Publicações de arquitetura disponíveis online

© Abhi Sharma. Via Flickr      © Abhi Sharma. Via Flickr

Acervos de livros e outras publicações digitais estão cada vez mais populares e completos; o que antes era exclusividade de bibliotecas, sebos e livrarias está se tornando acessível ao alcance de poucos cliques.

Temas como literatura nacional e internacional, ciências e artes em geral preenchem as “prateleiras digitais” de grandes acervos, como o da Biblioteca Nacional, que recentemente disponibilizou gratuitamente mais de 740 mil itens digitalizados, que compreendem desde a “Carta de Abertura dos Portos às Nações Amigas”, escrita em 1808 pelo príncipe-regente Dom João de Bragança, até a primeira edição de “Os Lusíadas”, de Camões, publicada em 1572.

Além desses, outros milhares de documentos constituem esse enorme acervo digital gratuito, que inclui também fotografias, gravuras, periódicos, manuscritos, atlas e desenhos arquitetônicos.

Contudo, o acervo carece, evidentemente, de publicações mais recentes de arquitetura e urbanismo escritas em português - nada que diminua sua importância histórica, claro. Assim, reunimos, a seguir, alguns sites que disponibilizam gratuitamente algumas publicações em português que tratam do nosso métier.

Páginas como Free eBooks, Ebah, Domínio Público e E-livros contam em seus acervos com diversas publicações acadêmicas, livros, periódicos e manuais sobre arquitetura, paisagismo, planejamento urbano, sustentabilidade, artes e tecnologia.

Algumas dessas páginas exigem cadastramento para que o visitante acesse o acervo, porém, todas elas disponibilizam seus volumes gratuitamente.

Compilamos, a seguir, alguns livros e manuais disponíveis nelas:

Acesse as páginas citadas acima para baixar gratuitamente outros volumes.

Conhece outros sites que disponibilizam livros de arquitetura em português ou outro idioma? Compartilhe nos comentários abaixo!

 

Fonte:Romullo Baratto. "Publicações de arquitetura disponíveis online " 28 Aug 2014. ArchDaily Brasil. Acessado22 Fev 2015. http://www.archdaily.com.br/br/626123/publicacoes-de-arquitetura-disponiveis-online?ad_medium=widget&ad_name=most-visited-article-show

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan