Arquitetura - Ensaios Críticos / Mário Pedrosa

© Cosac Naify© Cosac Naify

Organizado por Guilherme Wisnik, o volume reúne uma seleção de textos de Mário Pedrosa sobre arquitetura, para cuja crítica no Brasil o autor teve um papel seminal. Pedrosa foi o primeiro a situar a arquitetura como a arte verdadeiramente moderna do país, livre do nacionalismo e do primitivismo que predominavam na pintura, na literatura e na música ditas modernistas. Herdeira direta das vanguardas construtivas europeias, a arquitetura, escreve, “arrebata o bastão da liderança” entre as artes no Brasil, tornando-se não apenas um fenômeno cultural da mais alta importância, mas também uma poderosa aliada na batalha pela abstração no campo das artes visuais como um todo. O crítico que iniciara a carreira nos anos 1920 voltado para a literatura, migrando na década seguinte para as artes plásticas, decidiu, nos albores dos anos 1950, atuar no campo da arquitetura – os textos reunidos foram em grande parte no fim da década de 1950 e começo dos anos 1960 na coluna “Artes Visuais” que mantinha no Jornal do Brasil. Não por acaso, a “síntese das artes” que Pedrosa prefigura na epopeia de Brasília, e que se torna uma de suas grandes apostas, deveria ser conduzida e filtrada pelo urbanismo.

Sobre o livro

- 22 ensaios escritos entre 1952 e 1967;
- relação da arquitetura com a arte (e como obra de arte);
- urbanismo como “síntese das artes”;
- papel importante na crítica sobre Brasília;
- alguns textos nunca antes publicados em livro.

Mário Pedrosa

O objetivo da edição da obra de Mário Pedrosa é juntar a estética com a política, que era como a coisa funcionava na cabeça dele - para ele a revolução política ia em paralelo da arte de vanguarda.

A nova edição do conjunto da obra proporá uma nova organização, acrescentando material de pesquisa não contemplado pelas edições anteriores (notas, manuscritos, imagens, textos), bem como novos aparatos editoriais (prefácios, posfácios, notas, textos de orelha, depoimentos etc.).

A reedição da obra será divivida em quatro núcleos temáticos: arte, arquitetura, cultura em geral e textos políticos. Para a coordenação da edição da arquitetura foi chamado o, arquiteto e professor da FAUUSP, Guilherme Wisnik.

Ficha Técnica
ARQUITETURA – ENSAIOS CRÍTICOS
MÁRIO PEDROSA

Organização e apresentação: Guilherme Wisnik
Idioma: Português
Formato: 140 x 240 mm;
Páginas: 208;
Peso: 0,360 kg;
ISBN: 9788540507982
R$ 49,90

 

Fonte:Victor Delaqua. "Arquitetura - Ensaios Críticos / Mário Pedrosa" 28 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 28 Mar 2015.  http://www.archdaily.com.br/br/764572/arquitetura-ensaios-criticos-mario-pedrosa

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan