Curso “LINA BO BARDI das ideias à construção: arquitetura, desenho industrial e ação cultural”

© Pedro Kok    © Pedro Kok

Promovido pela Escola do MASP, o curso LINA BO BARDI – das ideias à construção: arquitetura, desenho industrial e ação cultural abordará a vida e a obra da arquiteta Lina Bo Bardi, nascida na Itália em 1914 mas que escolheu o Brasil para viver e trabalhar desde 1947.

Falecida em 1992, Lina é autora do projeto do edifício do MASP entre outras obras significativas para as instituições Culturais como o MAM da Bahia e o Sesc Pompéia. A proposta abordará o contexto histórico e cultural dos principais trabalhos realizados pela arquiteta nos campos da arquitetura e do desenho industrial.

O curso, ministrado pela professora Marina Mange Grinover, será dividido em três blocos a partir da cronologia da obra da arquiteta. Os temas da arquitetura, do desenho industrial e do trabalho nas editorias de arte serão a base para examinar a história da arquiteta, seus projetos e obras em diálogo com o meio cultural. Esclarecendo a posição intelectual da arquiteta de esquerda, humanista e de valorização da cultura popular em diálogo com a cultura moderna, o curso se desenvolve definindo Lina Bo Bardi como uma personagem importante para a cultura Brasileira, dado que sua formação generalista proporcionou uma multiplicidade de campos de atuação profissional.

CRONOGRAMA DAS AULAS

Aulas 1 e 2
Primeiro bloco - Da Itália ao Brasil: a formação e a atuação da arquiteta no grupo de intelectuais de vanguarda e resistência da Itália, durante a segunda guerra mundial (1939 a 1946)

Aulas 3 a 5
Segundo bloco - Brasil Moderno: Os diálogos com a vanguarda modernista paulista e carioca nos anos 50.As aulas abordam a posição da arquiteta nas instituições culturais em formação, no MASP, na FAU-USP, na UFBA e no MAM Bahia. O período vai de 1947 até 1964.

Aulas 6 a 8
Terceiro bloco - Consciência Dilacerada: Dos anos de censura à abertura política, as 3 últimas aulas vão examinar qual foi a estratégia da arquiteta para manter a atividade profissional com atitude crítica e ao mesmo tempo continuar a prática da arquitetura de forma consciente e democrática.

Marina Mange Grinover  é arquiteta urbanista pela FAU USP 1993; Mestrado pela FAU-USP, em 2010, sobre Lina Bo Bardi e seus textos; Doutoranda pela FAU-USP sobre os Laboratórios de Projeto e Construção. Sócia do escritório de arquitetura Base 3 ArquitetosAssociados. Já trabalhou com Paulo Mendes da Rocha (1994) e também na Itália, com o arquiteto Vittorio Gregotti (1995). Organizou os livros Maquetes de Papel de Paulo Mendes da Rocha (2006) e Lina por Escrito (2009), ambos para a Ed. Cosac Naify. Hoje é professora de projeto na Escola da Cidade desde 2006 e na FAAP. Em 2014 recebeu da APCA Prêmio de Melhor Urbanidade 2014 com o Projeto de Reurbanização da Favela do Sapé.

LINA BO BARDI das ideias à construção: arquitetura, desenho industrial e ação cultural

  • Início das aulas: 13/05/2015
  • Término das aulas: 01/07/2015
  • Horário: Quarta-feira das 19:30 às 21:30
  • Investimento: 540,00/405,00 (estudantes, professores e aposentados) 
  • Duração do módulo: 8 aulas (16 horas/aula)
  • Mais informações: Escola do Masp

 

Fonte:Romullo Baratto. "Curso “LINA BO BARDI das ideias à construção: arquitetura, desenho industrial e ação cultural”" 23 Feb 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 24 Fev 2015. http://www.archdaily.com.br/br/762576/curso-lina-bo-bardi-das-ideias-a-construcao-arquitetura-desenho-industrial-e-acao-cultural

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan