Especial: Projetos 2015


Especial: Projetos 2015

PROJETOS DO ANO

Com seu bom humor habitual, Eduardo Souto de Moura concedeu entrevista a PROJETOdesignem novembro passado, em Brasília, depois de dividir o palco do Cine Brasília - projeto de Oscar Niemeyer inaugurado em 1960 e há pouco reformado - com o amigo Paulo Mendes da Rocha. Ambos os ganhadores do Prêmio Pritzker estiveram na capital federal a convite do CAU/DF, que promoveu naquela oportunidade o seu terceiro encontro local. Embalado pelo tema do evento - identidade cultural -, o português falou sobre a crise que os arquitetos, e a sociedade como um todo, atravessam em seu país. Mas para ele há desdobramentos positivos do inevitável êxodo profissional dela decorrente, sobretudo os intercâmbios culturais que os profissionais portugueses estão travando em outros continentes. Se nos anos 1980 a Suíça foi um destino recorrente para os recém-formados no Porto, Souto de Moura acredita que os frutos da miscigenação em curso apontarão, na arquitetura lusitana, para a influência dos países emergentes, com destaque para o “modernismo amaciado” brasileiro.
Se for algo relacionado à nossa tropicalidade, então os visitantes portugueses já têm à disposição a referência do projeto de um spa urbano desenhado por Mario Figueroa, recentemente inaugurado em São Paulo. Na reportagem de Éride Moura, fala-se da importância dos pátios abertos e dos jardins verticais para o edifício, que, embora hermético, tem relação amigável com o entorno. A água é elemento central da proposta e, nesse período de crise hídrica que a cidade atravessa, tem dinâmica retroalimentada no empreendimento.
Mas o eixo desta edição é o nosso já tradicional apanhado de projetos futuros, concebidos por arquitetos brasileiros e prestes a ter sua construção viabilizada. Abrindo o especial, o texto do editor adjunto Adilson Melendez mostra o expressivo número de concursos públicos de arquitetura realizados no Brasil no ano passado, 16 no total.
Em seguida vêm os dez trabalhos selecionados para a publicação: o conjunto urbano e de novos edifícios desenhados a três mãos, por Piratininga, MMBB e Metro Arquitetos, para o ITA, em São José dos Campos, SP; a escola bilíngue que aflalo/gasperini arquitetos concebeu para a St. Nicholas School, em Santana de Parnaíba, SP; um complexo cultural ligado a instituição médica, por SPBR Arquitetos, na paulista Barretos; o museu sobre o ecossistema amazônico, no Macapá, que Lelé conceituou e Haroldo Pinheiro acaba de desenvolver; a requalificação do Instituto Vital Brazil, pelo Fábrica Arquitetura, no Rio de Janeiro, de onde apresentamos também umaconstrução corporativa próxima de bem tombado do Cosme Velho (Estúdio MRGB, sediado em Brasília), uma loja de veículos com aspecto de pavilhão de eventos (Francisco Spadoni para o grupo Hyundai) e um hotel em Santa Teresa (por Mindlin Loeb + Dotto); além da torre comercialcom estrutura metálica que o arquiteto Sérgio Sampaio pretende implantar no interior paulista, em Itu, e do edifício residencial projetado por Smart! e Studio Prudencio para o público porto-alegrense simpático à arquitetura contemporânea.
De Paulo Mendes da Rocha e Metro Arquitetos, mostramos detalhes construtivos do complexo cultural Cais das Artes, cuja construção está sendo concluída, em Vitória. E, para finalizar, o leitor poderá fazer sua pesquisa de materiais e sistemas construtivos consultando nosso Anuário 2015, com os principais lançamentos deste ano.

Texto de Evelise Grunow| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 418
Fonte: http://arcoweb.com.br/projetodesign/especiais/especial-projetos-2015

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan