AsBEA promove o workshop “Água: A complexidade do panorama atual”

Barragem do rio Jaguari, em Bragança Paulista, em fevereiro de 2014. Image Cortesia de Reuters, via Deutsche Welle                                                           Barragem do rio Jaguari, em Bragança Paulista, em fevereiro de 2014. Image Cortesia de Reuters, via Deutsche Welle

Água: a complexidade do panorama atual” é o tema do workshop que o Grupo de Trabalho em Sustentabilidade da AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) promove, em parceria com a programa PROÁGUA da Deca – Louças e Metais, no dia 5 de fevereiro, em São Paulo.
O evento visa, entre outras coisas,  debater a melhor forma de implantar as tecnologias disponíveis e programas de incentivo para promover ainda mais o uso racional da água em edificações.
O programa será conduzido pelo Professor Doutor de Engenharia Civil da POLI-USP, Orestes Marracini Gonçalves, que falará sobre Gestão da Demanda da Água - Tecnologia e Projeto de Sistemas Prediais; e pelo diretor do Programa PROÁGUA, da Deca - Louças e Metais, Osvaldo Barbosa de Oliveira Junior, que abordará sobre a “Metodologia de atuação e estudo de caso do MASP- Museu de Arte de São Paulo”. A abertura das atividades será realizada pela coordenadora doGrupo de Trabalho em Sustentabilidade da AsBEA, Milene Abla Scala.

PROGRAMAÇÃO
16h00 às 16h15 - Abertura GTS
Milene Abla Scala
16h15 às 17h15
 
Gestão da demanda da água - Tecnologia e projeto de sistemas prediais
Prof. Dr. Orestes Marracini Gonçalves
A necessidade de adequação dos edifícios à nova realidade de oferta de água nos centros urbanos é o tema da apresentação. Os assuntos abordados são: oferta e demanda de água nas cidades, uso da água em edifícios, tecnologia e projeto dos sistemas hidráulicos prediais, uso racional e conservação da água e programas de gestão da demanda de água em edifícios.
17h15 às 17h30 - Perguntas
17h30 às 17h50 - Coffee Break
17h50 às 18:40
 
Programa Deca|PROÁGUA: Metodologia de atuação e estudo de caso MASP
Osvaldo Barbosa de Oliveira Junior
O programa Deca|PROÁGUA possui uma metodologia especificamente desenvolvida para reduzir o consumo de água em edifícios das mais variadas tipologias e complexidades. Tem como base as Normas da série ISO, as prescrições dos sistemas de certificação ambiental de edifícios e estudos acadêmicos voltados a conservação de água. Os três enfoques principais da metodologia são: tecnologia em produtos, serviços e sensibilização dos usuários. Como exemplo de aplicação da metodologia do Deca|PROÁGUA, foi desenvolvido um estudo de caso do projeto piloto realizado no MASP (Museu Assis Chateaubriand, em São Paulo), onde verificou-se uma acentuada redução no consumo de água.
18h40 as 19h00 – Discussão
AsBEA promove o workshop “Água: A complexidade do panorama atual”
  • Data: 05/02/2015
  • Horário: 16h00 às 19h00
  • Associados AsBEA: R$ 75,00
  • Não associados: R$ 140,00
  • Local: Showroom DECA - Avenida Brasil, 1589 - Jd. América - São Paulo/SP
  • Inscrições: aqui
Para mais informações sobre o workshop, acesse a página da AsBEA.
 
Fonte:Romullo Baratto. "AsBEA promove o workshop “Água: A complexidade do panorama atual”" 27 Jan 2015.ArchDaily Brasil. Acessado 28 Jan 2015.  http://www.archdaily.com.br/br/761058/asbea-promove-o-workshop-agua-a-complexidade-do-panorama-atual

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan