habitacional Jardim Edite / MMBB + HF. Image © Nelson Kon
Conjunto Habitacional Jardim Edite / MMBB + HF. Image © Nelson Kon
Casa de Fim de Semana / SPBR. Image © Nelson Kon
Casa de Fim de Semana / SPBR. Image © Nelson Kon
Sede da Inspetoria do CREA-PB / MAPA. Image © Leonardo Finotti
Sede da Inspetoria do CREA-PB / MAPA. Image © Leonardo Finotti
Reconversão do Convento das Bernardas – Tavira / Eduardo Souto de Moura. Image © Luis Ferreira Alves
Reconversão do Convento das Bernardas – Tavira / Eduardo Souto de Moura. Image © Luis Ferreira Alves
Casa CZ / Inês Vieira da Silva e Miguel Vieira. Image © FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra
Casa CZ / Inês Vieira da Silva e Miguel Vieira. Image © FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra
Teatro Thalia / Gonçalo Byrne, Patrícia Barbas, Diogo Lopes. Image © DMF
Teatro Thalia / Gonçalo Byrne, Patrícia Barbas, Diogo Lopes. Image © DMF
Habitações em valadas, L’And vineryards resort Montemor-O-Novo / João Luís Carrilho da Graça. Image © FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra
Habitações em valadas, L’And vineryards resort Montemor-O-Novo / João Luís Carrilho da Graça. Image © FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Guerra
Percurso pedonal assistido da Baixa ao Castelo de S. Jorge / João Pedro Falcão de Campos. Image © José Manuel Rodrigues
Percurso pedonal assistido da Baixa ao Castelo de S. Jorge / João Pedro Falcão de Campos. Image © José Manuel Rodrigues
Escola de Leça do Balio / ANC arquitectos Teresa Maria Dias Novais Gonçalves. Image Courtesy of novaescola.min-edu.pt
Escola de Leça do Balio / ANC arquitectos Teresa Maria Dias Novais Gonçalves. Image Courtesy of novaescola.min-edu.pt

Fonte:Romullo Baratto. "Obras brasileiras e portuguesas premiadas no Panorama de Obras da IX BIAU" 22 May 2014. ArchDaily. Accessed 23 Mai 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/602510/obras-brasileiras-e-portuguesas-premiadas-no-panorama-de-obras-da-ix-biau?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=5ced56eee2-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-5ced56eee2-407774757

Falece João Filgueiras Lima, o Lelé

© Moskow/Astha Produção/Revista AU© Moskow/Astha Produção/Revista AU

Hoje, 21 de maio, um dos dos maiores ícones da arquitetura brasileira, João Filgueiras Lima, nos deixou. Considerado por Lúcio Costa um dos três mais importantes nomes da Arquitetura Modernista Brasileira, “o arquiteto onde a arte e tecnologia se encontram e se entrosam – o construtor”, Lelé faleceu esta manhã em Salvador, após dois meses de internação.

Nascido no Rio de Janeiro e radicado em Salvador, Lelé deixa um grande legado de obras por todo o país. Seus projetos transformaram o olhar dos arquitetos, envolvido em componentes industriais para obras em grande escala, criando edifícios mais funcionais dentro do formalismo presente na arquitetura modernista brasileira e sempre preocupado com a escala humana.

Lelé estava há longo tempo enfermo em decorrência de um câncer. Seu corpo será velado na Igreja do Centro Administrativo da Bahia e depois transladado para Brasília, onde ocorrerá o sepultamento, na ala de pioneiros do Cemitério Campo da Esperança. Natural do Rio de Janeiro, tinha 82 anos. Ainda este ano, o arquiteto será homenageado na Bienal de Arquitetura de Veneza.

Saiba mais sobre o arquiteto aqui.

Via CAU/BR

Fonte:Victor Delaqua. "Falece João Filgueiras Lima, o Lelé" 21 May 2014. ArchDaily. Accessed 22 Mai 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/602205/falece-joao-filgueiras-lima-o-lele

Arq.Futuro apresenta “Diálogos Urbanos: Cidades Fluidas”, com Carlo Ratti e Reinier de Graaf

As cidades, hoje, são compostas de uma série de fluxos que afetam nossas vidas: da água à energia, do tráfego de automóveis ao lixo. Atualmente, é possível captar essa dimensão fluida a partir de dados urbanos com uma precisão sem precedentes. Mas como podemos usar essas informações para melhorar o planejamento urbano? Como elas podem nos ajudar a melhorar a qualidade de vida nas cidades? E, finalmente, como o líquido mais precioso das cidades – a água –, hoje no centro de uma crise no país, pode desempenhar um novo papel na arquitetura e no design? Para uma conversa sobre “Cidades Fluidas”, oArq. Futuro e o ArchDaily Brasil (media partner) convidam Carlo Ratti e Reinier de Graaf, ambos envolvidos com projetos inovadores que tratam das questões listadas acima em escalas diversas.

Arquiteto italiano, Carlo Ratti é professor e diretor do Senseable City Lab, grupo de estudos urbanos do MIT (Massachusetts Institute of Technology; Boston, EUA) dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de projetos que abordam a relação entre tecnologia e novos desenhos urbanos. Seu escritório de design, com sedes em Turim, Boston e Londres, teve um de seus principais projetos, o Pavilhão Digital de Água, apresentado na Exposição Mundial de 2008, em Zaragoza, Espanha. Seus trabalhos já foram expostos no MoMA de Nova Iorque, na Bienal de Veneza e na Semana de Design de Milão.

Reinier de Graaf é um arquiteto holandês, sócio do escritório OMA (Office for Metropolitan Architecture), fundado por Rem Koolhaas. Entre seus diversos projetos estão a Casa da Música (Porto, Portugal) e a Bolsa de Valores de Shenzhen (China). Desde 2002, é diretor do AMO, think tank do OMA ligado aos temas da sustentabilidade e planejamento energético. Recentemente, o OMA desenvolveu, em parceria com a WWF, uma série de publicações sobre fontes de energia renováveis na Europa.

Diálogos Urbanos: Cidades Fluidas

  • Data: 27 de maio, terça-feira
  • Horário: 15h
  • Local: Teatro Adolpho Bloch (antigo Teatro Manchete)
  • Endereço: Rua do Russel, 804, Glória – Rio de Janeiro - RJ

O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas aqui.

Fonte:Romullo Baratto. " Arq.Futuro apresenta “Diálogos Urbanos: Cidades Fluidas”, com Carlo Ratti e Reinier de Graaf" 20 May 2014. ArchDaily. Accessed 21 Mai 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/602182/arq-ponto-futuro-apresenta-dialogos-urbanos-cidades-fluidas-com-carlo-ratti-e-reinier-de-graaf?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=73f0f61d89-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-73f0f61d89-407774757

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan