Conferência “O Lugar do Discurso: Arquitetura vista por não arquitetos”, em Lisboa

Cortesia de Ordem dos Arquitectos     Cortesia de Ordem dos Arquitectos

A Biblioteca da Ordem dos Arquitectos recebe, no próximo dia 25 de fevereiro, às 18h, Manuel Villaverde Cabral, Álvaro Domingues, Paulo Catrica e António Bolota para uma conversa sobre o tema “Arquitetura vista por não arquitetos”.

Esta é a primeira conferência de um ciclo intitulado “O Lugar do Discurso” que até 6 de maio promove nove momentos de debate em diferentes locais da cidade de Lisboa e do Porto. Ao longo do ciclo será possível ouvir nomes como Hugo Segawa, José Luís Saldanha, José Manuel Fernandes, Miguel Santiago, José Augusto-França, Michel Toussaint, André Tavares, Joaquim Moreno, Nuno Grande, Tiago Mota Saraiva, António Guerreiro, José Manuel Fernandes, Manuel Graça Dias, Alexandra Areia, Hugo Oliveira, Pedro Baía, Pedro Bismarck, Tiago Krusse, José Bartolo, Vítor Alves, Eduardo Corte-Real, Jorge Silva, Ana Vaz Milheiro e Carlos Duarte, entre outros.

Tomando como ponto de partida o título de uma pesquisa promovida pelo Jornal dos Arquitec­tos em outubro de 1986, esta primeira sessão pretende relançar o debate sobre o campo disciplinar da Arquitetura, questionando seus limites e pri­vilegiando perspectivas que lhe são "exteriores".

Na sequência das múltiplas reconfigurações que o discurso sobre a Arquitetura, enquanto disci­plina, assumiu ao longo do século XX, importa discutir o que atualmente são considerados seus contornos — tendo em conta as dinâmicas de mútua influência, de inter-relação, senão mesmo de intersecção ou justaposição, que a Arquitetura tem estebelecido com a produção artística, a atividade científica ou o campo tecnológico, entre outros.

Com efeito, a Arquitetura parece hoje consti­tuir-se como uma prática de fronteiras flutuan­tes, que, ao mesmo tempo que procura afirmar­-se enquanto campo disciplinar autónomo, com especificidades próprias, tem se revelando um território heterodoxo e em constante expansão.

“O Lugar do Discurso” é um projecto de investigação financiado pela FCT (2013-2015) que decorre de uma parceria entre o Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) e o DINÂMIA, do ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa. O projeto é coordenado pela arquiteta Rute Figueiredo e realizado por uma equipa de 10 pessoas entre investigadores e bolsistas.

Para mais informações sobre o ciclo de conferências, clique aqui.

 

Fonte:Romullo Baratto. "Conferência “O Lugar do Discurso: Arquitetura vista por não arquitetos”, em Lisboa" 22 Feb 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 22 Fev 2015. <http://www.archdaily.com.br/br/762575/conferencia-o-lugar-do-discurso-arquitetura-vista-por-nao-arquitetos-em-lisboa>

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan