Sustentabilidade de materiais e em manutenção é o principal foco da BAU 2015

Construção industrializada dá novos passos e busca cada vez mais a eficiência

Luciana Tamaki*
23/Janeiro/2015

Entre 19 e 24 de janeiro, a cidade de Munique, na Alemanha, recebe a maior feira de arquitetura, materiais e soluções para construção do mundo. A BAU 2015 conta com 2.015 expositores de 42 países, sendo 637 (32%) estrangeiros. Espera-se que, até o final do evento, cerca de 235 mil visitantes tenham comparecido à feira.
Os materiais e sistemas foram distribuídos em 17 pavilhões que somam 180 mil m². Os setores foram divididos em: pedras e concreto; tijolos e cobertura; porcelanatos e pedras industrializadas; materiais cerâmicos; pisos; produtos químicos; alumínio; aço, zinco e cobre; sistemas de aquecimento e ventilação; portas e portões; fechaduras; portas e janelas; madeiras e plásticos; vidro e fachadas; TI; associações; centro de convenções.

Metais

Stand da Alucobond, fabricante de fachadas de alumínio


A Bemo tem souções de cobertura e fachada em alumínio, aço, cobre e zinco
Sustentabilidade e durabilidade dos materiais é um dos grandes focos dos produtos. Seguindo essa tendência, os metais foram um grande destaque da feira. O alumínio é uma aposta para esquadrias de janelas, por permitir espessuras finas sem perder em eficiência energética. Além disso, ele é estável, durável, resistente à corrosão e reciclável.
Quanto à edificação, o aço desempenha papel essencial na Europa. Sua presença na feira é marcante, inclusive com um fórum coletivo realizado por produtores, construtores e revendedores.

Cobertura

No stand da Eternit é possível verificar que os tons de cinza e preto são a principal tendência em cores para coberturas


As telhas da Onduline podem ser usadas como sistema de forro sob telhas cerâmicas, comuns no Brasil
A tendência em cores para cobertura, apresentada na feira, está direcionada para o preto e cinza, tanto por serem tradicionais esteticamente na Europa, quanto por combinarem com os sistemas de aquecimentos solar – a produção de energia elétrica para uso doméstico na Alemanha é tão grande que, em 2014, este tipo de energia chegou a suprir 50% da demanda em alguns picos no ano.

Tecnologias para energia
A tecnologia das residências vai, cada vez mais, se ligar à produção de energia solar. Sistemas inteligentes decidirão qual energia a ser usada em determinado período do dia, por sistemas controlados pela internet e smartphones.
Os tipos de bateria também estão evoluindo, das convencionais às de íon-lítio, que oferecem um número maior de ciclos de carga.

Pisos e cerâmicos

Pisos de madeira natural da Tarkett


O piso de vinil da Tarkett é reciclável, tem 9 opções de acabamento e 50 opções de cores
Com diversas opções de materiais e design, uma dos principais quesitos dos consumidores para escolha do piso é a sustentabilidade. Por isso, fabricantes têm investido em produtos feitos de materiais naturais com aditivos que aumentem a durabilidade.
Quanto ao acabamento, superfícies texturizadas e impressões digitais realistas vêm se estabelecendo como a preferência internacional. Essa tendência também vale para porcelanatos e cerâmicos, que aparecem em peças de grandes formatos (maiores que 120 cm de largura), como já vemos no Brasil.

Pedras e concreto

Stand da Isover Saint-Gobain


A Weber Saint-Gobain tem uma série de soluções em argamassa, como a weber.xerm 844, flexível e impermeável



Stand da Sika. Um dos lançamentos é o Unitherm Platinum, de proteção contra a foto para estruturas metálicas internas e externas



Ancoragens da Fischer


Stand da Fishcer

Texturização de superfície da Baumit
Ocupando dois pavilhões inteiros da feira, a maior área em uma categoria, estão os materiais que, na BAU, se voltam à construção pré-fabricada e construção seca. Além disso, há soluções para texturização de superfícies, além de todas as novidades em elementos construtivos.

Madeira

Estrutura de madeira da Egger
A Europa está literalmente subindo os patamares quando se trata em construção de madeira, ou timber frame. Após a realização, em 2012, do edifício LCT One em Dornbir, Áustria, com oito pavimentos, os olhos se voltam para o projeto do arquiteto canadense Michael Green, de um prédio de 30 andares em Vancouver, o Talwood Tower, ainda a ser construído.

Portas, janelas e portões

Portão industrial da Hormann, de alumínio e vidro, tem isolamento térmico


O alumínio também está presente nas fechaduras


Stand da Dorma, de soluções em portas

O mercado europeu está extremamente avançado quando se trata de portas, janelas, fechaduras e mecanismos de segurança. Com a padronização já estabelecida, a preocupação é que esses elementos provejam proteção contra alagamentos, furacões, e contem com segurança para as crianças.

Vidro

Soluções em vidro da Saint-Gobain

Vidros especiais começam a estar presentes em casas, não somente grandes edifícios. Além de eficiência solar e térmica, as inovações para residências também incorporam vidro insulado para isolamento térmico.

*a jornalista viajou a convite da organização da feira

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan