Falecimento da artista Tomie Ohtake

Tomie Ohtake

Foto: Denise Andrade

O ARQ!BACANA lamenta informar o falecimento da artista Tomie Ohtake
Aos 101 anos, a artista plástica nipo-brasileira Tomie Ohtake faleceu nesta quinta-feira (12), em São Paulo, em decorrência de um choque séptico causado por broncopneumonia. Considerada a "dama das artes plásticas brasileiras", Tomie teve a pintura de caráter abstrato como principal marca, mas sua obra também abrangeu gravuras e esculturas - com cerca de 30 obras públicas na paisagem urbana de cidades como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.
Tomie nasceu em Quioto, no Japão, e passou a morar no Brasil em 1936, onde se naturalizou na década de 1960. Apenas aos 40 anos de idade, a artista começou sua carreira. No início, as telas exploravam as ruas e vistas, além de naturezas-mortas e retratos, mas depois começaram a buscar um viés abstrato: as figuras dão lugar às formas e campos de cor, que se organizam quase sobre uma malha geométrica.
Marcam ainda a sua diversificada produção de obras públicas em cidades brasileiras, que incluem uma escultura comemorativa dos 80 anos de imigração japonesa na Avenida 23 de Maio e paineis nos auditórios do Memorial da América Latina e do Ibirapuera, em São Paulo. Suas esculturas alcançaram também os jardins do Museu de Arte Contemporânea de Tóquio e a província de Okinawa, no Japão.
Em sua extensa trajetória participou de 20 bienais internacionais, de mais de 120 exposições individuais e de quase 400 mostras coletivas, além de ter recebido 28 prêmios. Com seu reconhecimento, Tomie Ohtake se tornou uma espécie de embaixatriz das artes e da cultura no Brasil.
O corpo da artista plástica será velado nesta sexta-feira (13), das 08h às 14h, no Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros, região oeste de São Paulo. Tomie deixa dois filhos, os arquitetos Ruy e Ricardo Ohtake, e dois netos.

Fonte:  http://www.arqbacana.com.br/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan